terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Um grande 2010 pela frente

A cada ano novo a esperança se renova. A expectativa é sempre a melhor possível, e 2010 tem tudo para ser um ano literalmente nota 10! Nesta segunda-feira, o Jornal Dois Irmãos ouviu representantes de vários segmentos da sociedade para saber o que eles esperam do ano que está começando efetivamente hoje. E todos são unânimes em afirmar que 2010 vai ser melhor do que 2009.
A equipe do JDI compartilha desta expectativa positiva e espera poder relembrar lá em dezembro, na retrospectiva de 2010, os grandes momentos vividos pela comunidade ao longo deste ano. Boa sorte e feliz 2010!

Miguel Schwengber
Prefeito de Dois Irmãos

“O cenário para 2010 é muito positivo sob o ponto de vista da administração pública. Em primeiro lugar, não vamos ter a crise que atingiu todas as administrações no primeiro semestre do ano passado. Esse cenário agora está longe da gente. O Brasil está crescendo, os investimentos voltando e os níveis de arrecadação vão subir. Aliás, 2010 será um ano de muitas obras em Dois Irmãos com recursos federais. Conseguimos a aprovação de 3 milhões de reais em projetos em Brasília. Entre essas obras, está a construção de uma escola de educação infantil no Beira Rio, com recurso de 1 milhão e 300 mil. Também aprovamos 800 mil para asfaltar a rua Goiás, no São João; e conseguimos recursos para uma unidade básica de saúde no bairro Primavera, além de outra unidade que vamos construir com recursos próprios. Enfim, 2010 tem tudo para ser um ano muito bom”.

Adair Bohn
Prefeito de Morro Reuter
“Acredito que 2010 será melhor que 2009, principalmente na parte de arrecadação. E com isso o município poderá fazer mais investimentos importantes, como remodelação de praças, pavimentação de ruas e ginásios nas escolas. O primeiro ano de uma nova administração é sempre um ano de experiência, e o segundo já tende a ser bem melhor. A crise que vivemos em 2009 serviu como experiência. É claro que as coisas não vão voltar a ser como eram antes, mas já é alentador saber que teremos um ano melhor. Aliás, se conseguimos vencer 2009, que foi um ano de muitas dificuldades, vejo 2010 com bons olhos”.

Alan Caldas
Presidente do Consepro de Dois Irmãos

“Penso que 2010 precisa ser o ano em que Brigada Militar e Polícia Civil realmente se unam e trabalhem como um só aparto policial no combate ao crime. O Conselho de Segurança de Dois Irmãos, que é composto por pessoas que trabalham voluntariamente, acredita que o retorno da juiza Ângela Dumerque ao município foi um enorme avanço. Seu retorno curou a falha que foi deixar a comarca tantos meses sem magistrado, empilhando processos nos quais julga-se muitas vezes quem faz o mal aos bons moradores do município. O Consepro espera para este ano a continuidade do trabalho árduo e dedicado que tem sido feito pelo promotor Wilson Grezzana. E conclamamos pais e mães, padres e pastores, grupamento de bombeiros, Conselho Tutelar e outros que trabalham em função do bem, a unir-se para que possamos criar um município que seja realmente uma esperança de paraíso. Em 2009, especialmente no final do ano, Dois Irmãos foi vítima da ação de criminosos, e esperamos que neste 2010 o trabalho de cada um de nós possa diminuir a ação do mal e ampliar os efeitos do bem, da honestidade, da humildade e do progresso. Esta é a nossa esperança para 2010”.

Ademir Schneider
Diretor da Sulgás - Governo do Estado

“Espero que 2010 seja um ano melhor e que as eleições sejam a grande oportunidade para que a sociedade reflita e faça escolhas certas. É preciso que os políticos façam as transformações que o Brasil precisa e que estão pendentes há anos, como reformas estruturais, tributária e política. Esperamos também que haja mais justiça no campo político. O pacto federativo, por exemplo, tem de sair do papel. Quanto ao Governo do Estado, tenho certeza que 2010 será um grande ano. A governadora Yeda Crusius vai transformar o Rio Grande do Sul num canteiro de obras. Estamos confiantes de que ela conclua uma grande gestão, honrosa a todos os gaúchos”.

Vicente Bender
Presidente do Sindicato Patronal

“A gente espera que 2010 seja um ano de retomada para o setor de exportação de calçado. A nossa expectativa é de crescimento nos negócios. O dólar, com uma variação de 3 a 5 % para baixo em 2009, gerou prejuízos às empresas exportadoras em geral. Em Dois Irmãos, indústrias como Henrich, H. Kuntzler e Wirth, por exemplo, que são as maiores, sofreram muito com isso. Esperamos que em 2010 haja um equilíbrio do dólar, da variação cambial, dando maior segurança a quem é exportador. Também esperamos um crescimento do Brasil, e que o fabricante de mercado interno igualmente possa ter uma perspectiva de alavancar seus negócios”.

Padre Paulo Bervian
Pároco da Comunidade Católica

“As pessoas sempre esperam uma questão mágica, que aconteça isso, que aconteça aquilo... Magicamente não vai acontecer nada. Esperamos que as pessoas se empenhem, lutem acreditem, que tenham coragem de mudar coisas pessoais, internas, que são necessárias. As pessoas têm que assumir sua história, seu trabalho, sua família. Que as pessoas cada vez mais se deem conta de que cada um é protagonista da sua história, atuando de forma responsável a partir dos compromissos que assume.
As coisas vão mudando a partir da ação das pessoas. Toda verdadeira fé tem como correspondente a ação. Quanto melhor a fé, melhor a ação. Vamos trabalhar nessa área. Que as pessoas se sintam cada vez mais responsáveis dentro da sua área, sabendo que elas são protagonistas de um mundo melhor. Tudo vai melhorar a partir do momento em que as pessoas se comprometem, afirmando para si mesmo: ‘Eu vou agir, vou ser contribuinte, a comunidade pode contar comigo’. Essa é nossa verdadeira esperança ativa”.

Pastor Oscar Zimmermann
Comunidad
e Luterana de Dois Irmãos
“Sempre acreditamos em um ano bom, e isso não poderia deixar de ser diferente agora. A grande perspectiva é de que o povo valorize a sua fé e o amor de Cristo. O nascimento de um novo ano se torna importante para pessoas religiosas a partir do momento em que elas se dedicam às bênçãos, que passam a confiar na orientação, em Deus, e se dispõem a aceitar aquilo que vêm até elas. Para 2010, que mais pessoas aceitem este presente de Deus, um presente para o ano todo, diferente dos demais que com o tempo acabam esquecidos ou deixados de lado”.

Dom Zeno Hastenteufel
Bispo
da Diocese de Novo Hamburgo
“Nossa esperança é de que neste ano possamos desenvolver o nosso projeto de formação de lideranças da Diocese de Novo Hamburgo. Especificamente, temos a esperança de preparar novas lideranças. Teremos noites de reuniões e encontros, iniciando no dia 8 de março.
Todas as áreas pastorais virão com lideranças para entrar mais em cheio na missão. No dia 23 de maio teremos o grande encontro diocesano na Catedral São Luiz. Será o grande encontro de Missão Continental que acontece em nossa Diocese e também em toda América Latina”.

Os primeiros bebês de 2010


A cada novo ano a tradição se repete.
Famílias festejam a virada de ano, brindam a meia-noite e fazem votos de um ano de muita saúde, felicidade e grandes realizações.
Mas a chegada de 2010 foi ainda mais especial para as famílias das novas mamães Mari Raquel Hertz e Kátia Zimmermann.
O primeiro parto do ano de 2010 realizado no Hospital São José/Doctor Clin foi na manhã deste domingo, dia 3 de janeiro. Moradora de Morro Reuter, Mari Raquel Hertz deu à luz seu primeiro filho, Guilherme Manuel Correa, às 11h37. Pesando 3,600 kg e medindo 51 centímetros, o garoto Guilherme nasceu de parto normal. Na manhã desta segunda-feira, mãe e filho receberam alta. “O parto estava previsto para o dia 11, mas na noite do réveillon já senti as primeiras dores. O Guilherme não quis esperar e ontem pela manhã estourou a bolsa”, contou a nova mamãe, enquanto observava Guilherme nos braços do pai, Dilamar Correa (foto acima).
Também neste domingo, às 19h10, nasceu Bettina Rodrigues Zimmermann (foto abaixo), filha de Kátia Zimmermann e José Mauro Rodrigues dos Santos. Ela nasceu de cesariana pesando 2,750 kg. Mãe e filha seguem no Hospital São José/Doctor Clin e devem receber alta amanhã à tarde.