terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Carnês do IPTU 2010 só serão entregues depois do Carnaval

]A prefeitura municipal estima arrecadar cerca de 2,5 milhões de reais com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em 2010. Os carnês, no entanto, ainda não chegaram na Agência dos Correios dois-irmonense, que fará a distribuição. A previsão inicial era de que a entrega começaria em 20 de janeiro.
Paulinho Brachtvogel, chefe de gabinete da prefeitura, informou na tarde de hoje que a entrega só ocorrerá depois do Carnaval (16 de fevereiro). “Houve um problema na impressão dos carnês, por isso a entrega só começa depois do Carnaval”, diz Paulinho.
A informação ainda não havia sido repassada aos Correios. O gerente da agência dois-irmonense, Eliésio Alves Pereira, diz que os carnês chegariam em fim de janeiro, início de fevereiro. “A informação é de que receberíamos os carnês em fim de janeiro, início de fevereiro. Temos prazo de uma semana para fazer a distribuição no município”, comenta o gerente Eliésio.
O vencimento das parcelas é nos dias 31 de março, 31 de julho e 31 de outubro. Os contribuintes que optarem pelo pagamento integral até 10 de março terão 30% de desconto para o imposto predial e 10% no territorial. Já quem optar pelo pagamento em cota única com vencimento em 10 de abril terá descontos de 20% para predial e 5% territorial. Para quem quiser parcelar o valor, o imposto pode ser pago em três parcelas com descontos de 16% predial e sem desconto para terrenos. O IPTU 2010 pode ser pago na Lotérica Quinas & Zebras, no Banrisul, na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e nos postos credenciados aos bancos. O imposto sofrerá um reajuste de 4,57%, calculado pela média de três índices econômicos (IGPM, INPC e IPCA). São 12.901 carnês em Dois Irmãos.

TENENTE TAVARES deixa o comando da Brigada Militar

Depois de quase seis anos no comando da Brigada Militar de Dois Irmãos, o tenente Nilton Tavares está deixando a cidade. A notícia foi confirmada ao meio-dia de hoje. Ele vai para a Defesa Civil do Estado.
- O governo está ampliando a estrutura da Defesa Civil, e em razão do bom trabalho que prestei em Dois Irmãos, fui indicado para a função pelo coronel João Batista Gil, que já comandou a BM na região do Vale dos Sinos e hoje está na Casa Civil do Estado - diz ele.
A Defesa Civil do RS tem como função coordenar as equipes nos municípios. O tenente Tavares deve coordenar a Defesa Civil de Uruguaiana por um ano.
- Profissionalmente, é uma ótima oportunidade. Estou em Dois Irmãos desde 2004 e saio com o sentimento de missão cumprida. Dentro das condições, fiz tudo a que me propus no município - comenta Tavares.
Por enquanto, a BM de Dois Irmãos será comandada pelo sargento Adélio Schons. Após o período das férias de verão, deve ser indicado outro tenente para o município. Da região, também foi designado para a Defesa Civil o capitão Cilon de Freitas da Silva.
Natural de Pinheiro Machado, Tavares ingressou na BM em 1990, em Porto Alegre. Desde que veio para Dois Irmãos, mora com a esposa e os dois filhos no Travessão. Por enquanto, a família segue na cidade.
O bom trabalho desempenhado em Dois Irmãos é reconhecido pela comunidade. Além de focar na segurança pública, Tavares também intensificou o trabalho preventivo. Ao lado dos seus instrutores, transformou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em referência no Estado.
- Acredito mais na prevenção do que na repressão. É claro que atuamos no combate ao crime, mas tivemos uma dedicação especial ao trabalho de prevenção, desenvolvendo o Proerd com crianças, jovens e pais. Dois Irmãos foi um laboratório - destaca o policial.
Tavares faz questão de agradecer o apoio recebido dos prefeitos Juarez Stein, Renato Dexheimer e Miguel Schwengber; dos presidentes do Consepro, Jair Quilin, Luís Schaumloeffel e Alan Caldas, do comando regional da BM, do 32º BPM e das empresas parceiras.
- Também contei com a parceria dos secretários de Educação e Saúde, e do meu efetivo, que é de nível excelente. Sempre procurei motivar e valorizar meus servidores, assim como eu gostaria de ser tratado. Só tenho a agradecer a todos que nos apoiaram - conclui ele.
Tavares coordenou diversas operações de combate ao crime em Dois Irmãos, com destaque para as ações contra as máquinas caça-níqueis, que contaram com o apoio do Ministério Público e Poder Judiciário.

Quadrilha assalta e faz família refém no Morro

Quatro homens armados e encapuzados fizeram uma família refém na noite deste domingo em Morro Reuter.
A quadrilha ficou cerca de uma hora dentro da residência, na rua Alberto Meurer. De acordo com informações do proprietário, que prefere não ser identificado, para conseguir entrar na casa os quatro bandidos escalaram as grades do muro, chegando a quebrar algumas pedras dos pilares. “Eu estava lavando um par de chinelos na lavanderia, que fica nos fundos da casa, quando fui surpreendido por um homem armado e encapuzado”, relata ele. Ao saber que na casa estavam, além do dono, a esposa, seu filho e a namorada, outros três entraram pela janela da cozinha. “Um deles fez minha esposa abrir a janela, e com a ajuda de uma escada que estava escorada, os três entraram”.
Depois de rendidos, os quatro foram colocados no sofá da sala e amarrados nos pés e nas mãos com fitas. “Um dos bandidos ficou nos vigiando e os outros três vasculharam todos os cômodos da casa. Eles pediam dinheiro e mais dinheiro. Eu só tinha 500 reais. Então eles começaram a pegar computador, televisão e outros objetos, colocando tudo dentro dos nossos dois carros (um Fiat Uno e um Ford Escort) que estavam dentro da garagem”, relata a vítima.
Quase uma hora depois da chegada dos bandidos, um alarme do depósito de cereais da família, que fica ao lado da residência, disparou, espantando a quadrilha. “Não sei como o alarme disparou. Mas isso fez eles se apressarem. Na sala, percebi que os bandidos tentavam sair com os veículos, mas aceleravam e não saíam do lugar. Foi quando abandonaram os carros e fugiram em direção desconhecida”, conta o proprietário da casa.

“Eles ameaçaram matar meu filho”
Os bandidos conseguiram fugir levando apenas quatro aparelhos de celular, 500 reais em dinheiro, cheques e alguns documentos pessoais da família.
Antes da fuga, a quadrilha ordenou que não chamassem a polícia, pois um bandido ainda estaria vigiando a casa. “Ele perguntou seu eu gostava do meu filho, e que se chamássemos a polícia, iriam matá-lo. Esperei uns 20 minutos e liguei para um amigo, que avisou a polícia”, comenta o proprietário, lembrando que durante a ação percebeu que um veículo estava rondando a casa. “A cada 15 ou 20 minutos, escutava um carro passando. Pelo barulho, parecia um Chevette”, recorda.
A Brigada Militar chegou a fazer buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado. O proprietário aproveitou para reclamar da falta de iluminação na rua Alberto Meurer. “Há quatro meses liguei para a prefeitura, mas até agora não colocaram postes de luz. Aqui é um escuridão”, reclama a vítima do assalto.

Quadrilha assalta revenda, espanca dono e um bandido é preso durante perseguição

Mais um assalto violento a uma revenda de carros foi registrado na manhã de sexta-feira em Dois Irmãos. Uma quadrilha invadiu por volta das 10h40 uma loja na Av. 25 de Julho, no Centro.
Proprietários e funcionários, que preferem não serem identificados, ficaram sob a mira de revólveres. Os bandidos chegaram em um Toyota Corolla roubado, entraram no pátio da revenda e renderam um dos funcionários, que estava na frente da loja. Em seguida, os bandidos invadiram o escritório e renderam mais três pessoas. Outro sócio que chegava na revenda também foi surpreendido por dois assaltantes. No total eram quatro bandidos. As cinco vítimas foram trancadas dentro do banheiro com algemas, que possivelmente eram feitas de plástico.
Além de roubarem pertences das vítimas e um automóvel, um dos proprietários foi espancado pelos bandidos. Ele levou coronhada na cabeça e soco no nariz.
A Brigada Militar de Dois Irmãos foi comunicada da ocorrência e via rádio alertou as guarnições da região sobre a fuga da quadrilha. Policiais militares de Novo Hamburgo se depararam com o Corolla na rua Rincão. Os assaltantes fugiram em alta velocidade. Na perseguição, eles acabaram entrando em uma rua sem saída no bairro Boa Saúde, em Novo Hamburgo. Ao saírem do carro, os assaltantes começaram a atirar contra os policiais, que revidaram e balearam os dois bandidos (motorista e caroneiro) nas pernas. Um deles conseguiu fugir. O outro, Eduardo Borges Pinto da Silva, 29 anos, acabou preso. O flagrante foi registrado em Estância Velha. Eduardo, que tem antecedente por furto e roubo de veículos, seria transferido para a Penitenciária de Montenegro. Os outros assaltantes seguem foragidos.