segunda-feira, 11 de maio de 2009

CINCO MULHERES vencem a eleição do Conselho Tutelar

O domingo de Dia das Mães teve eleição para o Conselho Tutelar de Dois Irmãos. Eram 15 candi­datos - 13 mulheres e 2 homens - e nova­mente fo­ram eleitas cinco mulheres como conselheiras.
A candidata mais votada foi Ivete Rambo, com surpreendentes 278 votos. Ela vai exercer a função pela primeira vez. Em segundo lugar, ficou Judite Krae­­mer Scheid, com 222 votos, que já atua como conselheira tutelar. Em terceiro ficou a moradora do bairro Travessão Solange Lippert, com 203 vo­tos, seguida de Rosa dos Santos, com 186 e Márcia Skonetzky, com 152, ambas conselheiras tutelares da gestão anterior. Como suplentes, ficaram Bárba­ra Rodrigues Ferro, Clarice Kolling, Jurandir Ma­cha­do, Cátia Trindade Schmitz e Magali Blume.
A eleição aconteceu das 8h às 17h e mobilizou um total de 1.742 votantes. Foram espalhadas sete ur­nas na cidade: duas na unidade educativa Bons Amigos (Centro), uma na escola municipal Felippe Wendling (Bela Vista), uma na Albano Hansen (Tra­vessão), uma na Crescer-Sesi (Floresta), uma na Paulo Arandt (São João) e uma na 29 de Setem­bro (Moinho Velho). O local de maior movimentação, que che­gou a ter filas em determinados mo­mentos, foi a Unidade Educativa Bons Amigos, on­de 982 pes­soas votaram.
A apuração dos votos foi na sede do Departamento Municipal de Assistência Social e contou com a presença e supervisão do pro­motor público Wilson Grezzana, mesários e integrantes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Enquanto aguardavam a chegada das sete urnas, os candidatos estavam an­siosos pelo resultado. A soma dos votos começou pouco depois das 17h e encerrou antes das 18h.


POSSE NO DIA 17
A posse dos candidatos eleitos será no próximo do­mingo, dia 17, às 9h, na prefeitura municipal.

Acidente deixa dois feridos no Travessão

O domingo de Dia das Mães foi violento no trânsito de Dois Ir­mãos. Pelo menos três acidentes de trânsito com vítimas foram regis­trados das 8h às 23h30 de ontem.
O primeiro e de maior gravida­de aconteceu às 8h, em frente à Ma­lharia Daiane, na BR 116 no bair­ro Travessão. O acidente de trân­sito envolveu o Palio GYZ-5792, de Porto Alegre, e a moto Hon­da Titan IPR-4113, de São Leo­poldo. O motociclista Bruno André Branco seguia no sentido No­vo Hamburgo-Dois Irmãos quan­­do perdeu o controle da mo­to, invadiu a pista contrária e co­lidiu de frente no Palio, que vinha no sentido contrário. Com o im­pacto da batida, Bruno e a caro­neira Aline Patrícia Vagner voaram sobre o asfalto. Os dois foram socorridos com lesões graves pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Samu. Aline sofreu fratura na perna e hemorragia. Em virtude da gravidade, ela foi levada direto para o Hospital Municipal pela Samu. Ainda ontem, ela foi transferida para o Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, onde permanece internada. Bruno foi encaminhado para o Postão 24h e posteriormente para o Hospital Municipal de Novo Hamburgo.
Segundo informações da Secre­taria Municipal de Saúde, ele so­freu fratura exposta na perna es­querda e escoriações. Ele passou por cirurgia e continua internado.

Outros dois - Por volta das 10h deste domingo, o motociclista Gil­va­ne Pereira Anhaia ficou ferido após envolver-se em um acidente com o Gol JDD-2424, dirigido por Dalceu Dilkin. Ele foi socorrido pe­lo Corpo de Bombeiros e en­ca­minhado para o Postão 24h. De­pois, às 23h30, Fernando Sca­ie­we caiu de sua moto na BR 116, no bairro Bela Vista. Ele, que não usa­va capacete, sofreu escoriações no rosto e no ombro. Foi levado ao Pos­tão 24h pelos bom­bei­ros. Os dois foram medicados e liberados.

Jahine Zucolotto e Arthur Soares vencem concurso da Affonso Wolf

O Grêmio Estudantil Portal da Serra (Geps), da escola es­tadual Affonso Wolf, promoveu na sexta-feira a es­colha da Garota e Garoto Affonso Wolf na So­cie­dade Ati­radores. Participaram da disputa 17 candidatas e 15 candidatos. O desfile foi organizado por Marcos Bor­ba.
Jahine Zucolotto foi eleita a Garota Affonso Wolf e Arthur Antoni Soares o Garoto Affonso Wolf. Eles foram premiados com curso de 2 mil reais da Solução Fácil e brindes da Extreme. Sabrina Land foi escolhida a Prin­cesa e Rafael Vier o Príncipe. Os quatro eleitos também receberam brindes da Estilo Próprio e Afrodite.
O corpo de jurados foi composto pelo prefeito Miguel Schwengber, pela Garota e Garoto Affonso Wolf 2008, Laua­na Brustolin e Helinton Gilis, pela colunista social do JDI, Renata Stoffel, e pelos representantes da Affonso Wolf, Marisa Pitt, da Sólidos Veículos, Luis Evandro, da So­lução Fácil, Jaqueline Franke, e da prefeitura, Paulinho Bratchvogel. No intervalo do concurso, a loja Estilo Pró­prio promoveu um desfile de moda com modelos dois-irmonenses e a participação especial da Garota Verão do Rio Grande do Sul 2009, Juliana Mueller, de Esteio.

MORTE NA BR 116

O trânsito deixou mais uma ví­ti­ma fa­tal na BR 116, ontem à tarde. O motociclista Júlio César Reichert, de 37 anos, teve morte ins­tan­tânea após um grave acidente na divisa de Ivoti com Estância Velha. Ele dirigia a moto Suzuki 650 cilindradas IJT-1681, de Bom Princípio, que invadiu a pista contrária e colidiu contra o Fiat Uno IOE-4106, de Cam­po Bom, dirigido por Sinara da Silva.
Muito nervosa, a motorista, que vinha para Dois Irmãos, contou que Júlio se perdeu na curva e voou contra seu carro, caindo morto no chão. “Tentei desviar ao máximo para que ele não batesse no carro, mas não con­segui. Foi horrível. Estou muito nervosa, pois mesmo não tendo culpa, uma vida se perdeu. Gritei por socorro, mas não havia mais o que fazer. Ele caiu morto no chão”, relatou Sinara, pouco depois da batida. Ela es­ta­va vindo a Dois Irmãos fazer compras em uma loja de chocolates. “Gosto da cidade e tenho vários amigos em Dois Irmãos”, comentou a motorista do Uno.
O acidente aconteceu por volta das 15h45 e o trânsito ficou em meia pista no local. A Polícia Rodoviária Federal de São Leopoldo controlou o tráfego até a che­­gada do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Porto Alegre. “Por ter tido morte instantânea, não podemos re­mover o corpo sem que a perícia tenha feito o levantamento no local”, informou um policial rodoviário.
Por causa do acidente e da espera pelo trabalho da perícia, formou-se grande congestionamento até o início da noite, por volta das 19h. Júlio César era proprietário de uma empresa de churrasqueiras e residia em Bom Princípio. Casado e pai de um filho, era bastante conhecido em Dois Irmãos. O empresário dois-irmonense João Berlitz conhecia Júlio há 5 anos. “Ele instalava churrasqueiras. Aqui era conhecido de muita gente e prestou o serviço para pelo menos 30 famílias. É la­mentável o que aconteceu. Uma tragédia”, disse ele.

O asfalto parou (de novo!)

Quando foi asfaltada a VRS 833, en­tre Morro Reuter e Santa Maria do Her­val, o asfalto foi sendo feito no sentido de São José para Morro Reuter. Ao final, fal­tou um trecho de 1,6 km, que era a finalização da obra. Esse trecho é entre o Restaurante Wolf e a BR 116. Toda a beleza da obra foi por água abaixo, por­que para chegar da BR 116 até o asfalto, se anda 1,6 km abaixo de poeira (no ve­rão) ou barro (no inverno).
Esse pequeno trecho, que enfeia toda a obra, foi motivo de dezenas de reu­niões e discussões. E nunca era feito. Até que agora, com a participação de vários políticos, em especial Ademir Schnei­der, que é praticamente o pai desse asfalto até o Her­val, aquele pequeno trecho de barro e poeira começou a ser asfaltado. Todos ficaram contentes quando, em ja­neiro, a empresa Ipiranga, que ganhou a licitação pública, terceirizou a obra para a empresa Dobil, que começou a fazer o asfalto nos 1,6 km que faltavam.
De janeiro até hoje, tudo ia bem. Era máquina de todo tipo, trator, retro-escavadeira, era dinamitação e muitos homens trabalhando. Tinha uma poeira terrível. Ou um barro desgraçado. Mas estavam traba­lhando num ritmo acelerado e se via que já, já, iria terminar e ficaria tudo bonito.
Hoje, porém, tudo enfeiou de vez. As máquinas pa­raram e foram recolhidas. Os funcionários dispensados. E o asfalto voltou à estaca zero.
Qual a razão? Ninguém sabe. Nossa redação falou com várias pessoas e após muitos telefonemas, se conseguiu descobrir o seguinte: por incrível que pareça, não existe dotação orçamentária (dinheiro para essa obra) neste ano de 2009. A dotação era para o ano de 2010. E tudo que a empresa fez lá, até agora, de janeiro até hoje, fez sem receber. Em consequência, recolheu máquinas e pessoal.
Com essa trágica descoberta, começou uma bata­lha. Ademir Schneider, o pai da obra, pego de surpresa no Rio de Janeiro (onde participa, hoje, de um se­mi­nário) começou a ligar para todo mundo, para agilizar a solução. Por telefone ele disse, agora a pouco (16h15) que falou com o secretário de governo Daniel de Andrade. Após isso, falou com o diretor geral do Daer e a empresa responsável está indo lá, ainda hoje, para viabilizar uma solução técnica. Ademir não sabia o que estava ocorrendo, mas lembrou que se fosse dotação orçamentária, provavelmente se tentaria uma dotação emergencial.
Se isso não ocorrer, a obra vai parar geral. De tudo que lá foi feito, 45% estava pronto para colocar o asfalto e o restante era a base, já pronta.

FREI BOAVENTURA morreu nesta sexta-feira aos 89 anos

O bispo emérito de Novo Hamburgo, Dom Frei Boaventura Kloppenburg, de 89 anos, faleceu por volta das 14h30 des­ta sexta-feira. Ele estava internado desde o dia 26 de abril no Hospital Regina.

Segundo informações prestadas pela casa de saúde, a internação ocorreu de­vido uma infecção das vias aéreas. Ele tam­bém sofreu fraturas nas costelas há cerca de um mês.O corpo de Boaventura será velado a partir do final da tarde de hoje na Catedral São Luiz, de acordo com a secretaria da Diocese de NH. A missa de falecimento está marcada para às 16h deste domingo.

Em 1941, o então menino Carlos José (no­me civil) resolveu entrar na Ordem dos Frades Me­nores (OFM). Ele fez noviciado em Ro­deio-SC, onde recebeu o no­me Frei Boa­ventura. Cursou Teologia em Petró­polis (RJ) e sua ordenação sacerdotal foi em Bagé, em 1946. Lecionou Teologia Dog­má­tica em Petrópolis e dirigiu o Instituto Teológico Pastoral do Conse­lho Episcopal Latino-Americano, com se­de em Medellín, na Colômbia.

Em 1982, foi nomeado bispo, sendo ordenado em Rolante (RS), no dia 1º de agosto de 1982. Foi o primeiro bispo auxiliar de Sal­vador, na Bahia, e em 1986, bispo da Diocese de No­­vo Hamburgo, da qual faz parte Dois Irmãos.