sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dois Irmãos tem mobilização contra a exploração sexual

Conselheiras convidam para a mobilização desta sexta-feira


Nesta sexta-feira acontece a I Mobilização Regional de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento reunirá Conselhos Tutelares do Vale do Sinos e do Paranhana, além de membros de secretarias municipais de Saúde e Educação.
O seminário será no Centro de Pastoral, das 13h30 às 17h. De acordo com a conselheira tutelar Rosa dos Santos, são esperadas mais de 150 pessoas no evento. “Vamos debater todas as questões relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes. Uma das palestrantes falará sobre a criação de um plano de enfrentamento municipal para tratar estes casos”, explica ela, destacando que a primeira palestra do seminário será com a deputada federal Maria do Rosário, que esteve à frente da CPI da pedofilia.
O evento será realizado em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que foi na última segunda, dia 18 de maio.
Segundo as conselheiras tutelares, muitos casos de violência sexual já foram registrados em Dois Irmãos. “O nosso problema não está tão relacionado à exploração financeira, em que crianças e adolescentes se prostituem ou são obrigados a fazer isso. Porém, temos um número significativo de casos de violência sexual. Além disso, estamos acompanhando o caso de uma pessoa que trabalha diariamente com crianças e que apresenta características de pedófilo”, conta Rosa.


10 CASOS
Durante o ano de 2008, o Conselho Tutelar realizou uma campanha de divulgação nas escolas, com a intenção de prevenir os casos de violência sexual. Segundo a conselheira Márcia Skonetzky, a campanha trouxe bons resultados. “Tivemos muitas denúncias a partir daí. Isso é muito importante para que possamos saber onde está ocorrendo a violência. Atualmente, mais de 10 casos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual estão sendo atendidas por psicólogo. É um número alto”, diz Márcia.


DENÚNCIA
Quem quiser denunciar algum caso de violência ou exploração sexual contra crianças e adolescentes pode ligar para o Conselho Tutelar de Dois Irmãos (3564-1984 ou 9199-1869), para o Disque-Denúncia (100) ou Brigada Militar (190).

Câmara entrega cheque de 250 mil para a prefeitura


O presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Fink, visitou o prefeito Miguel Schwengber, nesta quinta-feira, para entregar oficialmente o cheque de 250 mil reais (foto). O valor, que pertence ao Poder Legislativo, seria utilizado na compra de um terreno para a construção do prédio da Câmara. Como Miguel prometeu doar a área pretendida pela Câmara (a garagem ao lado da sede atual), o Poder Legislativo resolveu devolver o valor do terreno para ajudar a prefeitura a executar obras no município.
Na hora da entrega, uma cena inusitada. Surpreso com o motivo da visita de Fink, Miguel comentou:
- Mas eu ainda não te entreguei o terreno...
E Fink respondeu:
- Confio na tua palavra.
Perguntado onde seria aplicado o dinheiro da Câmara, o prefeito não especificou nenhuma obra:
- Continua no recurso livre. Estamos aguardando um destino. Porém, teremos muita cautela. Não me peça onde e no que será usado, neste momento. O dinheiro que conseguimos economizar com a Câmara será para fazer os investimentos que são prioridades no município - declarou Miguel.