sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Falta de ação da prefeitura faz voar 182 mil que viriam do Estado para Dois Irmãos

Por falta de vontade, preguiça ou desorganização (ou tudo junto) Dois Irmãos não participou da Consulta Popular 2009, realizada nesta quarta-feira, e perdeu 182 mil reais que seriam investidos na cidade.
A Consulta Popular é um projeto do Governo do Estado e foi lançada em 6 de maio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. No dia 19 de maio ocorreu o lançamento regional, em Canoas. Em junho ocorreu a primeira reunião preparatória. E de 4 a 25 de junho, ocorreram assembleias municipais, onde cada cidade determinou quais obras elencava como prioritárias. Finalmente no dia 29 de julho aconteceu em Canoas a reunião final, preparando a consulta, que ocorreu no dia 4 de agosto.
Durante todo esse tempo, o CONSINOS afirma ter tentado fazer a prefeitura de Dois Irmãos participar. Daniela Cardoso, Secretária do CONSINOS, disse agora à tarde que desde março o órgão tentou fazer a prefeitura de Dois Irmãos participar, mas não conseguiu. “Enviamos material, conversamos diversas vezes com o senhor Dilamar, ligamos várias vezes e o próprio secretário do CONSINOS, Márcio Kauer, foi até a prefeitura de Dois Irmãos, levou documentos, apresentou papéis e tentou de tudo para fazer a prefeitura participar, mas não conseguimos”, afirma ela.
Daniela diz que alguém a mando do prefeito Miguel Schwengber poderia ter participado das reuniões. “Mas nem da reunião onde foram elencadas as prioridades Dois Irmãos participou”. Segundo Daniela, após encerrada toda discussão, alguém da prefeitura procurou o CONSINOS. “Mas era tarde, pois teríamos de reunir todos os Comudes de novo e isso era impossível”.
No entender dela, “faltou vontade da prefeitura participar”.


BATE-PRONTO
Quanto Dois Irmãos perdeu?
Daniela -
Dois Irmãos iria receber 182 mil reais. Mas poderia ser mais ou um menos, dependendo da participação dos eleitores no dia da Consulta.
182 mil era o valor total?
Daniela -
Era o valor que Dois Irmãos receberia para fazer obras locais. E, fora essas, também receberia obras regionais, como ligações com outros municípios, por exemplo.
Como foi vista a ausência de Dois Irmãos?
Daniela -
De forma ruim. É a primeira vez que Dois Irmãos não participa.
Por que Dois Irmãos não participou?
Daniela -
Por que não demonstrou interesse.

A propósito
I - Para Morro Reuter estava previsto 100 mil reais. Mas os líderes do município se agilizaram e conseguiram subir esse valor para 300 mil, que é o que Morro Reuter vai receber da Consulta Popular.
II - O valor que Dois Irmãos já recebeu através da Consulta Popular do Governo do Estado é superior a 1 milhão e meio de reais.
III - Desde que foi criada a consulta, é a primeira vez que Dois Irmãos perde a vez. E perde dinheiro.

2.056 votaram na Consulta Popular em Morro Reuter


Morro Reuter atingiu uma votação expressiva na Consulta Popular realizada na quarta-feira em praticamente todo o Estado e que elegeu as prioridades dos municípios para 2010. Com urnas na Emater, prefeitura, nas indústrias e um trabalho intenso das agentes comunitárias de saúde no interior, 2.056 pessoas escolheram as prioridades para Morro Reuter.
- É um número satisfatório. O município tem 2.800 eleitores, e 2.056 pessoas votaram. Isso é muito bom - diz Afonso Bastian, Secretário de Fazenda, Administração e Planejamento.
As prioridades eleitas foram: cobertura da quadra da escola Estadual João Wagner (120 mil reais); Melhoria em acessos nas estradas do interior (100 mil) e Posto de Saúde (90 mil).
De acordo com Afonso, na próxima segunda-feira será encaminhada licitação de 20 mil reais da Consulta Popular do ano passado, para aquisição de equipamentos na área da saúde.