quarta-feira, 1 de julho de 2009

Kerb da Bergamota é atração sábado e domingo


Nos dias 4 e 5 de julho tem Kerb da Bergamota no Centro Comunitário Jacob Feiten, no Travessão Rübenich. A semana que antecede a festa está sendo de muito trabalho para os organizadores. Enquanto as mulheres trabalham no preparo de cucas, bolachas, tortas, roscas, pães e geleias, os homens cuidam do almoço, da venda de cartões, da bebida da decoração do Centro Comunitário Jacob Feiten. Tudo deve ficar pronto até a manhã de sábado.
A colheita da bergamota será na sexta e no sábado pela manhã. Cada lugar na mesa receberá um enfeite especial com a fruta. Só no enfeite das mesas serão utilizadas 500 bergamotas. De acordo com Alcindo Berlitz (foto), presidente da Associação da Rota Colonial Baumschneis, a festa deste ano terá 10 mil unidades de bergamota. “No ano passado tínhamos 5 mil unidades e lá pelas 3h da tarde a bergamota acabou. E não tínhamos onde pegar mais. Este ano, com certeza não vai faltar. Vamos disponibilizar 10 mil unidades, e se faltar, vamos colher mais na hora”, garantiu Alcindo, enquanto vistoriava nesta terça os pés carregados da fruta.
A bergamota ainda será encontrada em forma de licor, quentão de bergamota, geleias, bolachas, cucas e tortas. Tudo com sabor cítrico. A programação inicia às 14h, no sábado, com um baile animado pelo Novo Musical União. Domingo haverá missa festiva às 9h30, no local, e a partir das 11h30 será servido o almoço com churrasco, galeto e saladas. À tarde, a partir das 13h30, tem baile com animação da banda Os Fenomenais. O cartão para almoço é 14 reais.

Colégio Imaculada Conceição recebe o Unisinos Experience


Os alunos do Colégio Imaculada Conceição participaram nesta terça-feira do projeto Unisinos Experience, que é realizado em parceria com a MTV e Rádio Ipanema.
Na manhã desta terça-feira, cerca de 160 alunos da 8ª série e das três turmas de Ensino Médio participaram de um debate sobre racismo e preconceito, e assistiram ao show da banda porto-alegrense Cabernettes (foto abaixo). Os alunos da 8ª série da escola estadual 10 de Setembro também marcaram presença no evento.
De acordo com a coordenadora do Unisinos Experience, Rosane Azevedo, o projeto tem o objetivo de levar às escolas um debate descontraído, com a participação dos alunos, professores e convidados especiais, além de um show surpresa. “Procuramos trazer para as escolas a filosofia da Unisinos, debatendo assuntos do dia-a-dia dos alunos, e que também poderão vir a ser tema do vestibular”, explica a coordenadora. O Unisinos Experience é realizado há cinco anos, sempre visitando escolas da região metropolitana e Vale do Sinos. Esta é a primeira vez que o projeto é realizado em Dois Irmãos.
O debate sobre racismo e preconceito contou com participação dos alunos Luiz Carlos Petry Junior e Gabriela Wagner, das professoras Ivana Collet e Susana Augustin Herrmann, da baterista da banda Cabernettes, Carol Souza, e do advogado Cortez, convidado pelos organizadores do programa. “O debate é um momento para os alunos mostrarem o que pensam sobre o assunto, além de abrir espaço para um especialista”, comenta Rosane.


Repórter Unisinos Experience
Antes da realização do projeto no colégio, um aluno foi escolhido para ser o Repórter Unisinos Experience. A seleção foi feita depois de avaliar a resposta dos alunos para a pergunta “Como você acha que deve ser o repórter Unisinos Experience?”. A escolhida foi Kássia Scherer, do 3º ano, que recebeu um celular para fotografar e filmar o dia-a-dia dos alunos. O material que a aluna produziu durante uma semana foi postado no blog do projeto (http://ipanema.uol.com.br/experience/index.php) e será transformado em um pequeno programa que vai ao ar na MTV na próxima semana. O programa gravado hoje na escola também será exibido na MTV, mas ainda não tem data prevista.

Morro Reuter estreia em Ivoti no domingo

O EC Morro Reuter estreia neste domingo, dia 5, no Campeonato Estadual de Amadores 2009. O primeiro jogo será contra o Ivoti, às 15h, fora de casa.
Primeiro, a partida seria em Morro Reuter. Mas na semana passada, depois da vistoria da Brigada Militar, a direção ficou sabendo que teria que aumentar a altura da tela ao redor do campo para três metros. Como o clube não conseguiria concluir o serviço a tempo, o local da estreia foi alterado. O time fará sua primeira partida em casa no dia 19, contra o Guaíba.
O Estadual de Amadores terá a participação de 11 clubes este ano. A chave 1 tem Morro Reuter, Estância Velha, Ivoti e Guaíba. Na chave 2 estão Tamoio (Viamão), Americano (Novo Hamburgo), Serrano (Canela) e Gramadense. A chave 3 traz o atual campeão Grêmio Ibirubá, Associação Nova Prata e Lajeadense.
Na 1ª fase, as equipes jogam dentro de seus grupos em turno e returno. Nas chaves 1 e 2, classificam os três primeiros colocados. Na chave 3, passam dois.
A equipe do Morro Reuter fará os dois primeiros jogos fora de casa e o terceiro no seu estádio. Depois, no returno, será duas partidas em casa e uma fora.

TABELA DE JOGOS
Dia 05/07

15h- Ivoti x Morro Reuter
Dia 12/07
15h- Guaíba x Morro Reuter
Dia 19/07
15h- Morro Reuter x Estância Velha
Dia 02/08
15h- Estância Velha x Morro Reuter
Dia 09/08
15h- Morro Reuter x Guaíba
Dia 16/08
15h- Morro Reuter x Ivoti