quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Famílias preparam cemitérios para DIA DE FINADOS


Na semana que antecede o Dia de Finados, o movimento nos cemitérios de Dois Irmãos se intensifica. Familiares e amigos cuidam de todos os detalhes para deixar as sepulturas limpas e enfeitadas para o dia 2 de novembro. Na segunda-feira, Dia de Finados, centenas de pessoas devem passar pelos cemitérios da cidade. Neste dia também serão celebrados missas e cultos nas igrejas do Centro e nos bairros.
Na manhã desta terça-feira o movimento já era grande no Cemitério Católico do Centro. A Irmã Lúcia Mallmann foi até o cemitério para limpar os túmulos das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Além dela, outras duas pessoas auxiliavam na limpeza das calçadas e das sepulturas das freiras. “Finados é um dia especial para lembrarmos dos nossos antepassados e rezar por eles. Durante o ano, sempre passo por aqui para rezar, limpar e trazer algumas flores. Mas, perto do Dia de Finados, é uma data de renovação”, comentou ela, enquanto limpava um dos túmulos. “Hoje foi dia de limpeza pesada. No fim de semana vamos colocar as flores para deixar ainda mais bonito”, concluiu a Irmã Lúcia.
O dia também foi de trabalho para Elisa Rossa e a mãe Lauri Teresinha. Eles levaram balde e panos para limpar o túmulo de Orlando Rossa. “Sempre que viemos para o Centro passamos pelo cemitério para ver o túmulo do meu marido. Como a semana está começando, viemos fazer a limpeza. As flores vamos colocar só no fim de semana, para evitar que os vândalos levem embora”, disse Lauri. “Nunca vamos esquecer das pessoas que partiram. Elas merecem o nosso carinho eterno, e o mínimo que podemos fazer é oferecer um túmulo limpo e bonito”, afirmou Elisa, enquanto limpava a sepultura do pai.
E não são só os familiares que vão ao cemitério para fazer a limpeza. Tem aqueles que limpam o túmulo de conhecidos ou, então, que são contratados para fazer o serviço. Dona Terezinha Lenz foi ajudar uma amiga a limpar alguns túmulos para o Dia de Finados. “Essa é uma data muito importante, quando lembramos ainda mais das pessoas que já se foram. Cuidar da sepultura é uma forma de carinho”, acredita dona Terezinha.
Trabalhando há cinco anos em cemitérios, seu Leo Backes garante que a semana que antecede o Dia de Finados é a mais movimentada. “Ontem (segunda-feira) muitas pessoas já vieram limpar os túmulos. Ao longo do ano muitas pessoas vêm ao cemitério, mas a semana de Finados é sempre a mais movimentada. Todo dia tem gente circulando para deixar tudo limpo”, garante ele, que trabalha nos cemitérios católicos, evangélico, no Travessão e em Morro Reuter. “Além de fazer covas e enterros, limpo várias sepulturas. Só aqui no Católico do Centro, tenho 20 túmulos para deixar brilhando para o Dia de Finados. Todos querem tudo limpo e bonito para lembrar a data”.
MISSAS E CULTOS
A Comunidade Católica não terá a tradicional celebração no cemitério no dia 2 de novembro. Este ano as missas serão nas igrejas e capelas, a partir das 8h da manhã. Após a missa na Igreja Matriz, o padre irá até o cemitério do Centro abençoar as sepulturas. As celebrações serão nos seguintes locais: Igreja Matriz (com Padre Paulo Bervian), na Capela do bairro São João(Padre Vicente Immig,), na Capela Nossa Senhora de Fátima do Vale Direito (Cônego Werno Blume) e na Capela São João Batista do Travessão (Monsenhor Izidoro Bruxel). A Comunidade Evangélica (IECLB) terá Culto de Finados a partir das 8h30, no dia 2. Já a Comunidade Luterana (ILEB) não terá culto na segunda-feira. No sábado, porém, dia 31, tem o tradicional Culto da Reforma.

Projeto de 1 milhão para renovar a frota volta para Câmara

A prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores nesta segunda-feira o projeto de Lei 158/2009, que trata do financiamento de 1 milhão e 78 mil reais para a renovação da frota da garagem. Em julho, o prefeito Miguel Schwengber já havia encaminhado outro projeto solicitando o mesmo financiamento, mas ele acabou rejeitado.
Agora, a situação volta a insistir e a polêmica ressurge no horizonte. O líder de governo Jair Quilin (PDT) alega que os juros estão mais baixos. Eliseu Rossa (PT) lembra que municípios vizinhos, como Novo Hamburgo, Ivoti, Morro Reuter e Santa Maria do Herval também fizeram financiamento.
- É uma coisa que deve ser boa, pois todos os municípios em volta estão aderindo - comentou o petista.
Sérgio Fink (PSDB) ponderou:
- Temos que estudar este projeto. Não é porque outros fizeram que temos que fazer também. Cada município tem sua realidade. O prefeito de Novo Hamburgo, por exemplo, disse que assumiu cheio de dívidas, o que não é o caso de Dois Irmãos - argumentou o presidente.
E foi além:
- De repente se pode fazer uma avaliação e diminuir os CCs (cargos de confiança), por exemplo, e com esses recursos comprar o equipamento. Até porque, ter “chefe do chefe” é duro - disse Sérgio.
O projeto ficou na Comissão de Pareceres e ainda deve render polêmica. Outros três projetos foram aprovados por unanimidade ontem. Veja:

PROJETOS APROVADOS
153/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar de 127 mil reais para manutenção dos serviços de limpeza pública. O valor será retirado da rubrica destinada para a abertura e melhoria de vias públicas.
154/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar de 7 mil para conceder auxílio à Associação dos Moradores da Vila Becker. O valor será retirado de incentivos a empresas.
157/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar de 228 mil reais para aditivar o convênio com a Doctor Clin, que administra o Hospital São José. O valor será retirado do superávit financeiro apurado no balanço patrimonial de 2008 (recurso livre).


ESTRADA SAPIRANGA
O asfalto na Estrada Sapiranga ainda nem saiu do papel e já provoca polêmica. Na semana passada foi anunciada a liberação da primeira parcela de 319 mil reais para o início da obra no trecho dois-irmonense (na foto, o prefeito Miguel Schwengber e o deputado Renato Molling). O recurso total é de 1 milhão de reais, conquistado através de uma emenda parlamentar do deputado federal Renato Molling (PP).
- Quero parabenizar o deputado, que não é só de prometer... Não é, Tonho?! Espero que tu te pronuncie, se não vai ficar feio - cutucou Eliane Becker (PP).
Antônio Renz (PDT), o Tonho, aceitou a provocação e rebateu:
- Até agora não veio o dinheiro, mas torço para que venha. Se vier, vou vir aqui elogiar - afirmou ele, reclamando que o próprio deputado teria dito que depois ainda faltariam 700 mil.
Jerri Meneghetti (PP) não gostou e também não perdoou o colega:
- Talvez não estejam lhe passando as informações corretas... Este recurso já está depositado e o próprio prefeito já anunciou a licitação da obra. E sobre os 700 mil, talvez o senhor tenha interpretado errado, pois não depende de emenda federal. É um recurso do Estado, que já está previsto e precisa ser cobrado.
- E esse trecho nem pertence a Dois Irmãos -
emendou Sérgio Fink (PSDB).


IDEIAS NO TURISMO
O presidente Sérgio Fink (PSDB) lançou uma ideia para incentivar o turismo no município. Ele sugeriu que, a exemplo do que Ivoti fará no Buraco do Diabo, a prefeitura busque recursos para a construção de mirantes na BR 116.
- Aqui se fala muito em turismo, mas se faz pouco efetivamente. Subindo em direção a Morro Reuter, pensei como seria interessante construir mirantes no lado direito da BR 116 para que as pessoas possam parar, tomar um chimarrão e, vendo a nossa cidade de cima, se sentirem estimuladas a conhecer Dois Irmãos - declarou ele, lembrando que em finais de semana a Casa da Vovó e a área em frente ao Henrich estão sempre lotadas, o que mostra o potencial turístico da ideia.
Sérgio também sugeriu a realização de um debate sobre a possibilidade de negócios durante o Natal dos Anjos.

VIAGEM A BRASÍLIA
Jair Quilin (PDT) e Joracir Filipin (PT) destacaram a viagem do prefeito Miguel Schwengber a Brasília, semana passada, na tentativa de trazer recursos para Dois Irmãos. Filipin lembrou que o município receberá 1 milhão e 200 mil para a construção de uma escola de educação infantil no Primavera, cujo terreno já foi adquirido pela prefeitura. A notícia provocou discussão sobre a “paternidade” do recurso.
- A gente colhe o que planta... Fico muito feliz com a notícia, pois este é um projeto que foi feito pela administração passada, pela equipe da secretária Hilária Kreuz - afirmou Tânia da Silva (PMDB), referindo-se à verba para a nova escola infantil.
Filipin rebateu:
- Realmente o convênio foi feito na administração passada, mas o projeto foi elaborado e encaminhado pela administração do prefeito Miguel.
Tânia voltou à tribuna:
- O projeto foi encaminhado em 2008 ao Ministério da Educação, no Plano de Ações Articuladas. Se a secretaria não tivesse encaminhado, não adiantaria comprar o terreno.
Jair entrou na discussão:
- Jamais dá para encaminhar um projeto se não tiver o terreno.

ÔNIBUS ESCOLAR
Paulinho Quadri (PMDB) voltou a cobrar a aquisição do ônibus escolar, cujo valor de 187 mil foi devolvido pela Câmara à prefeitura.
- Há 15 dias fiz um pedido sobre o ônibus... Onde ele está? Faz três meses que demos o dinheiro na mão do prefeito e nada - reclamou ele.
O líder de governo pediu aparte:
- O secretário de Educação disse que vai para licitação e deve ser comprado até o fim do ano ou no início do próximo - disse Jair Quilin (PDT).