sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Falta de informação atrasa o asfalto da Estrada Sapiranga

Prefeitura não sabia que a drenagem da estrada já havia sido feita no governo anterior



Entra ano, sai ano, e os moradores continuam enfrentando muita poeira ao passar pelas estradas que ligam Dois Irmãos aos municípios de Sapiranga e Campo Bom. A novela que se estende há anos parecia começar a ter fim no dia 20 de outubro do ano passado, quando políticos de Dois Irmãos e Sapiranga anunciaram a liberação de 319 mil e 500 reais para o início da obra da Estrada Sapiranga (foto). O valor refere-se à primeira parcela da verba de 1 milhão adquirida através de uma emenda do deputado federal Renato Molling no Orçamento da União. Porém, três meses depois, o lado pertencente a Dois Irmãos continua do mesmo jeito - cheio de buracos e poeira. Pelo lado de Sapiranga, o trabalho de alargamento da pista foi iniciado há poucas semanas.
Nos últimos dias, o Jornal Dois Irmãos recebeu ligações de leitores questionando sobre o asfaltamento da Estrada Sapiranga. Segundo Paulo Brachtvogel, chefe de gabinete do prefeito Miguel, a obra está parada porque a prefeitura não sabia que a drenagem da estrada já havia sido feita pelo governo anterior. “Tínhamos encaminhado um edital, mas a previsão era de que vários funcionários da prefeitura entrariam em férias no final do ano. A princípio, achávamos que teríamos que fazer a drenagem da pista. Só depois ficamos sabendo que a drenagem já tinha sido feita pelo governo anterior. A demora aconteceu por isso e o trabalho teve que ficar um mês parado enquanto engenheiros faziam o levantamento da Estrada Sapiranga”, explica o chefe de gabinete do prefeito.
A primeira parcela de R$ 519.575,17 foi depositada ainda em outubro. Segundo Paulo, um novo edital foi lançado no último dia 19 e a abertura de propostas deve ocorrer em 4 de fevereiro. “Acredito que as obras de asfalto devem iniciar dia 10 de fevereiro. O prazo para o término é em 90 dias”, afirma ele. O trecho a ser asfaltado é de 2,2 quilômetros e vai até a divisa com Sapiranga.

Falta de prestação de contas
atrasa Verba da Campo Bom
Em dezembro passado também foi assinada a liberação do recurso do Governo do Estado para a conclusão do asfalto da Estrada Campo Bom.
Porém, o município ainda não recebeu o recurso porque, segundo o chefe de gabinete, o Departamento Municipal de Assistência Social não encaminhou ao Governo do Estado a prestação de contas até o prazo estabelecido. “Temos a minuta assinada com o governo, mas tivemos um problema relacionado à Assistência Social, que perdeu o prazo para a prestação de contas. Encaminhamos esse material na semana passada e o assunto deve ser resolvido nos próximos dias”, explica Paulo.
O trecho a ser asfaltado na Estrada Campo Bom é de 2,6 quilômetros. O valor total da obra é de aproximadamente 2 milhões de reais, sendo R$ 1,5 milhão oriundos do Governo do Estado.
O chefe de gabinete diz que a situação deve ser resolvida nos próximos dias e que a obra de asfaltamento da Campo Bom deve iniciar ainda no primeiro semestre. “Nós temos a garantia de que assim que tudo estiver resolvido com o CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) vamos receber a primeira parcela da obra. A partir daí, já iremos encaminhar a licitação e inicia a obra. Isso deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano”, informa Paulo.

Gerson Fauth, geólogo: “Tremores como o do Haiti não podem ser gerados no Brasil”

Passada mais de uma semana, os olhos dos mundo continuam voltados para o Haiti.
O país caribenho foi atingido por um terremoto devastador no último dia 12 e já contabiliza mais de 75 mil mortos. Milhares de sobreviventes ainda estão à espera de ajuda, não importa da onde venha. O tremor entrará para a história como uma das maiores tragédias da humanidade.
De acordo com o levantamento feito pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), que mantém dados sobre terremotos desde o ano 1900, o tremor mais mortífero da história ocorreu em 1976, na cidade de Tangshan, província de Heibei, na China. Lá, cerca de 255 mil pessoas morreram, o equivalente à população de uma cidade como Novo Hamburgo.
O Jornal Dois Irmãos entrevistou Gerson Fauth (foto acima), geólogo, professor do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Unisinos e doutor em Geologia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, para esclarecer dúvidas e saber se há chance de abalos desta magnitude ocorrerem no Brasil.

O que está acontecendo no mundo?
Prof. Gerson -
Nada de diferente. Terremotos, vulcanismos e quedas de blocos, que ocorreram nas últimas semanas, ocorrem desde o início da Terra, a 4,6 bilhões de anos. A Terra é extremamente dinâmica e está constantemente em movimento. Só para exemplificar, a 250 milhões de anos atrás todos os continentes estavam grudados e América do Sul, África, Antártica, Europa, Ásia e Austrália constituíam o supercontinente Pangéia. A sua separação provocou grandes terremotos. Hoje, estes continentes continuam se afastando e a provocar tremores de terra e vulcanismos. A superfície da Terra é recortada por placas tectônicas, semelhantes a gomos de bola de futebol. A diferença que os “gomos da Terra” estão em movimento, o que provoca o afastamento e choque entre as placas. Exatamente neste momento ocorrem os tremores de terra com diferentes intensidades.
Quais as possibilidades de isso ser um ciclo e ocorrer em vários lugares?
Prof. Gerson -
Somente poderá ser um ciclo se estiver no mesmo contexto geológico, ou seja, se aquela série de sismos ocorrerem relacionadas a mesma placa tectônica. Um terremoto de grande intensidade nunca está sozinho, sempre ocorrerão pequenos sismos associados. No Haiti foi assim também, 24 horas após a grande catástrofe houve o registro de 32 abalos sísmicos. Ontem (quarta-feira), dia 20, voltou a ocorrer um terremoto de grande magnitude, mas gerado a uma grande distância de Porto Príncipe.
O Brasil também é propício à incidência desse fenômeno?
Prof. Gerson -
Tremores de terra como o do Haiti não podem ser gerados no Brasil, pois estamos no centro de uma placa tectônica Sul-Americana. Os terremotos registrados no Brasil estão vinculados a grandes abalos ocorridos no meio do oceano Atlântico, onde existe a separação da placa Africana e Sul-Americana, e no choque das placas Sul-Americana com Nazca (região andina). 90% dos Terremotos ocorrem em regiões onde existem choques de placas.
Soube-se que dia 17, cinco dias após o terremoto do Haiti, houve um tremor na Argentina, de 6,3 graus na escala Richter. Por que o tremor é registrado em locais onde nunca ocorreu?
Prof. Gerson -
Não é verdade que foi registrado em locais onde nunca ocorreu. O Haiti e o oeste da Argentina estão sobre locais onde ocorrem choques de placas tectônicas e, portanto, são propícias a terem terremotos. O que pode ter ocorrido é um longo período de ausência de terremotos de grandes intensidades na região. No caso do Haiti, existem registros de terremotos de grandes magnitudes em 1946, 1842, 1751, 1770.

O Rio Grande do Sul está livre disso?
Prof. Gerson -
Terremotos como o que ocorreu no Haiti no último dia 12 não podem ocorrer no Rio Grande do Sul. Recentemente houve registros de tremores na Serra gaúcha, mas estes tremores podem estar vinculados a um assentamento de terra.
Tem algo a fazer para prevenir isso?
Prof. Gerson -
O ideal seria que a população que vive em locais de choques de placas tectônicas tivesse acesso a tecnologias contra os terremotos para construção de suas casas. Se o mesmo terremoto do Haiti ocorresse no Japão, por exemplo, o desastre seria infinitamente menor. O Japão está localizado em uma região onde existem choques de placas tectônicas e registra terremotos quase que diariamente em seu território. Mas eles desenvolveram tecnologias para construírem prédios estáveis e contra os terremotos.
O que resulta no tremor de terra?
Prof. Gerson -
Seria o choque ou o afastamento entre as placas tectônicas. Isto provoca ondas de energia, que ao atingirem a superfície da terra provocariam o tremor de terra.
A energia liberada no terremoto do último dia 12, no Haiti, foi equivalente à de 30 bombas nucleares como a de Hiroshima.
Toda esta energia foi liberada em apenas alguns segundos a 10 km de profundidade.
Quando ocorre?
Prof. Gerson -
Não existe nenhum sistema que possa prever terremotos hoje. Sabemos muito pouco sobre a máquina que aciona estes terremotos.
A causa dos terremotos tem alguma coisa a ver com a exploração de petróleo?
Prof. Gerson -
Não. Os terremotos não possuem vínculo com a ação humana. Exceto quando existe a detonação de uma bomba atômica.
Existe algum site na internet que tenha o histórico dos terremotos?
Prof. Gerson -
http://earthquake.usgs.gov/ . Neste site estão todos os terremotos, inclusive o que acaba de ocorrer no Haiti. Eles possuem todos os dados sobre o ocorrido.




JDI recebe a visita da presidente da Câmara


O Jornal Dois Irmãos recebeu na manhã desta quinta-feira a visita da presidente da Câmara de Vereadores, Tânia da Silva (PMDB). Ela é a primeira mulher a assumir o comando do Poder Legislativo no município em 50 anos de história política. Tânia esteve acompanhada do ex-vereador Flávio Müller, o Yanes (foto), que foi chamado por ela para trabalhar como diretor legislativo. Yanes tem no currículo quatro mandatos como vereador e será uma espécie de “braço direito” da nova presidente, que aproveitou a visita ao JDI para contar como pretende trabalhar ao longo do ano.

Como será sua presidência?
Tânia -
Pretendo dar seguimento ao trabalho do Sérgio (Fink, presidente em 2009), que foi de valorização do Poder Legislativo. As pessoas aprenderam a ir na Câmara. Pretendo conversar com todos os vereadores. Tenho a intenção de levar as sessões aos bairros, para ouvir a comunidade, saber suas necessidades, ver o que já foi feito e o que precisa fazer.
A oposição - leia-se PMDB, PP e PSDB - vai continuar unida em 2010?
Tânia -
Acredito que sim. Mas eu não gosto de falar em “oposição”. Nós somos pessoas que têm um mesmo pensamento, um mesmo direcionamento. Nós temos afinidade de ideias. Quero sentar com todos os vereadores para conversar, trocar ideias. Ninguém faz nada sozinho. Temos que agregar.
E como será sua relação enquanto presidente com o prefeito Miguel?
Tânia -
Acredito que será uma relação de muito respeito e diálogo. Nós podemos ter ideias diferentes, mas todos queremos o bem da comunidade. E acredito que a nossa relação será muito tranquila.
Em 2009, o presidente Sérgio Fink queria construir um prédio próprio para o Poder Legislativo, mas não houve entendimento. A senhora pretende retomar a iniciativa?
Tânia -
A construção não era um desejo só do Sérgio; era de todos os vereadores na época. Mas como a gente não iria ouvir o povo, que foi quem nos elegeu? Não queremos bater de frente com ninguém, e na época as pessoas entenderam que não era necessário. A verdade é que o espaço da Câmara é pequeno. Hoje não podemos receber ninguém em separado, não temos salas para as bancadas e somos obrigados a atender as pessoas no meio de todo mundo. Por isso, é algo que a gente vai voltar a conversar. Não é luxo que nós queremos, mas melhores condições de trabalho para atender a comunidade.
Quer deixar algum recado?
Tânia -
Quero convidar, ou melhor, convocar a comunidade para participar das sessões. As pessoas precisam saber o que acontece na vida política da cidade. Estamos à disposição da população, que pode enviar sugestões, dar ideias ou fazer críticas... E sempre tem cafezinho, chazinho e chimarrão por lá!

Torneio de Verão começa com 36 gols em 4 partidas


O Torneio de Verão de Futsal 2010 começou nesta quarta-feira, no Ginásio Santa Cecília. A rodada de abertura registrou 36 gols em quatro jogos. Destaque para a goleada do Atlético Juniors, de Novo Hamburgo, que aplicou 11 a 2 no Panathinaikos, de Morro Reuter.
A competição deste ano marca a volta do Martelinho (foto), equipe que ficou famosa na cidade na década de 90, sob o comando de Roberto Stoffel, o Padeiro. Com um grupo renovado, o Martelinho estreou ontem contra o atual campeão do Torneio de Verão, o Máquina Jovem, de Ivoti. E a equipe dois-irmonense fez bonito, ou melhor, como disse o atleta Paulinho Callai depois do jogo, “o Martelinho martelou” e venceu por 6 a 5.
Nos outros jogos da noite, o Interaços (Estância Velha) derrotou o Panela (Novo Hamburgo) por 5 a 4 e o Santa Catarina goleou o Bento XVI por 4 a 0, no único confronto entre duas equipes de Dois Irmãos.
O jogador Sérgio, do Atlético Juniors, foi o artilheiro da primeira rodada, marcando quatro gols.
RESULTADOS DE ONTEM
Martelinho 6 x 4 Máquina Jovem

Gols: Tsuguinha-2, Rodrigo, Marcinho, Bruno e Kiko (M); Miséria, Ernesto, David e Pica (MJ).
Interaços 5 x 4 Panela
Gols: Jonathan-2, Cléber-2 e Marcos (I); Jéferson, Léo, Rafael e Lori (P).
Santa Catarina 4 x 0 Bento XVI
Gols: Mantega-3 e Jonas (SC).
Atlético Juniors 11 x 2 Panathinaikos
Gols: Sérgio-4, Jéferson Petry-2, Elisandro-2, Édson e Jackson-2 (AJ); Ramon e Renato (P).


PRÓXIMA RODADA (22/01)
Ginásio Santa Cecília

19h30- Chico/Agafarma x U.D.C./Fanáticos
20h20- Bola de Ouro x Motoca
21h10- Unidos da Vila x Rick Futsal
22h- Chacal x JK Segurança