quinta-feira, 9 de julho de 2009

Conselho Antidrogas é reativado depois de 8 anos em Dois Irmãos


A droga é um dos grandes problemas da atualidade em todo país, inclusive, em Dois Irmãos. Novos dependentes surgem a cada dia e o consequente aumento da criminalidade preocupa a comunidade.
Para combater o problema, Dois Irmãos reativou na última segunda-feira o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). O encontro realizado na sede da Assistência Social contou com a participação de representantes de várias entidades locais. O trabalho do COMAD envolverá escolas, comunidades religiosas, Polícia Civil, Brigada Militar, Conselho Tutelar e poder público. Na reunião, chegou a ser escolhida uma diretoria, que deve ser confirmada na próxima reunião. O presidente seria o pastor Rafael Wilske; com Nelson Moraes, da Igreja Assembléia de Deus, de vice-presidente; e Tânia Stein de secretária.
Durante o encontro de segunda-feira, Jailton Proença de Lima, da Assistência Social, destacou a importância da reativação do conselho criado em 2001. “Precisamos traçar projetos de prevenção e repressão à droga. E para isso, precisamos de um grupo ampliado com representantes de vários setores. Com o conselho funcionando, também vamos poder criar projetos e conseguir recursos”, comentou Jailton. O grupo também já está discutindo a ideia de criar uma semana municipal contra as drogas.


OPINIÃO
Evair John
Inspetor da Delegacia de Polícia
“Estas ações são importantes
para tentar minimizar o problema. No nosso dia-a-dia, trabalhamos em cima da repressão, principalmente ao traficante, mas estamos dispostos a colaborar. A polícia pouco pode fazer com o usuário, a lei de tóxico visa punir o traficante. O usuário é tratado como um doente. Hoje nós também temos ausência de informações sobre o tratamento do dependente. Precisamos de mais conhecimento para poder orientar os pais”.


Tenente Nilton Tavares
Comandante da Brigada Militar

“A BM trabalha a repressão nas ruas, mas também a parte preventiva. Temos o Proerd, que é desenvolvido para jovens e desde o ano passado para pais. Também já podemos ministrar aulas para crianças de educação infantil, mas hoje não conseguimos. O jovem não pode pensar que a droga é boa, pode ser hoje, mas amanhã será um problema terrível. O crime é organizado e quem ganha dinheiro é o traficante. O infeliz é o usuário, que rouba e até mata pela droga. Com o COMAD, poderemos desenvolver várias atividades no sentido da prevenção”.


Rafael Wilske
Pastor da Comunidade Luterana

“Na nossa comunidade nos preocupamos muito com o problema da droga. Nós temos um grupo de jovens e sempre estamos orientando eles. Se por acaso um dia algum deles se envolver com as drogas, não será por falta de informação. Precisamos nos unir e fazer um bom trabalho no conselho”.


Márcio Slaviero
Secretário Municipal de Saúde
“Estamos buscando números no Postão, mas infelizmente eles não vão bater com a realidade que temos. As pessoas não estão se tratando com a gente, ou talvez estejam buscando ajuda em algum outro grupo. Logo estaremos trazendo o Caps (Centro de Atenção Psicossociais) para Dois Irmãos. Talvez a partir disso, os problemas comecem a chegar até nós. Temos que trabalhar na prevenção e repressão, e fornecer ajuda para essas pessoas se tratarem”.