terça-feira, 19 de maio de 2009

Melhor Idade se diverte nos Jogos de Integração


Sábado foi o dia mais frio do ano em Dois Irmãos. E para a turma da melhor idade, também foi dia de acordar cedo para participar dos Jogos de Integração da 3ª Idade.
Quem pensa que aqueles com mais de 60 anos gostam de ficar em casa nos dias frios, está completamente enganado. O que não falta para os vovôs e vovós é disposição. Um grande exemplo de toda essa animação é dona Valéria Hansen, de 79 anos, moradora de Dois Irmãos, que participou no sábado dos Jogos de Integração da 3ª Idade, no Colégio Imaculada Conceição. Ela tem uma rotina agitada, com muita atividade física, bingo e baile. E não para um dia sequer. “Em segundas jogo bingo. Nas terças e quintas eu participo do projeto Esporte e Saúde da Melhor Idade, e nas sextas vou nas aulas de hidroginástica. Nas quartas e nos finais de semana aproveito para passear e ir nos bailes”, conta ela, destacando que a prática de esporte melhorou - e muito - sua saúde. “Hoje me sinto muito mais disposta. Estou sempre muito feliz”, garante ela, que não parou um minuto na manhã de sábado.
Mesmo com as baixas temperaturas deste fim de semana, mais de 400 idosos de 15 grupos das cidades de São Leopoldo, Canoas, Porto Alegre, Portão, Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapucaia e Dois Irmãos não deixaram de participar dos Jogos de Integração. Este ano, pela primeira vez, o evento aconteceu em um único dia. “Sempre era em dois dias, e acabava se tornando muito cansativo. Desta vez, foi concentrado tudo num único dia e ficou melhor. Foi um encontro muito positivo”, destaca Astério Mombach, chefe do Departamento de Desporto da prefeitura de Dois Irmãos.
Entre as modalidades esportivas praticadas pelos idosos, estavam basquete reloginho, caminhada orientada, jogos de mesa e bocha. Mas foi a disputa do câmbio, mais uma vez, a atração principal. Enquanto uns poucos caminhavam, outros jogavam loto e cartas, a maioria estava lá, nas quadras. “A maioria dos idosos veio por causa do câmbio. Eles adoram o jogo”, comenta Astério. E isso se via dentro quadra. Afinal, a vibração, o envolvimento em cada lance, foi algo surpreendente. Era mais do que uma simples brincadeira. Era uma competição. Uma disputa não por troféus, mas saudável, por mais qualidade de vida.

SER Campinas vence a 4ª seguida e já é vice-líder

Equipe fez 1 a 0 no Unidos da Vila. Brascol goleou o Green Brush

O SER Campinas é a nova sensação do Campeonato Municipal de Futebol 2009. A equipe conquistou a quarta vitória consecutiva no último sábado e chegou à vice-liderança com 16 pontos. Nesta sequência vitoriosa, bateu Tutaméia (2 x 1), União (1 x 0), Hooligans (2 x 1) e agora Unidos da Vila (1 x 0).
Apesar da boa fase, o SER Campinas pode perder a posição já no próximo sábado, dia 23. O Unidos da Sexta, que tem 15 pontos e dois jogos a menos, entra em campo contra o Tutaméia, no complemento da 10ª rodada. No outro jogo, o Hooligans pega o União São João. Novamente serão apenas duas partidas, em razão da Fest Feira 2009, na sede do União.
Quem não vê sua posição ameaçada é o líder Brascol, que goleou o Green Brush por 4 a 1. A equipe chegou aos 19 pontos e continua imbatível, com seis vitórias e um empate em sete jogos. Além disso, tem o artilheiro da competição. Anderson Lopes marcou mais um na goleada de sábado e agora já tem 13. O vice-artilheiro é Mantega, do União, com 7 gols.

PRÓXIMOS JOGOS
Dia 23/05 - Baixada Setembrina (Campo do 7)
13h30- União São João x Hooligans
15h30- Tutaméia x Unidos da Sexta

3 e ½ faz 4 a 0 e lidera o veterano

No jogo dos líderes do Campeonato Municipal de Futebol 7 Veterano, o 3 e ½ não deu chance para o Balança Rede. Comandada pelo artilheiro Nilson Nyland, que marcou três ontem, a equipe goleou o adversário por 4 a 0 e assumiu a liderança isolada do hexagonal, com 9 pontos. O vice-líder é o 7 de Setembro, que teve dificuldades para derrotar o União São João por 4 a 3. A equipe tem os mesmos 6 pontos do Balança Rede, mas leva vantagem no saldo de gols. No outro jogo da rodada, o Paraná fez 3 a 1 no Unidos da Vila. O hexagonal que apontará os dois finalistas terá mais duas rodadas nos próximos dias 24 e 31 de maio.

RESULTADOS DE DOMINGO
7 de Setembro 4 x 3 União São João
Gols: Sanches-2, Darlei e João Paulo (7); João-2 e Joarez (U).

Paraná 3 x 1 Unidos da Vila
Gols: Osmar-3 (P); Luís Cezar (U).

3 e ½ 4 x 0 Balança Rede
Gols: Nilson Nyland-3 e Luciano (B).

PRÓXIMAS RODADAS
Dia 24/05 - Campo do Travessão

8h45- Balança Rede x 7 de Setembro
9h45- União São João x Unidos da Vila
10h45- 3 e ½ x Paraná

Dia 31/05 - Sede Campestre Santa Cecília
8h45- Unidos da Vila x Balança Rede
9h45- 7 de Setembro x 3 e ½
10h45- Paraná x União São João

ARTILHEIROS
9 gols - Nilson Nyland (3 e ½)
7 gols - Nilson “Nico” Ferreira (3 e ½)
6 gols - Sanches (7 de Setembro)
4 gols - Ireno (Balança Rede) e Osmar (Paraná)