quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Na cadeira de prefeito


Mauro Rosso, 47 anos, é natural de Faxinal do Soturno, 4ª Colônia. Casado com Adriana Orlandi, tem dois filhos: Pietro, de 17 anos, e Julio, de 4. É filiado ao PDT há mais de 20 anos e mora em Dois Irmãos desde 1996. Formou-se Técnico Florestal, depois em sociologia e parapsicologia. Já trabalhou no Hospital Centenário de São Leopoldo, na Febem como sociólogo, foi assessor parlamentar e atuou no comércio em Dois Irmãos. Na política, candidatou-se a vereador por São Leopoldo em 1999 e sempre atuou na comissão executiva do partido. Nas eleições de 2008, Mauro foi eleito vice-prefeito. Com as férias do prefeito Miguel Schwengber, até o fim de janeiro ele será o prefeito em exercício de Dois Irmãos .No início da tarde de quarta, ele recebeu o Jornal Dois Irmãos:

Como é sentar na cadeira de prefeito?
Mauro Rosso -
Eu já vinha dando acompanhamento ao Miguel e já ocorreram pequenas substituições, de um, dois dias. Encaro tudo com muita naturalidade. Tenho consciência de que o município precisa de cuidado, e nestes dias vou dar continuidade ao trabalho do Miguel, com muita serenidade.
Qual é o estilo Mauro Rosso de governar?
Mauro Rosso -
Sou mais objetivo. Tem que ter resultados. Tem muita coisa que precisa ter agilidade, e outras precisam ter mais maturação.
Muito diferente do estilo Miguel?
Mauro Rosso -
Não sei...(risos) Fica a critério de vocês avaliarem. Para mim, se é sim, é sim, se não, é não. Não tem que enrolar! Como falei antes, tem assuntos que precisam de maturação, mas na regra geral gosto de agilidade.
O senhor pretende sair bastante do gabinete?
Mauro Rosso -
Só fico aqui quando a regra me obriga. Gosto de acompanhar as coisas. Estou sempre atento ao que ocorre lá fora; atento às críticas. Acompanho as secretarias, estou em contato direto com o público. A gente ouve muita coisa, aprende muito, recebe indicações e tem a oportunidade de esclarecer.
O que ficou definido da reunião que senhor teve ontem com o secretariado municipal?
Mauro Rosso -
Primeiro, dar continuidade ao trabalho, corrigir algumas coisas e acelerar outras que têm prioridade, como lançar o edital do postinho no bairro São Miguel e ver a questão da limpeza pública. Mesmo com várias situações, como pessoal em férias, temos que dar uma resposta mais imediata. Estivemos focados muito no Natal, e determinadas ações ficaram pendentes, por isso tem de ser retomadas com urgência. Tem muitas coisas boa que vão acontecer este ano.
Quais ações pontuais o senhor pretende encaminhar?
Mauro Rosso -
Lançar o edital do Postinho do bairro São Miguel; colocação de dutos na estrada Sapiranga; pavimentação no Beira Rio, entre outras coisas.
O que é mais urgente para fazer no município neste momento?
Mauro Rosso -
Mais urgente é dar uma organizada na cidade, fazer uma limpeza, dar uma cuidada, isso em primeiro lugar. Depois, tem também a questão do Cemitério Municipal, que queremos tirar lá de cima (Picada Verão).
Como será sua relação com a Câmara de Vereadores?
Mauro Rosso -
Será uma relação em perfeita harmonia. A questão não é pessoal. Se precisar de uma discussão mais crítica, eu farei. Mas nós temos que sentar, conversar, tudo dentro de uma normalidade.
Vai enviar muitos projetos para sessões extraordinárias?
Mauro Rosso -
Se não me engano, a primeira sessão extraordinária será nesta quinta-feira, às 18h. Pretendo encaminhar alguns projetos de suplementação e um ajuste contábil que tem de ser feito.
Qual a análise que o senhor faz do o primeiro ano da administração PT/PDT em Dois Irmãos?
Mauro Rosso -
Em poucas palavras não dá para dizer toda experiência que se adquiriu neste primeiro ano de administração. Essa experiência mostra muitas novidades, curiosidades. Foi uma tomada de consciência das principais carências e demandas do município. Dentro do que dispúnhamos, foi tranqüilo, bem produtivo. A gama de interesses é heterogênea e as necessidades não esgotam.
A propósito, como anda relação entre os dois partidos?
Mauro Rosso -
Tranqüila. O PT é um partido bem consolidado, mas não posso falar por eles. Sei que o PDT é um partido maduro, tem uma ideologia, uma essência. A gente sabe aonde quer chegar.
É verdade que pretende concorrer a deputado estadual?
Mauro Rosso -
É verdade. A região merece mais um candidato. Tem quatro, cinco por aí, porque não mais um? (risos). Posso botar meu nome, qualquer cidadão pode, então vou concorrer. Gosto de política e acredito que as transformações sociais só ocorrem com a política. Não tem vácuo nesse processo. Estou tranqüilo, sempre com a meta de vencer, e tudo é possível. Na vida tem que saber viver e tem que saber jogar. Correr o risco, com naturalidade.
Vai dar saudade da cadeira de prefeito depois das férias de Miguel?
Mauro Rosso -
Não. Estou acompanhando sempre o trabalho do prefeito Miguel, fico no gabinete aqui ao lado. A vaidade em mim está muito bem administrada. O balão não enche, nem esvazia.
Pensa em concorrer nas eleições municipais de 2012? Prefeito, vice ou vereador?
Mauro Rosso -
Não. É muito prematuro para falar sobre isso. O futuro é o futuro. Não tem nada definido por enquanto. O agora é agora.

Miguel Arnold vai ser ordenado padre dia 22


No dia 22 de janeiro, às 20h, será realizada a ordenação sacerdotal do dois-irmonense Miguel Arnold, 25 anos.
A celebração acontece na Igreja Matriz de São Miguel, com a presença do bispo Dom Zeno Hastenteufel e participação de vários padres da Diocese de Novo Hamburgo. A primeira missa do novo sacerdote está marcada para o dia 24, às 8h30, também na Igreja Matriz.
Filho de Maria e Roque Arnold (já falecido), nascido em uma família com dez irmãos, Miguel conta que desde pequeno participava das celebrações religiosas. Foi coroinha e integrou o grupo de jovens CLJ. “Participando do CLJ, passei a ter uma experiência mais espiritual e comecei a me perguntar o que eu realmente queria fazer”, comenta ele.
Em 2001, então com 16 anos, Miguel ingressou no Seminário Maria Auxiliadora, em Dois Irmãos. Ficou um ano e meio, depois voltou para casa para “discernir melhor sobre a vocação”, como mesmo diz. Fora do seminário, Miguel trabalhou no Grupo Herval. “Tinha um emprego e um salário bom, mas comecei a ver que aquela vida não me preenchia. Eu sentia um vazio interior. Percebi que deveria buscar algo mais, e vi esse algo mais na vida sacerdotal”, diz o jovem.
Em 2004, Miguel passou por um período de aconselhamento com padres, até decidir por sua vocação. Foi, então, estudar dois anos em São Paulo. Em 2006, a pedido do bispo da Diocese de Novo Hamburgo na época, Dom Osvino Both, Miguel foi enviado para estudar Teologia em Roma, na Itália, onde permaneceu por três anos. Voltou ao Brasil em junho passado e no mês de agosto foi ordenado diácono, passando a atuar na paróquia de Parobé. Aliás, é neste município que ele deve permanecer após sua ordenação como padre.
Apesar da sua juventude, Miguel tem pleno conhecimento da importância do sacerdote na vida em comunidade. “Em um mundo onde muitos estão desencontrados, o padre assume o papel do líder que pode responder essa inquietação que as pessoas sentem, fazendo a ponte entre Deus e os homens”, ensina o diácono.
Na sua opinião, o maior desafio que se impõe nos dias de hoje é propor ao indivíduo uma reflexão mais profunda sobre a vida e o mundo. “Vivemos numa sociedade em que a visão do sobrenatural se perdeu. Hoje as pessoas têm uma visão muito horizontal de tudo, imediatista demais; só pensam no agora. E o desafio do padre é indicar valores que as pessoas possam seguir na sua vida”, diz Miguel.
Segundo o futuro padre, o ser humano precisa rever seus conceitos sobre a felicidade. “Como diz Santo Agostinho, todo homem traz dentro de si uma inquietação pela busca da felicidade. Hoje em dia, porém, as pessoas buscam cada vez mais uma felicidade em coisas que não correspondem ao que realmente faz bem ao homem. E isso acaba criando um vazio interior, uma decepção muito grande”, comenta Miguel, que espera poder ajudar as pessoas a encontrar a verdadeira felicidade no caminho do Deus.

Missa e almoço festivo dia 24
Miguel Arnold celebrará sua primeira missa no dia 24 (domingo), às 8h30, na Igreja Matriz. Depois, ao meio-dia, haverá grande almoço festivo com churrasco na sede do União. O evento é aberto a toda comunidade e os cartões já estão à venda por 15 reais na secretaria paroquial e com familiares do novo padre. Informações e reserva de cartões pelos telefones 3564-6542 e 9349-3025. Além do dia 24, Miguel também celebrará missas na cidade nos dias 30 e 31 de janeiro.

Unidos da Sexta faz 21 anos



O Clube Festivo Unidos da Sexta completou 21 anos de fundação no dia 6 de janeiro. Para comemorar mais um aniversário, a equipe disputou um amistoso festivo no último domingo, no União, contra seu tradicional rival Flasch Bier. A partida terminou empatada em 1 a 1 e depois a festa seguiu com churrasco e cervejada durante toda tarde.
Em campo, as duas equipes protagonizaram um confronto equilibrado. O Flasch Bier abriu o placar no primeiro tempo, com gol do atacante Urso - que curiosamente disputou o Campeonato Municipal 2009 pelo rival. O Unidos da Sexta, aliás, chegou a desperdiçar um pênalti ainda no primeiro tempo.
Na volta para a etapa final, já debaixo de muita chuva, o Unidos da Sexta contou com um reforço ilustre: Roque Blume, o famoso Lins, presidente do União, que comandou a reação da equipe. O empate veio já nos primeiros minutos do segundo tempo e a pressão pela virada continuou até que, em função da chuva torrencial, o próprio Lins solicitou ao árbitro que encerrasse a partida por volta dos 30 minutos. Nos bastidores, no entanto, circula o boato de que o jogo teria sido interrompido por pressão do Flash Bier, que dava sinais de não suportar a pressão do Unidos da Sexta.
Polêmica à parte, o clima festivo seguiu depois do jogo com o tradicional churrasco de confraternização entre integrantes do time e seus familiares. Foram servidos mais de 80 almoços, sem contar aquela cervejinha gelada - dizem que a conta passou (e fácil!) das dez caixas.
Atualmente, o Unidos da Sexta tem na presidência Eduardo Lampert. Além de atuar como time festivo, o clube tem grande participação na venda de rifas do União, realiza seu tradicional meio-frango em meados de agosto, conta com um grupo de Kerb e agora também está trabalhando na conclusão da sua sede, que será ponto de encontro dos seus integrantes e amigos.