terça-feira, 16 de junho de 2009

Com a bênção de Deus

Em cerimônia coletiva 17 casais uniram-se em matrimônio pela Igreja Católica


Em fevereiro deste ano, o padre Paulo Bervian, reunido com os casais integrantes do ECC (Encontro de Casais com Cristo) analisou a existência na cidade de casais que vivem juntos mas não têm a bênção espiritual. Ou seja, que não casaram religiosamente.
A conversa evoluiu para uma pesquisa, na paróquia, sobre quais e quantos eram os casais.
Após descobrir isso, os integrantes do ECC visitaram os que são dizimistas da Igreja Católica e convidaram a participar do casamento coletivo.
Os que aceitaram, tiveram um encontro, no mês passado, com o pároco da cidade, Paulo Bervian, que lhes falou da responsabilidade matrimonial segundo os cânones católico e também lhes deu algumas orientações psicológicas.
Na sexta-feira, durante a missa das 19h30, dezessete casais receberam a bênção.
A cerimônia foi coletiva, com a igreja decorada pela própria comunidade e sem custo para os noivos.
A maioria foi discretamente vestida. Mas três casais estavam trajados a rigor, elas de vestido branco e eles de terno escuro, como manda o figurino.
A entrada foi casal por casal, que vinha trazendo suas testemunhas. E quando todos estavam sentados, ouviu-se o canto das 18 vozes do Coral ECC, regido pelo maestro Alceu Vier e sob o som do órgão de Remidio Weber.
Muitas pessoas que foram a missa, acabaram pegas de surpresa e participaram do evento.
É a primeira vez que o padre Paulo (que foi auxiliado pelo padre Vicente e pelo Monsenhor Isidoro) faz um casamento coletivo desse porte. Embora já tivesse feito casamento com até cinco casais, em Campo Bom, aqueles eram todos casais jovens, que se preparavam para viver juntos. Estes, ao contrário, já viviam maritalmente, alguns deles inclusive casados no civil e com filhos. Um dos casais, inclusive, era de uma pessoa que já fora casado antes mas conquistou a nulidade do casamento, podendo, então, casar outra vez na Igreja.
“É uma graça poder dar a bênção a tantos de uma vez só”, comentou o padre Paulo Bervian, que finalizou dizendo que pretende realizar novamente algo semelhante “no ano que vem”.

Ninguém segura o Brascol

Único invicto, com 8 vitórias em 9 jogos; e dono do melhor ataque, com 37 gols; o Brascol é o melhor time da 1ª fase do Campeonato Municipal 2009.
No último sábado, com a vitória por 1 a 0 sobre o Unidos da Sexta, o time comandado por Lisério Kraemer garantiu a primeira vaga nas semifinais e o primeiro lugar da fase classificatória, com 25 pontos.
Faltando apenas duas rodadas para o término da 1ª fase, ninguém mais pode alcançar o Brascol na liderança. O União, que ainda tem dois jogos pela frente, pode chegar no máximo a 24 pontos. Aliás, o União é o favorito para ficar com a segunda vaga nas semifinais e na próxima rodada enfrenta o líder Brascol.
A surpresa da 12ª rodada foi a derrota do SER Campinas para o Green Brush, por 1 a 0. A equipe, que teve uma arrancada fulminante a partir da metade da competição, segue na vice-liderança, mas deve perder seu posto, já que encerrou sua participação na 1ª fase. Com a vitória, o Green Brush entrou na zona de classificação, mas também não joga mais nas próximas rodadas e fica na dependência de outros resultados. Nos outros confrontos, o União fez 3 a 0 no Unidos da Vila e o Hooligans goleou o Minuano por 5 a 2.

RESULTADOS DE SÁBADO
Green Brush 1 x 0 SER Campinas
Brascol 1 x 0 Unidos da Sexta
União 3 x 0 Unidos da Vila
Hooligans 5 x 2 Minuano

PRÓXIMA RODADA - 20/06*
- Parque Antártica (Campo do União)
13h30- Hooligans x Balança Rede
15h30- Unidos da Sexta x União São João
* A definir local e horário:
Unidos da Vila x Tutaméia e União x Brascol

Visita da Serra em Dois Irmãos


O JDI recebeu no início da tarde desta segunda-feira a visita dos integrantes do Projeto Qualificação da Política Ambiental de Garibaldi. A comitiva, formada por moradores de Nova Bassano, Garibaldi, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar (todas cidades vizinhas na Serra gaúcha), veio a Dois Irmãos conhecer o trabalho desenvolvido na Usina de Reciclagem de Lixo e no Horto Municipal. Apesar do índice de separação de lixo ter diminuído de forma preocupante nos últimos anos, Dois Irmãos ainda é exemplo em todo o Brasil por seu projeto de reciclagem de lixo.
De acordo com o gestor do projeto Qualificação da Política Ambiental, Diogo Guerra, o município está bastante avançado. “Esta cidade, ao longo dos anos, vem fazendo um trabalho muito bom. Dois Irmãos é hoje uma ótima cidade para viver. Viemos conhecer este projeto para levar exemplos como este para as cidades onde desenvolvemos o projeto de política ambiental”, diz Diogo, acrescentando que durante a tarde a comitiva seguiria para Sapiranga, onde iriam conhecer um horto escolar desenvolvido com fitoterápicos.
O projeto Qualificação da Política Ambiental de Garibaldi surgiu em 2006 e foi escolhido entre os cinco melhores do país pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente. O projeto desenvolve um programa de formação de multiplicadores ambientais composto por representantes de todas as 47 escolas do município. “Cada escola possui dois representantes no projeto. Sentimos que Dois Irmãos tem um projeto consistente em coleta e separação do lixo. Cuidar do meio ambiente é uma questão de cidadania, e queremos repassar isso para todos os setores da sociedade”, afirma Diogo.