quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O melhor conselho que eu recebi foi...

Uma das primeiras fontes de conselhos de que há registro foram os oráculos da Grécia Antiga. A eles recorriam reis e generais antes de tomar decisões de vida ou de morte. O mais famoso de todos os oráculos era o de Delfos.
Ao pé do Monte Parnaso, era considerado pelos gregos o centro do Universo. Lá, as sacerdotisas de Apolo revelavam suas profecias. Ao perguntar se deveria atacar os persas, o rei Creso, de Lídia, recebeu o seguinte conselho:
- Se você o fizer, destruirá um grande império.
Creso lançou-se à batalha sem entender que o império derrotado seria o dele.
Não basta, portanto, receber um bom conselho. É preciso interpretá-lo de forma correta.
Em recente reportagem publicada na revista Época, brasileiros de sucesso afirmam ter recebido grandes conselhos na vida. Eles também contam de quem receberam o conselho e em que situações ele foi útil.
O Jornal Dois Irmãos conversou com moradores ilustres, que contam o melhor conselho que receberam e que de certa forma nortearam suas vidas, servindo de horizonte em momentos decisivos. Boa leitura!


Nunca julgar as pessoas pela aparência
Tânia da Silva, 46 anos
Presidente da Câmara Municipal

Esta frase me marcou muito. Quando eu comecei a trabalhar no Hospital Regina, há 29 anos, aprendi isso com a Irmã Eulábia: Não julgar as pessoas pela aparência. Às vezes se tem uma impressão e depois que se conhece a pessoa, sabe que é diferente. Temos de aprender a ver a pessoa como um todo, isso nos torna muito melhores.

Seja humilde e simples sempre
Betinho Klein, 41 anos
Ator, diretor e autor de teatro

Um conselho que trago comigo é manter sempre a simplicidade e a humildade. Meu pai (Edvino Klein, já falecido) sempre dizia que onde quer que a gente chegue, sempre devemos lembrar de onde viemos e quem somos. Sigo isso até hoje. A gente tem que saber das nossas raízes. Podemos viajar o mundo, mas um dia a gente volta para casa. E nada como chegar em casa e ser bem recebido.





Você arruma tua cama da maneira como quer dormir
Doralice Hahn, 47 anos
Empresária


Um conselho só é bom quando a gente consegue interpretar ele bem. Meu pai (Blásio Irineu Ludwig) deu um conselho para nós, quando éramos adolescentes, que eu levo comigo sempre: você arruma tua cama da maneira como quer dormir. Quer dizer, se quero dormir bem, eu arrumo a minha cama legal. Mas isso vale para tudo na vida. Se eu pratico o bem, só posso receber o bem. Envolve tudo. Atraio as coisas para mim conforme minhas escolhas de vida.


Se você está subindo na vida, cuide para não pisar nos
outros. Pois se
tu cair, os pisados não esquecem
José Smich, 44 anos
Taxista

O conselho é do meu pai (Nicolau Smich, já falecido). Eu tinha uns 17 anos de idade quando ele me disse isso, e hoje em dia, em tudo o que faço na minha vida, eu sempre lembro do que ele falou. É preciso ser humilde e alcançar as coisas pelo nosso próprio esforço, sem nunca atingir ninguém.





A paciência é uma virtude
Ana Kuhn, 46 anos
Artista plástica

A frase é da minha avó, Frida Fleck, e me conduz sempre. Guardei isso para mim e uso em tudo na vida. Esperar o resultado das coisas, ter paciência, é o que me move. Meu trabalho requer muita paciência. Existe um passo a passo para tudo o que você quiser realizar.




Ouvir mais do que falar
Harri Becker, 48 anos
Vice-prefeito de Morro Reuter


A gente tem dois ouvidos e uma boca para ouvir mais do que falar. Foi o melhor aprendizado da minha vida. Quem dizia era meu pai, (Valmor Arthur Becker, já falecido). Levo isso ao pé da letra. O melhor aprendizado é ouvir os outros para saber o que estão pensando e sentindo. Muitas vezes uma pessoa sai falando coisas sobre um determinado assunto que não conhece.



Fazer as coisas de forma ética e correta
Paulo Brachtvogel, 29 anos
Chefe de gabinete em Dois Irmãos

Um conselho que trago dos meus pais (Rosa e Nelson) é fazer as coisas sempre corretas, de forma ética. Assim a gente consegue chegar onde queremos. Carrego isso sempre comigo. Ainda mais a gente que trabalha na área política, tão desacreditada. Tenho sempre esse pensamento, de fazer as coisas de forma correta.




Ser honesto e ter aliados; nunca inimigos
Vilmar Pulter, 42 anos
Empresário

Quando eu tinha 7 anos de idade, meu pai (Donildo Pulter) me disse que, em primeiro lugar na vida, nós temos que ser honestos e ter aliados; nunca inimigos. Levei esse conselho do me pai para a minha vida toda, e hoje estou tentando passar o que ele me ensino para a minha filha. Honestidade é tudo.






Se você dá sua palavra, você deve cumprir
Elaine Capeletti, 46 anos,
Empresá
ria

Uma coisa que levo para minha vida toda é a honestidade. Ser honesta acima de tudo.
Quando eu era criança, meu pai (Alceno Heylmann) me disse: “Se tu dá tua palavra, tu tem que cumprir”. E esse ensinamento me acompanha sempre, tanto na minha trajetória política, quanto no meu trabalho e na minha vida: Cumprir a palavra. Acredito que foi o melhor conselho que recebi até hoje.

Torneio de Verão começa nesta quarta com 4 jogos

Começa nesta quarta-feira, dia 20, o Torneio de Verão 2010, uma das principais competições de futsal do Vale do Sinos.
A competição deste ano terá 20 equipes. As novidades são as voltas de Martelinho (Dois Irmãos) e Motoca (Novo Hamburgo), que eram tradicionais participantes nas primeiras edições.
O Torneio de Verão é organizado pelo Ginásio Santa Cecília, com o apoio da prefeitura municipal. Os jogos acontecem em terças e sextas, a partir das 19h30. A 1ª rodada, excepcionalmente, será disputada nesta quarta-feira. A 2ª rodada acontece na sexta.
Dos 20 participantes, três já foram campeões: Máquina Jovem (Ivoti), que é o atual campeão do Torneio de Verão; Chico/Agafarma (São Leopoldo) e Unidos da Vila (Dois Irmãos).

CHAVE A
Máquina Jovem (Ivoti)
Martelinho (Dois Irmãos)
Interaços (Estância Velha)
Panela (Novo Hamburgo)
Teahu (Dois Irmãos)
CHAVE B
Santa Catarina (Dois Irmãos)
Bento XVI (Dois Irmãos)
Panathinaikos (Morro Reuter)
Atlético Juniors (Novo Hamburgo)
Racing (Dois Irmãos)
CHAVE C
Chico/Agafarma (São Leopoldo)
U.D.C./Fanáticos (Dois Irmãos)
Bola de Ouro (Portão)
Motoca (Novo Hamburgo)
Gunners (Dois Irmãos)
CHAVE D
Unidos da Vila (Dois Irmãos)
Rick Futsal (Campo Bom)
Chacal (Dois Irmãos)
JK Segurança (Dois Irmãos)
Unidos da Antárctica (Dois Irmãos)

1ª RODADA
Dia 20/01 (quarta-feira)

19h30- Máquina Jovem x Martelinho
20h20- Interaços x Panela
21h10- Santa Catarina x Bento XVI
22h- Panathinaikos x Atlético Juniors
2ª RODADA
Dia 22/01 (sexta-feira)

19h30- Chico/Agafarma x U.D.C./Fanáticos
20h20- Bola de Ouro x Motoca
21h10- Unidos da Vila x Rick Futsal
22h- Chacal x JK Segurança
REGULAMENTO
Na 1ª fase, são quatro chaves de cinco equipes. Classificam-se para a 2ª fase os três melhores de cada grupo. Na 2ª fase, as equipes serão divididas em quatro chaves de três equipes, classificando-se os dois melhores de cada chave. A partir daí, os confrontos acontecem no sistema mata-mata até a final.