terça-feira, 19 de janeiro de 2010

COUROMODA 2010: É hora de mostrar o que vai brilhar nos seus pés



De segunda até quinta-feira os olhos do setor calçadista estão voltados para o Parque Anhembi, em São Paulo, onde acontece a Couromoda 2010.
A Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro deve receber mais de 60 mil visitantes em quatro dias. De segunda até quarta, a visitação é das 10h às 20h, e na quinta, das 10h às 17h.
Dois Irmãos não vai ficar de fora do maior evento de moda e negócios do setor calçadista em toda América Latina. Participam desta edição Pegada, H. Kuntzler, Wirth, Henrich, Herval, Revizee e Usaflex.


CALÇADOS WIRTH LEVA 250

MODELOS PARA SÃO PAULO

Ancorada na experiência de fabricar mocassins há mais de 60 anos, a coleção outono-inverno 2010 da Calçados Wirth apresenta este clássico reinventado em inúmeras opções de cores e materiais. Aliando elementos como o impacto visual e o conforto, a Wirth traz este famoso modelo acompanhando as tendências de moda internacionais, que acrescentam cada vez mais elementos masculinos à moda feminina.
Para garantir o sucesso na Couromoda, a Calçados Wirth irá apresentar na feira 250 modelos femininos e uma média de quatro combinações de cores diferentes de cada um. A coleção, criada por Sérgio Wirth, começou a ser desenvolvida em julho. Em novembro, a coleção do próximo inverno já começava a ser apresentada aos lojistas. Agora, na Couromoda, acontece a segunda exposição dos modelos. De acordo com a gerente nacional de vendas da Wirth, Jeane Alves Rodrigues, a Couromoda é a feira mais importante para apresentar a coleção de inverno. “É um momento fundamental para os negócios, não tem como não estar lá. Já começamos a vender a coleção de inverno em novembro, quando atendemos cerca de 30% dos lojistas brasileiros com esta coleção. Agora, queremos atender o restante que ainda não viu ou não comprou em novembro. Desta forma, queremos ter, a partir de março, os nossos sapatos presentes no maior número de lojas do país”, afirma Jeane. A gerente nacional de vendas destaca ainda a grande quantidade de lojistas que circulam pela feira, garantindo assim o sucesso do principal evento calçadista da América Latina. “A Couromoda é o segundo momento de apresentação dos modelos, mas em volume de público, é o mais importante. Fora da Couromoda, não tem como alcançar tantos lojistas. Em um dia da feira chegamos a atender 40 lojistas. Já em um dia normal o máximo seriam três”, salienta a gerente Jeane.
Dos 250 modelos apresentados na Couromoda, cerca de 150 são os que realmente emplacam e fazem sucesso entre os consumidores. Segundo Jeane, é preciso vender cerca de mil pares de um modelo para que ele continue em linha. “Cerca de 90% dos negócios da empresa é exportação. Temos um trabalho inicial no mercado brasileiro. A nossa meta de inverno é vender 120 mil pares para que possamos ter um inverno bem sucedido no Brasil”, conclui.

Nova coleção começa a ser criada em fevereiro
O trabalho não para. Quando termina uma estação, a próxima já começa a ser preparada. A coleção outono-inverno 2010, por exemplo, levou aproximadamente seis meses para ser preparada. Para os sapatos estarem prontos em outubro, já que a primeira exposição acontece em novembro, o trabalho começa já no início do segundo semestre. Segundo Jeane, com o fim da Couromoda, a Wirth já inicia os preparativos da coleção primavera-verão 2011. Entre as novidades da empresa, está a contratação da estilista mineira Ângela Diniz, que passa a ser a responsável pela criação da coleção brasileira. Já Sérgio Wirth continua criando a coleção para exportação. “No dia 20 a nossa estilista viaja para Estados Unidos e Europa para ver de perto as novas tendências. E em fevereiro começa a trabalhar na coleção que será apresentada em maio a julho para o verão 2011”.


PEGADA INVESTE NO DESIGN
COMO UM DE SEUS DIFERENCIAIS



A Calçados Pegada, uma das maiores fabricantes de sapatos masculinos em couro do país, investe cada vez mais no design como um de seus diferenciais. A indústria estará apresentando, de 18 a 21 de janeiro, na Couromoda, as novidades para a estação outono-inverno 2010. Serão mais de 100 novos modelos de sapatos, sapatênis, sandálias e chinelos para a estação fria em exposição.
A nova coleção irá apresentar cores sóbrias, acompanhando as tendências da estação. A riqueza de detalhes de acabamento nos calçados esportivos e nos sapatênis é a marca da nova coleção. Entre os destaques da nova coleção, a Pegada apresenta dois modelos de calçados casuais. Um dos modelos tem solado com sistema de amortecimento de impacto, altamente flexível e anti-derrapante. Outro modelo, também de sapato casual, tem solado com amortecimento de impacto, e palmilha estofada com espuma ondulada, também oferecendo a sensação de conforto. Outra novidade da coleção outono-inverno 2010 é o avanço da participação dos calçados casuais na coleção. “A demanda crescente tem levado a indústria a aumentar todos os anos a participação dos calçados casuais, usados por homens que precisam trabalhar com roupa social”, explica o diretor da Pegada, Astor Ranft, que projeta incremento de 20% nas vendas este ano. “Em 2009, a marca cresceu 13%. A sinalização das primeiras semanas de janeiro aponta um ano sem precedentes, porque todos os indicadores econômicos estão apontando para uma estabilização com crescimento do poder aquisitivo no país”.
Os sapatos produzidos pela Pegada são desenvolvidos pelo modelista Jonas Engelmann. Segundo Astor, a preparação para a Couromoda teve início em setembro e os pedidos negociados na feira começam a ser entregues semanas depois. “Alguns modelos são entregues na própria feira, onde teremos pronta-entrega. Os demais começam a ser embarcados duas a três semanas depois”, diz Astor. Seguem para São Paulo 10 representantes da Pegada, entre diretoria, marketing e vendas, para participar da Couromoda.
Com duas unidades produtivas - uma em Dois Irmãos e outra na cidade de Ruy Barbosa, na Bahia, a Calçados Pegada tem uma produção de 10 mil pares/dia. A expectativa é aumentar a produção para 12 mil pares/dia em 2010.
H. KUNTZLER VAI COM
A GRIFE JORGE BISCHOFF

Pelo terceiro ano a H. Kuntzler participa da Couromoda, em São Paulo. Neste ano, mais uma vez, está representada pela grife Jorge Bischoff. A empresa dois-irmonense é responsável pela fabricação dos sapatos criados pelo designer.
De acordo com Maria Angélica Kuntzler Mallmann, da direção da H. Kuntzler, durante a Couromoda 2010 serão apresentados modelos da coleção Outono-Inverno inspirados nos anos 80 e 90. “Serão mais de 200 modelos acompanhando as tendências atuais de materiais e cores”, comenta ela.
Segundo os organizadores da Couromoda, cerca de 25% do total das vendas anuais da indústria brasileira de calçados costumam ser fechados ou encaminhados na Couromoda. Não é à toa que o evento é visto como um dos principais do setor. “A Couromoda é uma magnífica vitrine para os nossos produtos e uma grande fomentadora de vendas. Participamos há três anos da feira, e a cada ano tem aumentado o volume de negócios. Esperamos que isto se repita este ano”, diz Maria Angélica.
Para chegar à Couromoda, as empresas começam sua preparação meses antes. É preciso pensar em cada detalhe do sapato. “São necessários investimentos distintos. Temos que trabalhar em cima de pesquisas, desenvolvimento de materiais e modelos. Tudo isso leva tempo. A preparação mais intensa para a feira já começa em novembro do ano anterior”, diz Maria.
Durante a Couromoda, que segue até quinta-feira, a direção da H. Kuntzler estará representada no evento por Maria Angélica. A equipe da empresa contará ainda com vendedores e representantes, totalizando aproximadamente 20 pessoas. “Os negócios que iremos fechar na Couromoda começam a ser produzidos logo após a feira, e a entrega está prevista para a primeira quinzena de março”, completa a diretora da empresa.


Herval, Henrich,Revizze e
Usaflex também estão na feira
Henrich Carrano, Curtume Revizee e Usaflex também estão na Couromoda 2010 mostrando as novidades do setor, assim como o Grupo Herval, através da H Química. De acordo com a gerente comercial Odete Helena Spall Ody, a Herval estará novamente na feira em parceria com a Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos.
A H Química leva à feira espumas de PU, espumas de látex, dublagens com tecidos, solados de PU e termoconformação. “Este ano, vamos investir ainda mais no quesito conforto para as palmilhas. A Couromoda é uma vitrine para todas as empresas. Sempre é possível investir em novos contatos e encontrar grandes oportunidades no mercado”, avalia a gerente comercial da H Química.

Herval apresenta a If Soluções Planejadas na Mostra Casa&Cia


O Grupo Herval realiza o “avant premiére” de sua nova marca e linha de móveis, a If Soluções Planejadas, na Mostra Casa&Cia Praia, que acontece de 9 de janeiro a 22 de fevereiro no Condomínio Las Palmas, em Xangri-lá. Baseadas no mote “casa despojada” da mostra e no estilo de vida de um surfista, as arquitetas Adriana Callegaro, Alessandra Pasin, Ana Paula Patussi e Simone Simões, da Efficace Design, aproveitaram as potencialidades da linha nos ambientes web space, suite casal, dormitório filho, estar/jantar/cozinha, lavabo, jardim, alem do bistrô que funciona na área externa da casa, aberto ao público visitante.
- As linhas retas dos móveis planejados, aliadas as cores quentes usadas nas paredes, cadeiras e adornos, criaram um clima harmonioso, moderno e muito aconchegante em todos os ambientes - comenta Simone.
Segundo Agnelo Seger, presidente da Herval, a partir de março as quatro lojas próprias If Móveis Contemporâneos, em São Paulo, Porto Alegre, Passo Fundo e Capão da Canoa, terão novo posicionamento, passando a serem denominadas de If Soluções Planejadas, marca de móveis e rede de lojas exclusivas, destinadas a um público bem informado, que procura soluções completas em design, conforto e decoração.
- Esse consumidor encontrará nas lojas If todos os móveis para a sua casa, pois além da nova linha, o mobiliário fabricado pela Herval com a marca If continuará sendo comercializado. Vamos vender soluções inteligentes, criativas, com design, com respeito a ecologia, ao modo natural de bem viver das pessoas, com tecnologia e de acordo com as tendências internacionais de móveis e decoração - conclui o diretor-presidente.

SAIBA MAIS
A Mostra Casa&Cia Praia tem 52 ambientes e pode ser visitada de quarta a segunda-feira, das 17h às 23h - sendo que a bilheteria fica aberta até as 22h. O Condomínio Las Palmas fica na Avenida Central, 1.100, em Noiva do Mar. Para quem chegar pela Estrada do Mar, a entrada é no km 22 da rodovia. O ingresso sai por R$ 5. Pessoas acima de 60 anos pagam R$ 2,5. Crianças até 10 anos não pagam. É uma ótima dica para quem viaja ao Litoral.

Carro derruba poste e motorista foge do local


Mais um poste caiu na Av. 25 de Julho no início da madrugada de segunda-feira. Desta vez, porém, não veio abaixo sozinho. O poste de madeira próximo ao cruzamento com a Av. Irineu Becker foi atingido por um veículo.
Segundo informações de populares, pouco depois da meia-noite um automóvel ainda não identificado subia pela Irineu Becker em alta velocidade e não conseguiu “vencer” a curva ao entrar na 25, atingindo em cheio o poste, que se espatifou no chão. O motorista não parou; fugiu do local.
Moradores próximo ao local suspeitam que o acidente teria sido provocado por um “racha”, pois haveria um segundo veículo envolvido no caso. A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros estiveram no local para sinalizar o trânsito. Parte da rua ficou sem luz. O trabalho de colocação do novo poste foi concluído no início da manhã desta segunda-feira.