Na tarde desta segunda-feira foi realizada uma reunião entre diretores das escolas municipais, estaduais e particular de Dois Irmãos com o secretário de Educação, Maurício Klein. Também participaram representantes da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI) e demais escolas de educação infantil. O encontro analisou a necessidade de suspender as aulas nas escolas municipais em razão da gripe A e serviu para orientar os profissionais sobre os cuidados com a doença. Mais de 2.800 alunos da rede municipal e 525 da rede particular retornaram às aulas ontem. Já as escolas estaduais tiveram as férias prorrogadas até o dia 17.
De acordo com o secretário de Educação, as aulas nas escolas do município não serão suspensas. “Não há necessidade. Fizemos um diagnóstico do primeiro dia de aula, e não há nenhuma situação anormal. Estamos apenas orientando as direções para evitar o contágio não só da gripe A, mas também da gripe comum. Não há motivo para precipitações”, afirmou Maurício. A reunião contou também com a presença do secretário de Saúde. Márcio Slaviero disse que Dois Irmãos não tem nenhum caso de gripe A confirmada, “por isso não há motivo de pânico”. “Há ainda uma avaliação técnica de que na segunda quinzena de agosto a situação climática sofrerá mais mudanças, e com isso, os casos de gripe poderão se complicar mais. Neste momento, não há porque cancelar as aulas. As crianças deixariam de ir para a escola, mas os pais continuariam a ter contato externo nas fábricas e em outros locais públicos”, declarou. O secretário de Saúde destacou também que a escola tem uma função importante na função nutricional dos alunos. “Para muitas crianças, a alimentação da escola é a melhor e mais rica do dia. E isso é fundamental para a imunidade delas. O momento agora é de orientar os pais para que os filhos estejam bem agasalhados e tenham uma boa higiene. Este não é o momento de paralisar as aulas”.
Durante a reunião, as escolas receberam folders de orientação sobre ações preventivas. As escolas do município também ganharam o álcool 70%, usado para evitar o contágio da gripe - o álcool comum, encontrado em supermercados, não é eficiente para estes casos.
NOVA REUNIÃO DIA 10
Na próxima segunda-feira, será realizada uma nova reunião entre diretores e secretarias de Educação e Saúde para avaliar a situação nas escolas. “Se possível, durante o inverno, queremos fazer um encontro por semana para acompanhar os possíveis casos”, diz Márcio.