terça-feira, 23 de junho de 2009

Mais de 200 estudantes fizeram sua inscrição no projeto A Gente quer Somar


Sábado, na Sociedade Atiradores, foi lan­çado o Projeto A Gente quer Somar, desen­vol­vido pela Associação dos Estudantes Uni­versitários e de Ensino Técnico de Dois Ir­mãos (AUDI). Através do projeto, os alunos que recebem o auxílio-transporte da prefei­tu­ra farão trabalhos voluntários em dife­rentes áreas. Cada estudante terá que fazer 15 horas de trabalho voluntário por ano. Os es­tudantes recebem 40% de desconto nas passagens. Hoje são cerca de 800 associados da AUDI, sen­do 500 ativos. Em torno de 250 já se inscreveram em algum dos projetos.
O presidente da AUDI, João Felipe Kunz, destacou que o projeto vai beneficiar o estudante e toda comunidade. O secretário de Educação, Maurício Klein, disse que a cida­de vai ficar mais feliz. “Queremos que vocês cres­­çam, por isso articulamos esse conjunto de iniciativas. No final, vocês vão sentir muito or­­gu­lho. É a oportunidade de ampliar os vínculos de amizades e a cidade vai ficar mais fe­liz. Vocês querem somar. Queremos abrir as por­tas do mercado de trabalho. A cidade vai ga­nhar e vocês vão ter orgulho, pois vão olhar pa­ra trás e poderão dizer: nós fizemos a diferen­ça. E serão respeitados por isso”, comentou.
Gabriela Feltes da Silveira estudante de Arquitetura e Urbanismo, fez sua inscrição no projeto “Nós no Trânsito: Vamos ser mais Saudáveis?”. “Var ser bacana todo mundo ajudar e somar. Escolhi o projeto Nós no Trânsito porque acredito que ainda falta muita cons­cientização. É uma forma de ajudar a reduzir o número de acidentes na nossa cidade e na re­gião”, afirmou ela. Caroline Baum e os ir­mãos Paula e Victor da Rosa Seger, estudan­tes de Ensino Técnico no Liberato, se informaram sobre o projeto “Caminhada Legal”. “O voluntariado é bom porque podemos ajudar muitas pessoas”, comentou Caroline.
As estudantes Cássia Weber, Patrícia da Silva e Ana Wiest também optaram pelo pro­jeto “Caminhada Legal”. “É uma iniciativa legal e importante para envolver os alunos e também divulgar o município”, disse Ana. As amigas gostaram da iniciativa pioneira na cidade e logo leram o projeto para ver em qual poderiam participar. “Começamos a con­versar e já surgiram ideias para futuros projetos. Quanto mais pessoas se engajarem, me­lhores serão os resultados”, disseram elas.
Outros projetos são “Barulho para Leitu­ra”; “Memória e Vida”; “Lixo e Planeta, co­mo fi­cam?”; “Saúde Dois Irmãos”; “Ação Ju­rí­dica”; “Telecentros - recurso valioso para a comunidade”; “Esporte, prazer em rea­liz­ar”.
No momento da inscrição, cada estudante recebeu uma camiseta da campanha.

Reuniões de capacitação
Agora os estudantes serão convocados pe­los coordenadores de cada projeto para dar início aos trabalhos. De acordo com o presidente João, haverá reuniões de ca­pa­­citação que também já valerão como horas de traba­lho. Segundo ele, a adesão dos estudantes foi muito positiva. “A procura no primeiro dia fi­cou dentro do esperado. Tivemos inclusive pes­soas de fora, que não fazem parte da AUDI, mas que mostraram interesse em fazer algum trabalho voluntário e isso é uma questão a ser estudada. Além disso, tivemos estudantes que se inscreveram em mais de um projeto”, disse.

Vila começa bem e faz 2 a 1 no Grêmio


O Vila Rosa arrancou com uma boa vitó­ria no Campeonato Esta­dual de Fu­tebol Master, para atletas acima de 50 anos. Jogando na Baixada Rubra, domingo pela manhã, a equipe treinada por Celestino Berlitz venceu o Grêmio por 2 a 1. O próximo jogo será no dia 28, em Igrejinha, contra o AA Kitoki.
Na partida da ontem, o Vila co­meçou melhor e abriu o placar com Pédi Heilmann, que recebeu na frente e driblou o goleiro para fa­zer 1 a 0. O time dois-irmonense poderia ter ampliado ainda no pri­meiro tempo, com Idi, que desper­diçou uma cobrança de pênalti de­fendida pelo goleiro tricolor.
Na segunda etapa, o Vila chegou ao segundo gol com Tijolo, mas o Grêmio ainda teve tempo para des­contar. Final: Vila 2, Grêmio 1. No Tricolor, destaque para a presença de Tarciso, o Flecha Negra, grande ídolo do clube na década de 80, campeão mundial e da América.

Curto Arte venceu o 18º Festival de Esquetes Teatrais de Novo Hamburgo


A Curto Arte participou de terça a domingo do 18º Festival de Esquetes Teatrais de Novo Hamburgo. Com a peça Natal da Colônia, a equipe venceu na Categoria Pro­fissional e trouxe os seguintes troféus: Melhor Espetáculo (Ge­ral e Profissional); Melhor Espetáculo Júri Popular, Melhor Atriz Coadjuvante (Cintia Hunhoff), Melhor Ator Coadjuvante (Cristiano Schenkel), Melhor Direção Profissional (Carlos Al­berto Klein) e Melhor Cenário. Além disso, teve ainda as indica­ções: Odair Weisheit (Ator Coadjuvante), Carine Bier (Atriz), Me­lhor texto inédito, melhor trilha e melhor figurino.
No total, 28 espetáculos participaram do festival. A Curto Arte já venceu outras duas vezes: em 2004, com O Retrato, e em 2006, com a peça Nós Somos Mes­mo Maravilhosas. “É um orgulho mui­to grande para Dois Irmãos ter este trabalho reconhecido”, comentou Betinho, que agradece a equipe técnica formada por Daiane Schenkel, Mara Souza Mar­ques e Rogério Hartmann.
Na foto: Cíntia, Cristiano, Betinho, Carine e Odair.

União derruba último invicto no Municipal

O Brascol não é mais o time a ser batido no Campeo­­nato Municipal. Com a vitória de sábado, por 1 a 0, o União derrubou o último invicto e as­sumiu a vi­ce-liderança com 22 pontos. O Brascol, que tem 25, já havia garantido o primeiro lugar - e a vaga na semifinal - na semana passada. O União está perto de con­fir­mar a última vaga direta para a fase semifinal. Para tan­to, só precisa de um empate na última rodada.
Outras três equipes já estão garantidas na próxima fase: SER Campinas, Unidos da Sexta e Hooligans. O Unidos da Sexta, que goleou o União São João, ainda pode roubar a vice-liderança do União. Para tanto, pre­cisa vencer o confronto direto na última rodada.
Hooligans e SER Campinas aguardam a definição dos seus adversários nas quartas-de-final. Resta apenas uma vaga na próxima fase. Por enquanto, ela é do Tutamétia, 6º colocado com 14 pontos. A equipe, po­rém, já encerrou a participação na fase classifica­tó­ria e pode ser ultrapassada pelo Balança Rede, que pre­­cisa da vitória na última rodada contra o Minuano.
A rodada que decide a classificação será dia 27, no União. A reunião do Conselho de Clubes será dia 28.

14ª rodada - 27/06
- Parque Antártica (Campo do União)

13h30- Balança Rede x Minuano
15h30- União x Unidos da Sexta

Decisão do Veterano será no terceiro jogo

Assim como em 2008, o Campeonato Munici­pal de Futebol 7 Veterano deste ano será decidido na terceira partida. Domingo, no Campo 7 Amigos, o 3 e ½ devolveu a derrota para o Uni­dos da Vila e empatou a série decisiva em pontos e no saldo de gols. No primeiro jogo, deu Unidos da Vila 1 a 0. No segundo, ontem, vitória do 3 e ½ por 2 a 1.
O 3 e ½ abriu o placar com Nilson Nyland, no primeiro tempo. Na etapa final, o Unidos da Vila empatou com Neguinho. O resultado de empate favorecia o Unidos da Vila, mas num belo chute da intermediária, Luciano Schuh acertou o canto es­querdo do goleiro Lauri e garantiu a vitória do 3 e ½ por 2 a 1. Agora, na terceira partida, o 3 e ½ joga com a vantagem do empate para ser campeão por­que teve melhor campanha no hexagonal.
A final é dia 28, às 9h45, no campo do União.