terça-feira, 16 de junho de 2009

Visita da Serra em Dois Irmãos


O JDI recebeu no início da tarde desta segunda-feira a visita dos integrantes do Projeto Qualificação da Política Ambiental de Garibaldi. A comitiva, formada por moradores de Nova Bassano, Garibaldi, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar (todas cidades vizinhas na Serra gaúcha), veio a Dois Irmãos conhecer o trabalho desenvolvido na Usina de Reciclagem de Lixo e no Horto Municipal. Apesar do índice de separação de lixo ter diminuído de forma preocupante nos últimos anos, Dois Irmãos ainda é exemplo em todo o Brasil por seu projeto de reciclagem de lixo.
De acordo com o gestor do projeto Qualificação da Política Ambiental, Diogo Guerra, o município está bastante avançado. “Esta cidade, ao longo dos anos, vem fazendo um trabalho muito bom. Dois Irmãos é hoje uma ótima cidade para viver. Viemos conhecer este projeto para levar exemplos como este para as cidades onde desenvolvemos o projeto de política ambiental”, diz Diogo, acrescentando que durante a tarde a comitiva seguiria para Sapiranga, onde iriam conhecer um horto escolar desenvolvido com fitoterápicos.
O projeto Qualificação da Política Ambiental de Garibaldi surgiu em 2006 e foi escolhido entre os cinco melhores do país pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente. O projeto desenvolve um programa de formação de multiplicadores ambientais composto por representantes de todas as 47 escolas do município. “Cada escola possui dois representantes no projeto. Sentimos que Dois Irmãos tem um projeto consistente em coleta e separação do lixo. Cuidar do meio ambiente é uma questão de cidadania, e queremos repassar isso para todos os setores da sociedade”, afirma Diogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário