quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Câmara devolverá mais 240 mil reais para investir no asfalto da Rua Goiás

O anúncio foi feito na sessão de segunda-feira pelos vereadores Sérgio Fink e Jerri Meneghetti


A Câmara de Vereadores de Dois Irmãos vai devolver mais 240 mil reais para a prefeitura realizar obras na cidade. A atitude demonstra o comprometimento do Poder Legislativo em fazer economia com o dinheiro público para atender as principais reivindicações da comunidade.
Este será o terceiro cheque repassado à administração desde o início do ano. Antes, a Câmara já havia devolvido 250 mil reais para a construção de um posto de saúde no bairro São Miguel e 187 mil para a aquisição de um ônibus escolar. Os recursos vêm do percentual a que o Poder Legislativo tem direito no Orçamento Municipal 2009.
O anúncio da nova devolução foi feito pelo vereador Jerri Meneghetti (PP), na sessão desta segunda-feira. Ele apresentou uma indicação para que a prefeitura invista este valor no asfaltamento da Rua Goiás, no bairro São João. O documento foi assinado por todos os vereadores.
- Esta casa, através de uma gestão que preserva sua economia, estará devolvendo mais 240 mil reais. Vamos fazer uma indicação para que este recurso seja utilizado no asfaltamento da Rua Goiás em toda a extensão que for possível. Se for necessário mais recursos, que a prefeitura faça a complementação, pois trata-se de uma reivindicação antiga da comunidade - disse Jerri.
Em seguida, o presidente Sérgio Fink (PSDB) subiu na tribuna com o cheque de 240 mil que será repassado à prefeitura (foto). Ele também destacou os repasses anteriores, lembrando que já passaram 150 dias da devolução dos 250 mil para o posto do São Miguel e 60 dias da devolução dos 187 mil para o ônibus escolar.
- Até agora nada foi feito, mas sei que a prefeitura está se empenhando - comentou ele.
Sérgio elogiou os vereadores na parceria que todos têm tido com o Poder Executivo:
- Quero destacar o empenho desta casa, principalmente na redução de despesas. O Poder Legislativo tem direito a 6% do Orçamento, mas até agora está usando 0,99%, ou seja, está 500% abaixo do limite permitido - afirmou ele.
- A Câmara está fazendo sua parte. Nós reduzimos salários de forma significativa. A conta de telefone caiu abaixo da metade; antes dava 950, 980 reais, e hoje está em 400 e pouco. As diárias também diminuíram mais que a metade. E estamos fazendo isso com o empenho de todos os vereadores, pois esta Câmara vai ser exemplo para todo o Rio Grande do Sul – concluiu o presidente Sérgio.
Na sessão desta segunda-feira, os vereadores ainda aprovaram o projeto de Lei 143/2009, sobre pavimentações com bloco de concreto. O documento autoriza a prefeitura a realizar obras nas ruas projetadas dos loteamentos que optarem pela pavimentação com este material.
A próxima sessão será no dia 30 de setembro, com uma homenagem a todos os prefeitos e vereadores.

Gerente da Corsan na sessão

Márcio Contti justificou os problemas no abastecimento


O gerente da Corsan, Márcio Contti, esteve na sessão desta segunda para prestar esclarecimentos sobre a falta de água registrada nos finais de semana dos dias 5 e 12 de setembro. Ele reiterou que o problema na bomba de captação foi causado pela sujeira trazida pelas chuvas e que a Corsan teve de esperar o nível do arroio baixar para resolver.
Na sessão da semana passada, vereadores da situação acusaram o gerente de demonstrar pouco interesse em resolver o problema. Márcio rebateu:
- Não fiquei de braços cruzados para que tal fato acontecesse. Nossa equipe trabalhou incansavelmente.
O vereador Paulinho Quadri (PMDB) elogiou o esforço do gerente e sugeriu a colocação de uma proteção em volta das bombas. Jair Quilin (PDT) questionou por que a tal proteção nas bombas não foi feita antes e levantou até a possibilidade de boicote ao novo gerente.
- A proteção já existe, é o que chamamos de crivo. Mas como tivemos uma chuva de quase 15 dias, não foi possível evitar o problema - afirmou Márcio.
O gerente da Corsan informou ainda que Dois Irmãos tem um consumo diário de 5 milhões de litros de água e que, quando há um problema no abastecimento, a reserva pode suprir a demanda por até um dia e meio.
- A Corsan presta um bom serviço, tanto que a prefeitura já estuda passar para a companhia a água de loteamentos como Bonamigo e Travessão Rübenich. O que nos deixa chateados, é quando passamos nas ruas e vemos as pessoas lavando calçadas com lava-jato. Fiquei sabendo de um grande prédio no Centro em que foram lavadas todas as garagens bem nos dias em que tivemos problemas - lamentou o gerente Márcio, sugerindo ao Poder Legislativo a criação de um projeto para que toda residência tenha pelo menos um reservatório de 1.000 litros.
Por fim, o presidente da Câmara, Sérgio Fink (PSDB), destacou que a nova captação dois-irmonense deve ser concluída dentro de 180 dias. Na semana passada, ele esteve em audiência com o presidente da Corsan.
- Ele assinou na minha frente a licitação da obra. Com a nova captação, a capacidade de vazão vai praticamente dobrar, passando de 45 litros de água por segundo para 70 litros por segundo. Devem ser investidos de 600 a 700 mil reais na conclusão da obra – informou o presidente.

Vândalos atacam cemitério


Mais uma vez, o Cemitério Católico do Centro foi alvo de vandalismo no fim de semana. Desta vez, foram atacadas as sepulturas dos padres. Na manhã de domingo, o morador Victor Lehnen encontrou as sepulturas quebradas. As cruzes da parte superior foram arrancadas (foto).
- É uma vergonha! Um ato desses só pode ser cometido por gente que não tem o que fazer da vida - comentou o morador.