sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Voluntários põem a mão na massa pelo Natal dos Anjos


Desde a primeira edição do Natal dos Anjos, há 14 anos, um dos destaques e parte importante da festa é a participação dos voluntários. Daqueles que dividem o seu tempo entre o trabalho e suas atividades diárias para ajudar na confecção dos enfeites. Alguns voluntários participam um ano, no outro não e retornam no ano seguinte. Porém, tem aqueles que são os “fiéis escudeiros”, que aprenderam a gostar de ajudar e se sentem orgulhosos quando o serviço é concluído.
Na manhã desta quinta-feira, um grupo de voluntários auxiliava a prefeitura na decoração da árvore gigante de 35 metros no Largo Felippe Seger Sobrinho. Além da árvore, os voluntários já estão envolvidos com a decoração desde o mês de julho, quando se reuniam no QG, em cima da Farmácia Capilé. Lurdes Rohden, 47 anos, é voluntária do Natal há 10 anos. “Ajudo por amor. Gosto de fazer este tipo de trabalho e me sinto feliz por ajudar”, garante ela.
Com óculos escuros para se proteger do sol e animada, Marcolina Araújo, moradora do bairro Floresta, ajudava na costura dos detalhes da árvore. “Este é o quarto ano que trabalho no Natal. Durante os últimos meses sempre trabalhávamos à noite. Me sinto orgulhosa de dizer que fiz guirlandas e outros enfeites. Agora estamos ajudando nesta árvore linda. Fico feliz quando tudo está pronto e em saber que contribuí para isso”, comenta Marcolina.
Fátima Borges, 38 anos, também colocou a mão na massa hoje pela manhã. “Não tem explicação, fazemos isso por amor”, completa dona Fátima.


DESTAQUE
Há 14 anos ele ajuda no Natal dos Anjos. Isidoro Schabarum, 60, da MR Enzweiler, estava trabalhando na parte elétrica da árvore na manhã desta quinta-feira. “Trabalho aqui pela empresa, mas também ajudo como voluntário. É maravilhoso quando as luzes da árvore acedem à noite. Isso nos emociona. Cada pessoa pode colaborar de alguma maneira para que o Natal de Dois Irmãos seja sempre lindo”, destacou ele.



ÁRVORE
O trabalho na árvore está em ritmo acelerado. “Até o final do dia queremos terminar as duas primeiras partes, que são menores. Se der, já iniciamos a terceira. Como são maiores, as últimas três partes serão feitas uma por dia”, conta Patrícia Weber, do Departamento Municipal de Turismo.

Padres da Alemanha visitam Dois Irmãos


Dois Irmãos recebeu nesta quinta-feira a visita de dois padres da Alemanha. Bruno Nebel e Norbert Hörter vieram conhecer a Igreja Católica e o modo de viver o cristianismo no Brasil. Eles também estão atendendo um convite do padre Vicente Immig, que trabalhou na Paróquia de Altenkirchen, na Arquidiocese de Colônia, Alemanha.
- Em 2005, 21 jovens da nossa diocese participaram da Jornada Mundial da Juventude e ficaram hospedados na diocese alemã - destaca o padre Vicente.
Para ele, este intercâmbio é importante porque reforça a fraternidade dos cristãos, dos católicos entre si. Os padres alemães estão no Brasil há uma semana. Já visitaram o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Osvino Both, em Brasília, depois passaram por Salvador, na Bahia, Porto Alegre, Novo Hamburgo e agora Dois Irmãos, onde ficam até a próxima quarta-feira. Daqui seguem para Foz do Iguaçu, São Paulo, Aparecida e Rio de Janeiro. Perguntados se havia diferença entre a igreja na Alemanha e a igreja no Brasil, os padres responderam “sim” e “não”.
- Lá é mais institucionalizado, há uma estrutura que sustenta. Aqui é a comunidade - compara o padre Bruno.
Na Alemanha, a pessoa que se diz católica tem descontado um valor no imposto de renda que vai para a igreja. Segundo Norbert, é comum nas duas realidades a Boa Nova do Evangelho ser recebida com a convicção de que Jesus Cristo veio nos salvar, nos redimir dos pecados.
- Somos uma única igreja, seja na Alemanha ou no Brasil. A cultura é diferente, o jeito de celebrar muda, mas quando a gente olha profundamente, percebe que o Evangelho, a Boa Nova é a mesma - afirma. - O amor é o mesmo, a esperança, as angústias são as mesmas, não importa se estamos na Alemanha, Áustria, Itália, Brasil - acrescenta ele.
Os alemães contam que no seu país todas as igrejas têm órgão - instrumento musical - para animar a missa.
- Mas tanto aqui como lá, ocorre a participação das comunidades com cantos. Em Brasília, participamos de uma celebração de Crisma com Dom Osvino e fiquei admirado com o entusiasmo dos jovens, com o brilho no rosto deles, depois de serem ungidos - destaca o padre Norbert.
Em Dois Irmãos, chamou a atenção a receptividade:
- Passeamos pela cidade hoje cedo, e vimos pessoas alegres, receptivas, amigas. Além disso, o capricho, as casas bem cuidadas. É muito interessante isso - garantem os alemães.

Encontro reuniu mais de 40 secretários paroquiais


Nesta quinta-feira, no Seminário Maria Auxiliadora em Dois Irmãos, foi realizado o encontro de secretários paroquiais da Diocese de Novo Hamburgo. O encontro teve palestra com o monsenhor Airton Haack, missa celebrada pelo bispo Zeno Hastenteufel, apresentação dos seminaristas e almoço festivo. “Realizamos o retiro anual em julho e no segundo semestre temos este encontro de formação, celebração e confraternização”, destaca monsenhor Airton. Mais de 40 secretários e secretárias paroquiais participaram.
A mais antiga secretária é Laura Cecília Scherer Zimmer, de Morro Reuter. Ela está há 35 anos na profissão. “Eu amo o que faço. É muito gratificante, a gente cresce em todos os sentidos”, diz ela, que é natural de Gravataí. “Minha família cuidava da capelinha. Eu tinha 23 anos, e lembro que numa celebração o padre disse que precisava de uma secretária e me escolheu. Minha família apoiou e eu aceitei. Já trabalhei em Três Coroas, Campo Bom e Canoas, entre outros lugares, e há 11 anos estou no Morro”, conta Laura, com orgulho.

Câmara aprovou o financiamento com prazo de 36 meses

Foram aprovados nesta quarta-feira, por unanimidade, os dois projetos de Lei colocados em votação na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores. O 158/2009 trata do financiamento de 990 mil reais para a renovação da frota da garagem e o 165/2009 autoriza a prefeitura a abrir crédito suplementar de 70 mil reais para o XIV Natal dos Anjos.
A votação foi tranquila. A oposição encaminhou somente uma emenda ao projeto 158/2009, reduzindo de 54 para 36 meses o prazo de pagamento do financiamento. A emenda foi aprovada e assinada por todos os vereadores, inclusive de PT e PDT. Para o vereador Jerri Meneghetti, a alteração é necessária para evitar que se faça dívida para a próxima administração. Ele também afirmou que o prazo é perfeitamente possível de ser cumprido pela administração. Paulinho Quadri (PMDB) concordou e destacou o bom trabalho da oposição, que rejeitou o projeto encaminhado inicialmente em julho.
- Conseguimos reduzir os juros de 6% para 4,5% e com isso o município vai economizar cerca de 180 mil reais. Já dá praticamente para comprar mais um ônibus escolar - comparou o vereador Paulinho, lembrando do cheque de 187 mil reais que a Câmara devolveu para a prefeitura adquirir um ônibus escolar.
Com o financiamento de 990 mil reais a prefeitura pretende adquirir uma retroescavadeira, três caminhões (dois caçambas e outro com caçamba coletora compactadora de lixo) e um caminhão pequeno.
A Câmara volta a ter sessão na próxima segunda-feira, às 19h. Antes, às 18h30, haverá uma importante reunião dos vereadores com os Conselhos de Pais e Mestres (CPM) das escolas dois-irmonenses. O objetivo é discutir o projeto 162/2009, que altera a redação da Lei sobre o transporte de estudantes. Um dos pontos polêmicos do documento determina que para os alunos com 11 anos completos até a data da matrícula, a distância mínima para concessão do benefício será de 1.800 metros. Na justificativa, a Secretaria Municipal de Educação alega que a nova sistemática de matrículas busca incentivar pais e estudantes a procurarem as escolas mais próximas de suas casas.