terça-feira, 16 de junho de 2009

Com a bênção de Deus

Em cerimônia coletiva 17 casais uniram-se em matrimônio pela Igreja Católica


Em fevereiro deste ano, o padre Paulo Bervian, reunido com os casais integrantes do ECC (Encontro de Casais com Cristo) analisou a existência na cidade de casais que vivem juntos mas não têm a bênção espiritual. Ou seja, que não casaram religiosamente.
A conversa evoluiu para uma pesquisa, na paróquia, sobre quais e quantos eram os casais.
Após descobrir isso, os integrantes do ECC visitaram os que são dizimistas da Igreja Católica e convidaram a participar do casamento coletivo.
Os que aceitaram, tiveram um encontro, no mês passado, com o pároco da cidade, Paulo Bervian, que lhes falou da responsabilidade matrimonial segundo os cânones católico e também lhes deu algumas orientações psicológicas.
Na sexta-feira, durante a missa das 19h30, dezessete casais receberam a bênção.
A cerimônia foi coletiva, com a igreja decorada pela própria comunidade e sem custo para os noivos.
A maioria foi discretamente vestida. Mas três casais estavam trajados a rigor, elas de vestido branco e eles de terno escuro, como manda o figurino.
A entrada foi casal por casal, que vinha trazendo suas testemunhas. E quando todos estavam sentados, ouviu-se o canto das 18 vozes do Coral ECC, regido pelo maestro Alceu Vier e sob o som do órgão de Remidio Weber.
Muitas pessoas que foram a missa, acabaram pegas de surpresa e participaram do evento.
É a primeira vez que o padre Paulo (que foi auxiliado pelo padre Vicente e pelo Monsenhor Isidoro) faz um casamento coletivo desse porte. Embora já tivesse feito casamento com até cinco casais, em Campo Bom, aqueles eram todos casais jovens, que se preparavam para viver juntos. Estes, ao contrário, já viviam maritalmente, alguns deles inclusive casados no civil e com filhos. Um dos casais, inclusive, era de uma pessoa que já fora casado antes mas conquistou a nulidade do casamento, podendo, então, casar outra vez na Igreja.
“É uma graça poder dar a bênção a tantos de uma vez só”, comentou o padre Paulo Bervian, que finalizou dizendo que pretende realizar novamente algo semelhante “no ano que vem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário