quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Feira do Livro abre nesta quinta e vai até domingo


A principal feira de literatura do mundo, com ares, portanto, de ser a primeira, ocorreu em Frankfurt, na Alemanha, em 1949, ainda durante a reconstrução daquele país no pós-guerra. E assim a terra de Goethe iniciou um culto à literatura que se estenderia pelos demais países do mundo, popularizando o ato de comprar e ler livro.
No Brasil, a primeira Feira do Livro aconteceria 5 anos depois de Frankfurt, em 1954, no Rio de Janeiro, que até então era a capital política e cultural do país.
No Rio Grande do Sul, a primeira Feira do Livro ocorreu em Porto Alegre, e começou em 16 de novembro de 1955. Idealizada pelo jornalista Say Marques, diretor do jornal Diário de Notícias, a feira visava popularizar a leitura de livro, pois as livrarias eram “elitizadas” e levando o livro para a praça “o povo” perderia o medo de ler e passaria a comprar livros. Foram 14 bancas, apenas, em 1955, e elas foram construídas (acredite ou não) pelos carpinteiros da Livraria do Globo, na época a maior de Porto Alegre.
A feira do livro de Porto Alegre logo teve os olhos da imprensa sobre ela e a notícia de sua existência chegou aos demais municípios. Isso acabou gerando muitas outras Feiras do Livro pelo interior do Estado, sendo que hoje praticamente não existe cidade que não tenha, uma vez no ano, a sua própria Feira do Livro.
Em Dois Irmãos a Feira do Livro teve sua primeira edição em 1990, no governo de João Arnildo Mallmann. Esta Feira do Livro que começará na quinta-feira, no Largo Felippe Seger Sobrinho e na Antiga Igreja Matriz, no Centro de Dois Irmãos, é a 20ª edição. A abertura será às 19 horas, com a presença do patrono, que este ano será Martin Norberto Dreher. A Feira do Livro do município começou a escolher seus patronos a partir de 1999, e deste então, os patronos foram os seguintes: Justino Antônio Vier (1999), Ernani Mügge (2000), Alan Caldas (2001), Iara Conceição Bitencourt Neves (2002), Antônio Augusto da Silva Fagundes (2003), Martha Medeiros (2004), Luís Fernando Veríssimo (2005), Jane Tutikian (2006), Heloísa Prieto (2007) e Juracy Assmann Saraiva (2008).
A Feira do Livro de 2009 contará com sete expositores, além do caminhão Educar e uma tenda com escritores de Dois Irmãos. O horário de funcionamento será de quinta a sábado das 8h30 às 20h. No domingo, quando termina o evento literário, que terá vários acontecimentos paralelos, a feira segue das 8h30 às 17h.

Renault inaugura “Espaço JDI”


A Renault inaugura nesta quarta-feira, dia 12, o “Espaço JDI”. Através de uma parceria com o Jornal Dois Irmãos, a concessionária Sulbra Renault, de Novo Hamburgo, vai expor na sede do JDI (Av. São Miguel, 1286) um modelo Logan, sucesso de venda da marca. A exposição da Renault será de quarta até sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h30.
De acordo com o gerente comercial da Sulbra Renault, Renato Pereira, os dois-irmonenses poderão conferir de perto os atrativos do modelo Logan. A concessionária também vai disponibilizar um segundo veículo para test-drive.
- Teremos um espaço exclusivo para os dois-irmonenses conhecerem nossos veículos e realizarem um test-drive do Logan, que estará disponível para todos aqueles que tenham interesse em conhecer. Basta apenas ter carteira de habilitação - afirma o gerente Renato.
Além de conferir de perto o Logan, os visitantes poderão conhecer um pouco mais dos outros modelos da marca, como Clio, Sandero e Scenic. O “Espaço JDI” é direcionado a todas as empresas da cidade e região interessadas em mostrar seus produtos ao público dois-irmonense.

Promoção Fórmula 1
A Renault está realizando também uma promoção especial para os apaixonados por automobilismo. Serão sorteadas cinco viagens com acompanhante para a França para pilotar um carro de Fórmula 1 da escuderia. A façanha será no autódromo de Marselha. Para concorrer, basta fazer um test-drive. Os clientes que já possuem um carro da Renault ganham dois cupons. A promoção “Test Drive Renault F1 Team” irá sortear ainda 100 kits oficiais da Fórmula 1.

Oposição diz que foi um “erro grave” da prefeitura e que faltou vontade política

Como já era esperado, a não participação de Dois Irmãos na Consulta Popular do Governo do Estado gerou protestos na Câmara de Vereadores. Na sessão desta segunda-feira foi aprovada por 5 a 4 uma moção de repúdio ao prefeito Miguel Schwengber pela ausência do município. Votaram a favor Tânia da Silva (autora da moção), Paulinho Quadri, Eliane Becker, Jerri Meneghetti e Sérgio Fink. Votaram contra Jair Quilin, Antônio Renz, Joracir Filipin e Eliseu Rossa.

“A prefeitura deu provas de
que tem dinheiro sobrando”
A falta de ação da prefeitura fará com que Dois Irmãos deixe de receber pelo menos 180 mil reais do Governo do Estado.
Para o presidente Sérgio Fink (PSDB), a atitude mostra que a oposição estava certa quando votou contra o financiamento de 1 milhão de reais para a renovação da frota.
- Felizmente - ou infelizmente - Dois Irmãos não precisa de dinheiro, pois abriu mão dos recursos do Estado. Então, também não precisa fazer o financiamento de 1 milhão. O valor inicial da Consulta Popular para Dois Irmãos era 182 mil reais, mas poderia chegar a 400, 500 mil. Era um dinheiro que poderia ser utilizado na construção de um novo Postão 24h, por exemplo.
Segundo Sérgio, a prefeitura deu provas de que “tem dinheiro sobrando”.
- Esse fato me entristece, porque o município abriu mão de recursos do Estado. Por outro lado, me deixa feliz porque mostra que acertamos ao votar contra o financiamento - disse ele.

“É burrice e ignorância”
Paulinho Quadri (PMDB) afirmou que foi “um erro grave” da prefeitura e que “cabe até uma CPI para apurar as responsabilidades”.
- No tempo do Rigotto e agora da Yeda, fomos agraciados com 700 mil para o asfalto na Estrada Campo Bom; 400 mil para o asfalto na Rua Alberto Rübenich; 300 mil para o ginásio da Affonso Wolf; 100 mil para melhorias de acessos dos colonos; 170 mil para a escola João Gräwer... Tudo isso é dinheiro da Consulta Popular. Sem falar nos 200 mil que vieram do Orçamento Participativo do governo Olívio Dutra para a construção de 39 casas no bairro São João - listou ele.
Para Paulinho, a culpa é do PT:
- Não acredito que o culpado seja o secretário do PDT (Dilamar do Amaral, do Planejamento e Habitação). Isso é a arrogância do PT, de dizer que “só está certo o que eu faço, e não o que os outros fazem”. Para quem pediu um financiamento de 1 milhão de reais, com juros que chegariam a 400 mil, deixar de fazer a Consulta Popular é uma grande burrice, uma ignorância.

“Faltou vontade política”
O vereador Jerri Meneghetti (PP) disse que o município não pode perder nenhum tipo de recurso. Para Eliane Becker (PP), a situação está tentando justificar o injustificável.
A vereadora Tânia da Silva (PMDB) foi mais incisiva na sua crítica à administração:
- Acho que faltou vontade política. Se o governo do Estado fosse do PT, o próprio prefeito teria ido nas reuniões da Consulta Popular.


O QUE DIZ A SITUAÇÃO
A situação admitiu que houve um erro na questão da Consulta Popular, mas tentou também jogar a responsabilidade para o presidente da Câmara. O líder de governo Jair Quilin (PDT) disse que pela Lei 2.058 de 2003 o presidente do Legislativo, assim como o prefeito, também é membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), que deve organizar a Consulta Popular.
- Acho que a prefeitura pisou na bola... Admito que o município errou, mas talvez a Câmara também poderia ter se movimentado. Além disso, desde 2004 tem coisas da Consulta Popular que não foram repassadas ao município, mas isso não é desculpa para não participar - comentou Jair, perguntando se o presidente também recebeu convite para a reunião da Consulta Popular.
Sérgio disse que recebeu o convite, mas destacou que a iniciativa tem que partir do Poder Executivo:
- Se o prefeito me passar uma procuração, até posso fazer. Se ele quiser, até administro a cidade por ele.
Antônio Renz (PDT) insistiu com o presidente da Câmara:
- Acho que houve desinteresse da prefeitura, mas eu pergunto: se o senhor deveria fazer parte do conselho e sabia, será que não faltou desinteresse seu também?
Sérgio rebateu:
- Deveria, não! Eu sou convidado. Não posso representar o Poder Executivo. Agora, se a administração quer que eu vá atrás de recursos, então que me passe uma procuração e eu faço de bom grado, administro até melhor.



Câmara aprova mais 7 projetos
A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira mais sete projetos de Lei. A votação só não foi unânime no 126/2009, que cria três cargos de oficial administrativo. O documento teve quatro votos favoráveis (Jair, Renz, Filipin e Eliseu) e quatro abstenções (Paulinho, Tânia, Eliane e Jerri).
Os outros seis projetos foram aprovados por unanimidade, entre eles o que concede auxílio de 18 mil reais à ACTG Portal da Serra. Integrantes da entidade participaram em peso da sessão para acompanhar a votação (foto).
122/2009 - Altera a legislação sobre a concessão de vales-refeição, atingindo os servidores que atuam em campanhas de vacinação e aumentando o valor do repasse aos motoristas de 8 para 12 reais.
123/2009 - Altera a Lei que dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos municipais, definindo em 55 o número máximo de estagiários. Serão abertas 20 novas vagas para atuação como visitador do Programa Primeira Infância Melhor (PIM).
124/2009 - Cria a gratificação temporária para o exercício da atividade de monitor do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) pelo prazo de 180 dias no valor de 300 reais mensais.
127/2009 - Autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro à ACTG Portal da Serra no valor de 18 mil reais para a realização da XX Semana Farroupilha de Dois Irmãos.
129/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar no valor de 250 mil reais para auxílio financeiro a instituições culturais e para a promoção de eventos.
131/2009 - Autoriza o Poder Executivo a realizar obras nas ruas projetadas do Loteamento Residencial do Lago, no bairro Bela Vista.