terça-feira, 6 de outubro de 2009

Rota para alemão ver

Belezas da região encantam os alemães da Romantische Strasse, que visitaram Dois Irmãos e Morro Reuter



Uma comitiva formada por 24 representantes das cidades que fazem parte da Romantische Strasse, a Rota Romântica da Alemanha, visitou Morro Reuter nesta segunda-feira. No município, o grupo almoçou no Restaurante El Paradiso e depois visitou o Morro da Embratel, fazendo ainda uma parada para um lanche no Restaurante Paradouro. De Morro Reuter, eles seguiram para Picada Café, e esta semana também visitam Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e, na sexta-feira, Porto Alegre, encerrando com uma coletiva de imprensa no Ritter Hotel.
Em Morro Reuter eles foram acompanhados da chefe do Departamento de Turismo, Vera Schneider, e da professora de português-alemão Keina Werle, além do prefeito Adair Bohn e do vice Harri Becker. No sábado, o grupo esteve em Dois Irmãos e ontem conheceu Ivoti. Os alemães vieram retribuir a visita feita em 2007, quando um grupo de prefeitos e autoridades da Encosta da Serra visitou as cidades alemãs. “Agora nós passamos a existir para eles. A Rota Romântica vai se dividir em antes e depois dessa visita. Eles viram que a colonização alemã existe, e está aqui. O grupo ficou admirado e nós estamos esperançosos. A Rota vai se tornar um ponto de apoio muito importante aos municípios”, destacou o presidente da Associação da Rota Romântica, Heitor Luiz Borella. “E agora será feita uma parceria entre as duas rotas para que se possa trabalhar o produto turístico, lá e aqui”, acrescentou Cláudio José Weber.
As belezas da região agradaram os alemães. “Ano passado eu vim aqui e este mirante não existia. Não havia essa proteção. Isso me chamou muito a atenção, pois vejo que o turismo existe aqui, e o progresso também”, comentou o alemão Jürgen Wünschenmeyer. O casal Martha e Andreas Keller adorou conhecer a região. Andreas é prefeito de Rottenbuch, cidade com 1.800 habitantes, no sul da Alemanha. “A região é fantástica. Pode-se ver o empenho das pessoas em deixar tudo bonito”, disse ele. “Se houver uma próxima oportunidade, com certeza vamos voltar”, acrescentou ela.


Agora é Parque Romeo Wolf


Foi uma tarde festiva. O domingo de sol deu um brilho especial à solenidade que oficializou a denominação do Parque Municipal com o nome do ex-prefeito Romeo Benício Wolf. Familiares e autoridades prestigiaram o ato em homenagem a um dos grandes nomes da política dois-irmonense, que administrou o município de 1983 a 1988 e foi vice-prefeito de Noberto Rübenich.
Romeo foi responsável por grandes obras como o Palácio 10 de Setembro (prefeitura), a Praça do Imigrante e o Parque Vicente Hennemann. Era considerado um “tocador de obras” e, como bem disse o atual prefeito Miguel Schwengber, na solenidade deste domingo, foi o homem público que inseriu Dois Irmãos na modernidade.
Bastante emocionada, a viúva Eliana Wolf agradeceu a bela homenagem e, ao lado dos filhos Daniel e Cristiane, e do prefeito Miguel, descerrou a placa do Parque Municipal Romeo Benício Wolf. A iniciativa de dar o nome do ex-prefeito ao parque partiu da administração passada e foi aprovada pela Câmara de Vereadores em dezembro de 2008.
A tarde festiva marcou o encontro de grandes nomes da história política da cidade. Prestigiaram o evento os ex-prefeitos Justino Vier, Norberto Rübenich, Renato Dexheimer e Juarez Stein. Após a solenidade, todos foram convidados a acompanhar o I Festival de Bandas Marciais, que contou com a participação de oito escolas das três redes de ensino.



Centro de Pastoral em reformas


Estão em fase de conclusão as reformas do Centro de Pastoral da Paróquia São Miguel. As obras tiveram início há dois meses e vão do estacionamento até o último andar do prédio paroquial.
De acordo com integrantes do Conselho Econômico da Comunidade Católica de Dois Irmãos, as reformas foram feitas para melhor atender a comunidade. E as melhorias começam no estacionamento, que hoje é maior e mais seguro. “O estacionamento foi ampliado, todo ele cercado. O espaço é para 150 veículos”, diz o conselheiro Roque Feiten.
No Centro de Pastoral, o segundo piso passou por uma transformação. Onde antes existiam seis salas de catequese, as paredes foram derrubadas e o local se tornou um amplo espaço de festas com cozinha, churrasqueira com copa e banheiros, podendo acomodar em torno de 300 pessoas. Amanhã, inclusive, dentro da programação da Semana do Idoso, haverá culto e almoço no local.
O terceiro piso, onde existe o auditório para palestras e eventos em geral, não foi modificado. As salas de catequese agora estão no quarto andar. A ideia dessa mudança, segundo os integrantes do Conselho Econômico, visa também facilitar o acesso e ter um local específico para a realização de festas e maiores encontros. “Para os jovens é interessante, até tem uma visão mais bonita no 4º andar do prédio. Mas para a terceira idade e outras pessoas, os degraus estavam sendo incômodos, por isso exploramos melhor o espaço do segundo piso. Tudo é feito para melhor atender a comunidade. As reformas ainda não estão concluídas. Já está com um visual bonito e um espaço mais amplo”, destaca Irineu Giehl.
O espaço pode ser aproveitado para realização de bingos, meio-frango, movimentos pastorais, CLJ, Onda e encontros do ECC, entre outros eventos. As reformas foram feitas com dinheiro da Ação Entre Amigos e da última festa de final de ano. Este ano, aliás, uma nova rifa já circula na comunidade. Os blocos foram distribuídos em todos os bairros e podem ser adquiridos com representantes de cada comunidade ou na secretaria. O sorteio é dia 6 de dezembro.