quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dois Irmãos terá uma mulher na presidência da Câmara em 2010


Dois Irmãos viveu uma noite histórica nesta segunda-feira. Tânia da Silva, 46 anos, foi eleita para presidir a Câmara de Vereadores em 2010.
Ela será a primeira mulher a comandar o Poder Legislativo em 50 anos de história política do município. Além disso, será a primeira negra a ocupar o cargo em uma terra de alemães.
Tânia, que trabalha na Secretaria Municipal de Saúde desde 1991 e mora em Dois Irmãos desde 1994, foi a vereadora mais votada na última eleição. Ela recebeu 2.055 votos, um recorde histórico. Na eleição da mesa diretora, ontem à noite, a chapa apresentada pelo colega Paulinho Quadri (PMDB) foi aprovada por unanimidade. Ao lado de Tânia, na mesa principal da Câmara, estará outra mulher, a vereadora Eliane Becker (PP), que ocupará a função de 1ª secretária.
- Eu me sinto orgulhosa. Quero aproveitar para agradecer aos colegas da Câmara de Vereadores que confiaram em mim e, principalmente, à comunidade de Dois Irmãos, que foi quem me colocou aqui. Hoje eu me sinto muito feliz em ser a primeira mulher, e negra - porque não sou nem morena, sou negra mesmo -, a assumir a casa. Isso mostra que para essa comunidade não existe cor de pele; basta a pessoa mostrar trabalho que ela é reconhecida - comentou a nova presidente.
A vereadora Tânia também destacou a presença da colega Eliane na mesa diretora:
- Serão duas mulheres à frente da Câmara. Na nossa região, não sei se esse fato já aconteceu algum dia, e acredito que uma mulher negra nunca assumiu a presidência do Poder Legislativo no Rio Grande do Sul. Por isso, me sinto muito honrada e devo isso a cada um de vocês - concluiu ela.
Além de Tânia e Eliane, a mesa diretora ainda terá Eliseu Rossa (PT) como vice-presidente e Sérgio Fink (PSDB) como 2º secretário.

Prefeitura inaugura CAPS


Foi inaugurado na manhã desta terça-feira o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Dois Irmãos, que fica na Av. João Klauck, 1666, no Moinho Velho.
A solenidade de inauguração contou com a participação do prefeito Miguel Schwengber, do vice-prefeito Mauro Rosso, do secretário de Saúde, Márcio Slaviero, da chefe do Postão 24h, Ana Paula Macedo, do presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas, pastor Rafael Wilske, da equipe de profissionais do CAPS, do comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Edson Luís Maicá Severo, demais secretários municipais e funcionários da Secretaria de Saúde, entre outros.
A presidente do Conselho Municipal da Saúde, Naira Andrewski, salientou que esta já é uma reivindicação antiga da comunidade e que a inauguração é um momento histórico. O secretário de Saúde agradeceu o apoio da sua equipe e da comunidade terapêutica Luz do Vale. “Quando se assumi uma secretaria, a gente espera dias como hoje, de inauguração. O CAPS foi construído com muito trabalho e dedicação de todos”, destacou Márcio. “O CAPS é mais do que um centro, ele será um transformador social que terá oficinas, trabalhos de grupo e individual, enfim, uma nova filosofia de vida. As pessoas não estão com dependência química porque gostam, mas por faltar alguma coisa em suas vidas. Temos uma realidade obscura na saúde mental de Dois Irmãos, e vamos procurar fazer o melhor aqui”, completa o secretário.
O prefeito Miguel também enalteceu a importância da nova estrutura de atendimento psicossocial. “A cidade está carente de um atendimento como este. E nós estamos trabalhando para oferecer uma melhor estrutura para tratar as pessoas que precisam de ajuda”, afirmou o chefe do Executivo.
A equipe de psicólogos e psiquiatra realiza mais de 200 atendimentos por semana em Dois Irmãos. São crianças e adultos com problemas relacionados ao álcool, dependência química, violência doméstica, entre outros. “Todos passarão a ser atendidos no CAPS. Serão feitos trabalhos em grupo ou individuais, dependendo da situação de cada paciente”, diz Ana Paula. O horário de atendimento é de segunda a quinta, das 8h às 19h. Para ser atendido, não precisa de indicação médica. É só procurar a sede do CAPS.

Garotada aprende valor da terra


Desde o mês de abril o Projeto Global está desenvolvendo com um grupo de adolescentes o programa Mãos na Terra. O objetivo principal da atividade é desenvolver o amor da garotada pela terra, com ações práticas de plantio de chás, hortaliças, plantas condimentares e comestíveis.
O projeto é coordenado pela professora Solange Weber e mobiliza cerca de 100 alunos de 12 a 14 anos. Divididos por turmas, os alunos vão uma vez por semana, nas terças pela manhã e tarde, até o Horto Municipal. “Somos responsáveis pela arborização do horto e plantamos principalmente chás. Na aula de hoje estamos finalizando o relógio do corpo humano com diferentes tipos de chás e os horários em que devem ser ingeridos”, conta a professora. Para montar o relógio, os alunos fizeram trabalho de pesquisa e aprenderam os tipos de chás, seus horários a serem ingeridos e seus benefícios. “O alecrim, por exemplo, deve ser tomado das 11h às 13h. Sua ação principal é auxiliar no bombeamento do sangue para todo o organismo”, comenta Solange.
Ao longo do ano os alunos também desenvolveram outras atividades, como visita nas escolas, plantio de flores e chás para distribuir no Dia Mundial do Meio Ambiente; participação em palestras sobre o valor da alimentação saudável, leitura poética sobre a terra e seus frutos, entre outras. “O mais importante de tudo é que os alunos estão aprendendo a valorizar a agricultura. A minoria tem pais que ainda lidam na roça, e os alunos tiveram que aprender como se faz. Hoje, com certeza, eles estão dando mais valor a quem trabalha o dia todo para eles terem alimentos saudáveis na mesa”, analisa a professora. “Nestes meses, as turmas tiveram que lidar com a terra. Ou seja, tinha dias que ela estava seca e eles precisavam molhar para conseguir plantar. Em outros dias, chovia muito e não podiam plantar. Os alunos sentiram na pele todas as dificuldades climáticas”, relata Solange.