quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Juíza Angela Dumerque deixa Dois Irmãos dia 8


A juíza Angela Roberta Paps Dumerque, 40 anos, vai deixar Dois Irmãos no próximo dia 8 de setembro.
Ela responde pela Comarca - que ainda abrange Morro Reuter e Santa Maria do Herval - até o dia 7. Depois, será transferida para a Comarca de Marcelino Ramos.
- A transferência foi decisão da Corregedoria. Recebi a notícia já em março, mas como meu desejo era permanecer em Dois Irmãos, recorri ao Conselho Nacional de Justiça. A decisão ainda não saiu e, portanto, existe uma possibilidade de retornar para Dois Irmãos - diz ela.
Com a transferência, a Comarca de Dois Irmãos ficará sem juiz titular. A juíza de Portão, Márcia Regina Frigeri, virá apenas uma vez por semana para despachar no Fórum.
- Como ainda não saiu a decisão do Conselho Nacional, por enquanto não haverá juiz titular. A minha preocupação, assim como a de todos, é de que a situação possa sair do controle. Faço audiências todos os dias e encaminho de 400 a 500 processos por semana, além de 40 a 50 sentenças por mês - comenta a magistrada que está deixando a cidade.
Angela atua como juíza há 13 anos e está em Dois Irmãos desde 2003. Antes, trabalhou nas comarcas de Dom Pedrito, Santo Antônio da Patrulha e Palmares do Sul.
COMUNIDADE ORDEIRA
Depois de quase seis anos em Dois Irmãos, a juíza Angela elogia a comunidade dois-irmonense e garante que deixará a cidade levando boas lembranças.
- Em nenhuma outra comarca que trabalhei me senti tão bem exercendo o cargo como aqui. A comunidade se porta de forma ordeira, adequada e respeitando as autoridades. Nunca precisei mandar prender ninguém por desobediência, como ocorreu em outros lugares. Também temos um grupo de advogados competente e que colabora - elogia a juíza.
- Quando assumi a Comarca de Dois Irmãos, minha intenção era ficar muitos anos nela, e para me manter imparcial, me mantive afastada do convívio social. Hoje, vejo que deixei de fazer amigos e de ter tido contato com pessoas que me identifico. Mesmo assim, fiquei surpresa com o apoio que recebi de políticos, entidades e das pessoas. Talvez, isso seja resultado da minha imparcialidade - acredita ela.

GRANDES MUDANÇAS
A juíza fala, orgulhosa, das mudanças conquistadas pelo Poder Judiciário nos últimos anos.
Uma delas foi criar uma nova cultura de comunidade, tornando cada um responsável por seu destino.
- No início de cada processo, tento primeiro o acordo, decisão que vem aumentando ano a ano pelas partes. Não quero que a juíza seja aquela luz que vai vir e decidir o futuro de cada pessoa. Eu entrego o destino das pessoas para elas. Elas devem decidir o que é melhor. Acredito no acordo - diz a doutora Angela, destacando ainda a mudança no perfil de atendimento no Fórum dois-irmonense.
- Anos atrás as pessoas eram rechaçadas no atendimento, era como se estivessem fazendo um favor para a comunidade. Hoje, temos um bom atendimento no balcão e os outros funcionários também seguem isso. Eu prezo pela gentileza – garante a doutora Angela.
A juíza lembra que o próprio ambiente de trabalho teve mudanças na estrutura, com reforma e pintura.
- Outra grande conquista, independente se eu estiver aqui ou não, será a construção do novo Fórum. Semana passada ainda fui no Tribunal de Justiça e a licitação está em andamento. A construção está garantida - comemora ela, feliz pelo trabalho que desempenhou até aqui.

Câmara faz apelo pela VRS 873 e aprova auxílio a universitários


A Câmara de Vereadores de Morro Reuter aprovou na noite de terça-feira uma moção de apelo ao Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) para a conclusão do asfalto na VRS 873. O documento foi assinado por todos os vereadores.
A promessa do Governo do Estado é concluir o trabalho até o final do ano. Depois da fortes chuvas que atingiram a região há duas semanas, o asfaltamento foi interrompido para a colocação de canaletas e para a construção de um muro de contenção na lateral da rodovia.
Na semana passada, os prefeitos de Morro Reuter, Adair Bohn, e de Santa Maria do Herval, Rodrigo Fritzen, estiveram em Porto Alegre para reivindicar o término da obra.
Para o vereador Romeo Schneider (PDT), a situação é caótica e os prejuízos são “incalculáveis”, principalmente para quem vive do turismo.
- A situação está tão ruim que os próprios comerciantes contrataram um pessoal para tapar os buracos na manhã de domingo - comentou ele.
Inconformados com o estado precário da estrada, os donos dos restaurantes Wolf, El Paradiso e Café Walachai resolveram agir por conta própria na manhã do último domingo. Eles contrataram três operários para realizar uma operação “tapa-buraco” de emergência, conforme notícia publicada na edição de segunda-feira do Jornal Dois Irmãos.
O vereador Vanderlei Behling, o Pitcha, também lamentou a situação da VRS 873:
- O problema da VRS é igual ao problema da LIC (Lei de Incentivo à Cultura): Uma vergonha!


Associação dos Universitários
de Morro Reuter receberá
3.700 reais/mês até dezembro
Os vereadores também aprovaram ontem, por unanimidade, o projeto de Lei 070/2009, que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio mensal de R$ 3.700,00 à Associação dos Universitários de Morro Reuter (Aumore) até dezembro.
A vereadora Juliana Zimmer (PTB) cobrou que para o próximo ano seja revista a questão dos estudantes que vão de carro para a universidade e que até o ano passado recebiam uma ajuda para pagar o combustível. No início deste ano, a prefeitura suspendeu este auxílio, justificando que ele era “ilegal” por não constar nos termos do convênio.
Na época, o secretário municipal da Fazenda, Afonso Bastian, informou que havia, inclusive, a possibilidade de devolução destes recursos por não haver comprovação do auxílio. Por isso, o município teve que suspender o repasse, podendo ajudar apenas os alunos transportados de ônibus.
- A prefeitura disse que iria estudar alguma alternativa para também ajudar os estudantes que vão de carro, mas, para nossa surpresa, no projeto não veio nenhuma alteração. Espero que para o ano que vem esses alunos sejam incluídos - comentou a vereadora Juliana.

Semana para ajudar a Apae


Em comemoração à Semana Nacional das Pessoas com Necessidades Especiais, que acontece de 21 a 28 de agosto, os alunos da Apae de Dois Irmãos estão vendendo banquinhos de madeira e bloquinhos feitos com papel reciclado durante as oficinas da entidade. A venda segue até sexta-feira na loja da Apae, na Av. São Miguel, das 8h30 às 11h15 e das 14h às 16h30. Na foto estão Diego, Patrícia, Tiago e Gabriela, com os belos trabalhos confeccionados pelos alunos da Apae durante as oficinas educativas.

Morro recebe Fogo Simbólico


A centelha do Fogo Simbólico chegou a Morro Reuter no final da manhã de ontem e abriu as festividades da Semana da Pátria. A solenidade aconteceu na sede da Brigada Militar e contou com a presença do prefeito em exercício Harri Becker, da secretária de Educação, Cristiane Hinterholz, do chefe de gabinete Patrício Stoffel, do presidente da Câmara de Vereadores Lauri “Caçamba” Kaefer, de Jéferson Smaniotto, da Emater, e de alunos do projeto Bom Dia Escola, da creche Gente Miúda e da escola municipal Edvino Bervian.
A chama do Fogo Simbólico foi trazida pelo representante oficial da Liga da Defesa Nacional, Eloir Silva dos Santos, e um representante da Aeronáutica. A chegada aconteceu em frente à prefeitura, por volta das 11h, e dali a chama foi conduzida pelo Centro até a sede da BM. Em seguida, Harri e Eloir acenderam a pira da pátria. “Esta é uma centelha de esperança, e que nos convida a voar. Que todos voem alto no sentido de realização de seus sonhos. Vocês, crianças, são a semente de hoje e o fruto de amanhã”, disse Eloir.
O Desfile Cívico de Morro Reuter será realizado no dia 5 de setembro, às 15h, na Rua Independência.