quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

População reclama da falta de limpeza nas ruas da cidade

A limpeza das ruas é como o cartão de visitas de uma cidade. E, nos últimos tempos, muitos moradores têm se mostrado insatisfeitos com as imagens vistas em Dois Irmãos.
O leitor Vilmar Luis Rambo, morador da Picada Verão, entrou em contato com o JDI através do site do jornal para denunciar o que chama de descaso com a limpeza urbana. “As ruas da nossa cidade estão viradas num matagal. Desde que a nova administração assumiu, somente uma vez foi feita a limpeza”, diz o morador, que enviou até fotos da Picada Verão, Vale Direito, União e Vale Verde para comprovar a situação.
A esposa de Vilmar, Rosmeri Müller Rambo, afirma que o casal está pensando em levar as fotos até a Câmara de Vereadores para ver se algo é feito. “O ano todo não foi feito nada. Agora, o mato está enorme. Na frente de casa acabamos limpando, mas o resto é tudo mato. Sem falar nos bichos que isso atrai. Tem cobra por tudo”, diz ela.
Na manhã desta terça-feira, a redação do JDI percorreu vários bairros da cidade registrando a situação. Praticamente todas as ruas de paralelepípedo estão com capim nas laterais. Em muitos bairros, a sujeira toma conta das calçadas e se espalha por toda a rua. O caminho de pedestre Hugo Korndörfer, entre as avenidas 25 de Julho e São Miguel, por exemplo, está tomado de mato.
De acordo com a moradora Elsi Dieter, de 65 anos, a situação se agravou nos últimos tempos. “O capim sempre foi deixado por algum tempo, mas dessa vez está pior. E no verão, com sol e chuva a todo o momento, isso cresce mais ainda. Ao lado da minha casa, nós mesmos cortamos para não ficar tão feio e sujo. O caminho de pedestre já é ruim de caminhar por ser muito irregular, e todo sujo de mato fica pior ainda”, comenta ela, destacando ainda os bichos que surgem com a sujeira. “Vem barata aos montes. Como nada é feito, os próprios vizinhos se unem aqui para comprar veneno e matar as baratas”, conclui dona Elsi.



Prefeitura vai locar
trator para serviço
De acordo com o secretário de Obras, Willy Schneider, que também responde pela Secretaria de Serviços Urbanos durante as férias do secretário Marco Antônio da Silva Lima, na quinta-feira deve chegar um trator que foi locado pela prefeitura pelo período de um mês para realizar o serviço de limpeza das ruas. “Durante este mês, com o trator que vai chegar, vamos fazer um mutirão e passar por todos os bairros para deixar tudo limpo”, garante ele. “A ideia, mais tarde, é comprar um trator, por isso estamos locando este para fazer um teste. Estamos com alguns servidores em férias e outros que pararam. Por isso, acabou faltando mão-de-obra para dar conta de tudo. Sem o trator, precisamos fazer tudo com a roçadeira, o que é muito mais demorado”, explica Willy.

Aterro no bairro Industrial
também gera reclamação

Não é somente a quantidade de ca­pim crescendo pelas ruas que deixa os moradores incomodados. Enquanto a re­dação do JDI percorria as ruas da ci­dade para registrar a situação, esta ma­nhã o leitor Jair Tossin, de 34 anos, en­trou em contato para denunciar um aterro irregular na rua sem saída nú­me­ro 379, paralela a rua 20 de Setem­bro, próximo à ACTG Portal da Serra.
Segundo os mo­radores da redonde­za, há três anos a situação se repete. Ca­minhões da pre­fei­tura e de empresas pri­vadas jogam car­gas de pneus, galhos de árvores e diversos entulhos em um barranco de aproximadamente cinco me­tros de pro­fundidade ao lado das casas. “Já fa­lei com gente da prefeitura e da em­presa que traz o lixo. Uns não dizem na­da, outros afirmam que é responsabi­lidade do dono do terreno. Já ele, diz que tem que falar com a prefeitura. Um em­purra para o outro. Mas a situação che­gou num ponto que temos de tomar pro­vidências”, diz Jair, referindo-se ao acidente sofrido pelo filho de cinco anos no último sábado, quando o menino caiu no barranco cheio de en­tulhos. O garoto quebrou a per­na e teve várias escoriações pelo corpo. Ele per­manece internado no HPS de Canoas.
“Há várias crianças de 4, 5 anos que moram por aqui e brincam na rua. Criança não vê perigo. Está na hora de alguma coisa ser feita. O mí­nimo é colocar uma placa para alertar o perigo. Sem contar a quantidade de bichos e o cheiro ruim que surge com essa sujeira toda”, protesta o mo­­rador, indignado. “Quando jogam alguma coisa proibida, como os pneus velhos, logo depois vem outro caminhão com galhos e outros entu­lhos pa­ra tapar. Onde está a fiscalização que nun­ca veio ver isso?”, questiona Jair.
O secretário de Obras, Willy Schneider, diz não ter conhecimento sobre caminhões da pre­feitura que descarregam entulhos no local. “Além disso, nenhuma empresa é autorizada a le­var entulhos para lá. Vou entrar em contato com as três empresas da cidade que poderiam es­tar fazendo este tipo de serviço e alertar que não é permitido colocar entulhos lá”, disse ele.



Espaço do leitor
A reportagem sobre a falta de limpeza nas ruas da cidade foi sugerida por assinantes do Jornal Dois Irmãos.
Se você também tiver alguma sugestão de pauta, entre em contato com a redação do JDI através do telefone 3564-1155 ou pelo e-mail jornaldoisirmaos@gmail.com

União distribui blocos do Domingão da Sorte


Ontem à noite foi realizada a segunda reunião entre os clubes participantes do Domingão da Sorte 2010. A tradicional rifa promovida pelo União em parceria com os clubes festivos, este ano vai sortear 24 mil reais em prêmios em dinheiro. O sorteio será no dia 27 de junho, durante a domingueira com animação de Doce Balanço e Barbarella. O número é 8 reais e vale como ingresso para a domingueira.
No encontro de ontem, que contou com mais de 90 pessoas, a diretoria do União (foto) distribuiu as rifas entre os clubes. No total, a promoção terá 1.800 blocos - cerca de 1.100 distribuídos só ontem. O presidente Roque “Lins” Blume, e o diretor do Departamento de Promoções, Danilo “Pelé” Staudt, agradeceram a parceria e convidaram os clubes festivos para a festa de aniversário do clube, no dia 2 de fevereiro.

CLUBES PARTICIPANTES
União, Veterano do União, Escolinha do União, SER Campinas, Galáticos, Hooligans, Minuano, Unidos da Vila, Unidos da Sexta, Teahu, Jamaica, Família Giehl, Palermo, Jaguar’s, Green Brush, Flasch Bier, +1, Arrastão, Tutaméia, AME, São Beiçado, 1º de Julho, Devil’s, Arrankabaço, Santa Catarina, Fussball Bund, Tungstênio, Bullets United, União São João, Picada São Paulo, Shiver e Nova Hartz.

XVII Kerb in Ivoti começa na sexta


O JDI recebeu na tarde de ontem a visita da corte do Kerb de Ivoti, formada por Ildo Erio e Nelsi Dhein, e Jacson Dhein e Jaqueline de Oliveira Souza. Eles vieram divulgar a programação do XVII Kerb in Ivoti, que abre às 17h desta sexta-feira, com bandinha típica, comes e bebes na entrada da cidade. Após, haverá baile com Rainha Musical e show com a Banda Cavalinho na Praça Concórdia. Além da Banda Cavalinho, a festa terá desfile de caminhões, concurso de chope em metro, apresentações e almoço típico.
A programação nos dias 15, 16 e 17 de janeiro estará concentrada junto à praça Concórdia e sociedades Harmonia e Concórdia. Na segunda-feira, dia 18, acontece o baile da Terceira Idade, com a Banda do Balcão, na Sociedade Harmonia. Na terça-feira, tem o Baile da Saudade, com o Musical La Montanara, na Sociedade Concórdia. As atrações seguem nos dias 23 e 24 na Sociedade Harmonia com o Re-Kerb. A programação oficial vai até dia 8 de fevereiro.

KERBWAGEN
Estão abertas inscrições para grupos interessados em participar do Desfile Festivo Kerbwagen. A ficha de inscrição pode ser retirada na recepção da prefeitura de Ivoti e deverá ser entregue no Departamento de Cultura e Turismo até amanhã, dia 13. O desfile acontece no dia 16, às 15h.