terça-feira, 4 de agosto de 2009

A nova Rainha


Dois Irmãos escolheu no último sábado a Rainha do Cinquentenário. O evento foi realizado no Ginásio do União e marcou o encerramento do Projeto Cultural Nossa História & Nossa Gente, que promoveu um resgate histórico e cultural da cidade, além da escolha das princesas dos bairros.
A festa de sábado contou com grande público. O ingresso era um quilo de alimento não perecível ou um bônus de solidariedade no valor de 5 reais, em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Ao longo dos últimos meses, foram escolhidas 17 princesas. No sábado, as candidatas participaram do desfile que escolheu a Rainha do Cinquentenário. Todas esbanjaram muita beleza e simpatia. A escolhida pelo júri foi Fabíola Boll, 18 anos, representante do Travessão Rübenich. As demais seguirão representando seu bairro como Princesas.
O júri contou com Mônica Hansen, Inês Feltes da Silveira, Juíza Ângela Paps Dumerque, Sueli Gernhard, ex-rainha Fernanda Giehl, Vantuir Blume, Mônica Gräeff e Maurício Klein. A noite ainda teve um teatro sobre a imigração alemã, com alunos da escola estadual 10 de Setembro, e a coordenação de Sofia Stoffel.

Dois Irmãos não vai suspender aulas

Na tarde desta segunda-feira foi realizada uma reunião entre diretores das escolas municipais, estaduais e particular de Dois Irmãos com o secretário de Educação, Maurício Klein. Também participaram representantes da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI) e demais escolas de educação infantil. O encontro analisou a necessidade de suspender as aulas nas escolas municipais em razão da gripe A e serviu para orientar os profissionais sobre os cuidados com a doença. Mais de 2.800 alunos da rede municipal e 525 da rede particular retornaram às aulas ontem. Já as escolas estaduais tiveram as férias prorrogadas até o dia 17.
De acordo com o secretário de Educação, as aulas nas escolas do município não serão suspensas. “Não há necessidade. Fizemos um diagnóstico do primeiro dia de aula, e não há nenhuma situação anormal. Estamos apenas orientando as direções para evitar o contágio não só da gripe A, mas também da gripe comum. Não há motivo para precipitações”, afirmou Maurício. A reunião contou também com a presença do secretário de Saúde. Márcio Slaviero disse que Dois Irmãos não tem nenhum caso de gripe A confirmada, “por isso não há motivo de pânico”. “Há ainda uma avaliação técnica de que na segunda quinzena de agosto a situação climática sofrerá mais mudanças, e com isso, os casos de gripe poderão se complicar mais. Neste momento, não há porque cancelar as aulas. As crianças deixariam de ir para a escola, mas os pais continuariam a ter contato externo nas fábricas e em outros locais públicos”, declarou. O secretário de Saúde destacou também que a escola tem uma função importante na função nutricional dos alunos. “Para muitas crianças, a alimentação da escola é a melhor e mais rica do dia. E isso é fundamental para a imunidade delas. O momento agora é de orientar os pais para que os filhos estejam bem agasalhados e tenham uma boa higiene. Este não é o momento de paralisar as aulas”.
Durante a reunião, as escolas receberam folders de orientação sobre ações preventivas. As escolas do município também ganharam o álcool 70%, usado para evitar o contágio da gripe - o álcool comum, encontrado em supermercados, não é eficiente para estes casos.

NOVA REUNIÃO DIA 10
Na próxima segunda-feira, será realizada uma nova reunião entre diretores e secretarias de Educação e Saúde para avaliar a situação nas escolas. “Se possível, durante o inverno, queremos fazer um encontro por semana para acompanhar os possíveis casos”, diz Márcio.

Homem de 39 anos morre de pneumonia

Lairson Bock era ex-presidente da Comunidade
Católica e fundador do CLJ do bairro Travessão

Lairson Bock, de 39 anos, morador do bairro Travessão, morreu na madrugada desta segunda-feira vítima de pneumonia dupla e insuficiência respiratória.
Conforme informações de familiares, ele passou mal na quinta-feira, dia 30, foi atendido no Postão 24h e retornou para casa. No sábado, com febre alta, procurou atendimento na Prontomed, onde tem plano de saúde. Domingo à tarde, Lairson foi internado no hospital de Campo Bom com pneumonia dupla. Ele faleceu por volta das 3h da madrugada desta segunda. Lairson tinha febre alta e dor nas costas.
Lairson era uma pessoa carismática e muito atuante na comunidade do bairro Travessão. Amigos e integrantes do CLJ o chamavam carinhosamente de “Tio Ladi”. Ao lado da esposa e professora Vera Bock, ele fundou o CLJ (Curso de Liderança Juvenil) no bairro. Os dois participavam de todas as atividades do grupo como “Tios do CLJ”. Nos últimos dois anos, foi presidente da Comunidade Católica do Travessão, cargo que durou até dois meses atrás. Depois, continuou como integrante da diretoria no Conselho Fiscal.
O corpo foi velado na Capela Mortuária do Centro e o enterro aconteceu na tarde de ontem, no Cemitério Católico I. Muitas pessoas, principalmente do Travessão, foram na capela e no enterro dar o último adeus a Lairson e um abraço de conforto na esposa Vera Bock e na enteada Vanessa Orsi.


“Ele era muito brincalhão”
Malvina Rossa, vice-presidente da Comunidade Católica do bairro, lembra com carinho do amigo. “O Ladi era uma pessoa muito boa e estava sempre disposto a ajudar. Quando fazíamos mutirões, como por exemplo, para limpar e organizar o cemitério, ele sempre se disponibilizava. Em campanhas do agasalho também. A última que fizemos foi para mandar doações para as vítimas das enchentes de Santa Catarina, e ele ainda ajudou com gasolina . Ele só não ajudava quando não podia, senão era um dos primeiros a participar”, lembra a vice-presidente. “A última vez que vi ele foi na semana passada, meu Deus, se soubesse que era a última fez que o via. O Ladi era muito brincalhão”, completa.
Lairson trabalhava no Consórcio Trimotos de Novo Hamburgo, sua cidade natal. Até o fechamento da edição não havia nenhuma informação de que o caso de Lairson pudesse se tratar de uma suspeita de gripe A.