quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Dois Irmãos ficou de fora da Consulta Popular 2009

Oposição diz que foi falha da prefeitura e que a não participação é um grande retrocesso


Dois Irmãos foi o único município da região a ficar de fora da Consulta Popular 2009, que define as prioridades de investimento com recursos do Governo do Estado.
Segundo Paulo Brachtvogel, chefe de gabinete do prefeito Miguel Schwengber, Dois Irmãos ficou de fora porque o secretário de Planejamento, Dilamar do Amaral, não pôde participar de uma reunião do Corede Vale do Sinos. “Nesta reunião ficou decidido que os municípios ausentes não participariam da consulta. Naquele dia o secretário tinha uma agenda muito importante com o prefeito em Porto Alegre. Depois disso, ele tentou várias vezes enviar os documentos para participar, mas o Corede estava irredutível”, explicou.

A oposição criticou a prefeitura
“Será que é por que o Governo do Estado não é do PT?”, questionou o vereador Paulinho Quadri (PMDB). “Através da consulta popular o município conquistou nos últimos anos asfaltamento de ruas, equipamentos para a saúde e agricultura, verba para o turismo e educação, entre outras coisas”, enumerou.
Para o vereador, foi uma falha grave da prefeitura. “O que pensam o prefeito e os vereadores da situação que dizem que os prefeitos anteriores não buscavam verba federal e estadual? E agora Dois Irmãos fica fora na Consulta Popular. Isso é um retrocesso”.
O ex-secretário da Fazenda, Afonso Bastian, organizou a Consulta Popular em Dois Irmãos de 1998 a 2004 e diz que o município já recebeu muito dinheiro através dela. “Carros e equipamentos para os bombeiros e Brigada Militar sempre foram adquiridos pela Consulta Popular. Um ano tivemos o maior índice de votação dos municípios que integram o Corede. Quase 12% da população votou e conseguimos a verba para a estrada Campo Bom de 700 mil reais”, destacou.
Para Gilberto Schaefer, que foi vice-prefeito e presidente do Comude, é um retrocesso. “É até uma falta de respeito não oportunizar a participação da comunidade na escolha das prioridades. Estou indignado”.



Morro Reuter trabalhou
por votação expressiva

Morro Reuter participou da Consulta Popular e para o município estão previstos 300 mil reais. As urnas foram espalhadas na Emater, na prefeitura e nas fábricas. Nos últimos dias, agentes comunitárias de saúde levaram urnas até as casas das famílias durante as visitas ao interior, e muitos já votaram.
Terezinha Mercedes Baumgratz, 51 anos, de Picada São Paulo, considera muito importante a participação popular. “Votei no posto de saúde, pela melhoria e conservação das estradas do interior e para ter ginásio”, diz ela. Terezinha, que é agente de saúde no município, visitou as famílias no fim de semana para levar informações. “Aproveitei para divulgar a importância da participação. Com o dinheiro da Consulta Popular já conseguimos obras importantes para o município”, destacou.


As prioridades para Morro Reuter em 2009 são:
- 100 mil reais - Melhoria em acessos nas estradas do interior
- 90 mil reais - Posto de Saúde
- 120 mil reais - Cobertura da quadra de esportes da escola Estadual João Wagner