segunda-feira, 27 de julho de 2009

Judiciário puxa a frente para regularizar lotes no São Miguel


Numa grande iniciativa da juíza Angela Roberta Paps Dumerque, os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo vão se unir para regularizar os terrenos do bairro Cascata São Miguel. O projeto de regularização fundiária será encaminhado para a Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, dia 27.
No início da noite de quinta-feira, a juíza da Comarca de Dois Irmãos, acompanhada da arquiteta Áurea Raphalski, esteve reunida com os vereadores para explicar a ideia do projeto. Participaram da reunião Sérgio Fink, Tânia da Silva, Joracir Filipin, Eliseu Rossa, Jair Quilin, Eliane Becker e Jerri Meneghetti.
- O São Miguel é o ponto mais vulnerável da cidade. A maior parte dos imóveis de lá são irregulares, e isso também é ruim para o município, que não consegue cobrar IPTU porque não sabe quem é o dono - disse a doutora Angela, que há anos vem batalhando ao lado da arquiteta Áurea para tirar o projeto do papel.
A iniciativa é baseada no programa “More Legal”, que cria mecanismos para resolver o problema do bairro inteiro de uma só vez. O registro de imóveis será feito de forma gratuita, obedecendo decisão judicial, e o poder público fica responsável pelos custos com o trabalho de medição dos lotes e identificação dos proprietários. Para tanto, a secretaria de Planejamento e Habitação já está encaminhando um projeto ao Ministério das Cidades a fim de obter recursos através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. Ainda não se sabe o valor que será necessário. Calcula-se que a regularização atinja cerca de 200 lotes.
Para a próxima quarta-feira, dia 29, está agendada uma reunião entre os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo com os moradores do bairro São Miguel. O encontro será às 19h, provavelmente no pavilhão da comunidade.

ATENÇÃO também
para questão social
Além de solucionar um problema antigo da Cascata São Miguel, a iniciativa pretende chamar atenção para a questão social do bairro mais carente de Dois Irmãos. O presidente da Câmara, Sérgio Fink, sugeriu que já se estude também a criação de um Fundo Municipal Emergencial, a fim de ajudar as famílias necessitadas a terem melhores condições de vida.
A juíza elogiou a boa vontade dos poderes Executivo e Legislativo em trabalhar junto com o Judiciário pela solução do problema.
- Já fizemos reuniões comunitárias na Picada 48 e em Morro Reuter. Esses momentos de integração entre os poderes são muito importantes para o bem da comunidade - destacou ela.
O processo de regularização dos terrenos é um trabalho que pode levar meses e vai envolver ainda a Defensoria Pública, a Promotoria e o Cartório de Registros de Imóveis.
Voluntários da AUDI (Associação dos Estudantes Universitários e de Ensino Técnico de Dois Irmãos) também devem ser chamados para atuar no recebimento da documentação.

Tia Herta invade o Rio de Janeiro


Quem diria...
A Tia Herta vai ganhar a cidade maravilhosa. A personagem criada nos palcos de Dois Irmãos pelo ator Carlos Alberto Klein, o popular Betinho, vai brilhar na praia de Copacabana nesta semana.
De 28 de julho a 2 de agosto, Betinho vai estar no Rio de Janeiro fazendo pontas no humorístico A Grande Família e nas novelas Caras e Bocas e Caminho das Índias, da Rede Globo. Nessas participações, ele atuará como figurante, interpretando personagens próprios das tramas. Ele também participará de um seminário sobre autores nacionais, na Biblioteca Nacional, e fará interações cênicas da personagem Tia Herta, da peça Receitas de Tia Herta, em Copacabana.
- Além disso, visitaremos grupos e companhias de teatro, para quem sabe fazermos intercâmbios culturais, como sempre levando o nome de Dois Irmãos para divulgar as nossas culturas e principalmente os 185 anos da imigração alemã no Vale do Sinos e os 50 anos de emancipação de Dois Irmãos - conta Betinho, que viajará com outros atores de teatro da região.

Prefeito comemora bom início de mandato em Morro Reuter


Na avaliação do prefeito Adair Bohn e do vice Harri Becker, o trabalho nos primeiros meses de mandato tem sido muito positivo. Morro Reuter está com inúmeras obras em andamento e a promessa é não diminuir o ritmo acelerado.
- Já nos questionaram se a gente vai aguentar esse pique até o fim do mandato. Vamos continuar neste pique por mais 10 ou 15 anos, porque há muita coisa a ser feita - garante o vice-prefeito Harri.
O prefeito Adair Bohn destaca o entrosamento da nova administração:
- Toda semana nos reunimos com os coordenadores das secretarias para trocar ideias e analisar o andamento do trabalho. A prefeitura está trabalhando em todas as áreas. Praticamente todas as escolas passaram por ampla melhoria nos prédios, e algumas com reforma do piso ao telhado, como em São José do Herval. Em Picada São Paulo, as salas de aula da Francisco Weiler estão em fase de conclusão - diz o chefe do Executivo, lembrando que neste primeiro semestre foram enviados 64 projetos para a Câmara de Vereadores.
Outro ponto a destacar, na avaliação de Adair, é a recuperação das estradas:
- Até agora foram recuperados 400 quilômetros de estrada no município e restam 75 quilômetros em Fazenda Padre Eterno e quatro em Batatenthal. Para agilizar o serviço nas obras, foi adquirida uma moto para os funcionários e renovamos a frota de máquinas - informa o prefeito.



São José do Herval
A localidade de São José do Herval também está recebendo atenção especial da administração morro-reutense.
- A pavimentação do entroncamento em frente ao Restaurante Kieling e Igreja, além de trechos das estradas para Fazenda, Muckenthal e Padre Eterno Ilges, num total de 2.700m² de pedra regular, estão saindo do papel - comemora Adair.
Outra reivindicação antiga que deve ser atendida é a questão da água na localidade. O vice-prefeito está puxando à frente das reuniões com a associação de moradores de São José do Herval. Segundo Harri, foi sugerido um abaixo-assinado para ver quem concorda com a proposta da administração.
- A prefeitura entra com a mão-de-obra e os moradores com o material – explica ele.
A localidade de São José do Herval terá ainda uma creche para a educação. Já existe um prédio, construído há 10 anos, mas que não foi concluído. Segundo o prefeito Adair, serão destinados 230 mil reais para a conclusão desta obra.
- São 150 mil de uma emenda do deputado Renato Molling e o restante é contrapartida da prefeitura - diz Adair.



Plano Diretor
Morro Reuter também começa a estudar a criação do seu Plano Diretor, que ainda não existe. O secretário de Planejamento, Administração e Fazenda, Afonso Bastian, destaca ainda que o município está investindo na área e adquiriu recentemente um software (programa de computador) para a elaboração de projetos.
- Não temos um mapa da cidade e estamos fazendo o recadastramento imobiliário - comenta o secretário municipal, já convidando a comunidade para participar da Consulta Popular, no próximo dia 5 de agosto, que vai definir as prioridades de investimento no município.

Turismo e Cultura
O Belvedere, um dos cartões postais da cidade, recebeu pintura e reforma das paradas de ônibus. A ponte do rio Loch também foi reformada. Na Linha Cristo Rei, foi instalada uma sala de Programa Saúde da Família junto ao salão da comunidade. O município forneceu o material e a comunidade entrou com a mão de obra. O Departamento de Assistência Social recebeu um novo prédio, inclusive com área específica para realização de oficinas.
A partir da segunda quinzena de agosto, os artesãos também terão um novo espaço, em frente a prefeitura, para expor os seus trabalhos. Foi adquirida uma área de terra na Linha Görgen, junto à escola Dom Bosco, para a construção do prédio do projeto Bom Dia Escola, que atualmente funciona no Ginásio Municipal. O município busca parceria com o Instituto de Educação Ivoti para trazer professores de música para o Bom Dia. Mais tarde, a ideia é criar uma orquestra no Morro.
O prédio da prefeitura também deverá receber cores novas nos próximos dias. O Obelisco de Livros, que fica na entrada da cidade, recebeu nova iluminação e ainda passará por outras reformas.



Um novo ânimo
O turismo ganhou novo ânimo. Nos últimos meses, empreendedores voltaram a apostar no potencial de Morro Reuter, com a abertura de novos empreendimentos no município.
De acordo com informações do Departamento de Turismo, chefiado por Vera Schneider, Morro Reuter recebeu mais de mil pessoas em excursões neste primeiro semestre de 2009. Além disso, estima-se que os restaurantes da cidade sirvam de 4 a 5 mil almoços por fim de semana.
Para atender ainda melhor o turista, a prefeitura está desenvolvendo um projeto de sinalização, com placas informativas e, futuramente, a ideia é criar uma central de informações ao turista.