Foi inaugurado na manhã desta terça-feira o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Dois Irmãos, que fica na Av. João Klauck, 1666, no Moinho Velho.
A solenidade de inauguração contou com a participação do prefeito Miguel Schwengber, do vice-prefeito Mauro Rosso, do secretário de Saúde, Márcio Slaviero, da chefe do Postão 24h, Ana Paula Macedo, do presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas, pastor Rafael Wilske, da equipe de profissionais do CAPS, do comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Edson Luís Maicá Severo, demais secretários municipais e funcionários da Secretaria de Saúde, entre outros.
A presidente do Conselho Municipal da Saúde, Naira Andrewski, salientou que esta já é uma reivindicação antiga da comunidade e que a inauguração é um momento histórico. O secretário de Saúde agradeceu o apoio da sua equipe e da comunidade terapêutica Luz do Vale. “Quando se assumi uma secretaria, a gente espera dias como hoje, de inauguração. O CAPS foi construído com muito trabalho e dedicação de todos”, destacou Márcio. “O CAPS é mais do que um centro, ele será um transformador social que terá oficinas, trabalhos de grupo e individual, enfim, uma nova filosofia de vida. As pessoas não estão com dependência química porque gostam, mas por faltar alguma coisa em suas vidas. Temos uma realidade obscura na saúde mental de Dois Irmãos, e vamos procurar fazer o melhor aqui”, completa o secretário.
O prefeito Miguel também enalteceu a importância da nova estrutura de atendimento psicossocial. “A cidade está carente de um atendimento como este. E nós estamos trabalhando para oferecer uma melhor estrutura para tratar as pessoas que precisam de ajuda”, afirmou o chefe do Executivo.
A equipe de psicólogos e psiquiatra realiza mais de 200 atendimentos por semana em Dois Irmãos. São crianças e adultos com problemas relacionados ao álcool, dependência química, violência doméstica, entre outros. “Todos passarão a ser atendidos no CAPS. Serão feitos trabalhos em grupo ou individuais, dependendo da situação de cada paciente”, diz Ana Paula. O horário de atendimento é de segunda a quinta, das 8h às 19h. Para ser atendido, não precisa de indicação médica. É só procurar a sede do CAPS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário