quinta-feira, 23 de julho de 2009

Pediatra do hospital atende 130 crianças em 15 horas


Desde a semana passada, os atendimentos pediátricos aumentaram e muito no Hospital São José-Doctor Clin. De segunda a sexta foram em média 50 crianças por dia.
Na última segunda-feira, porém, a procura extrapolou qualquer previsão da saúde pública. Num intervalo de 15 horas, das 7h30 às 22h30, o pediatra Jorge Pereira atendeu 130 crianças. A maioria apresentava sinais de gripe, como tosse, febre e dor de cabeça.
- No inverno é normal crescerem os atendimentos e as internações, mas este ano está sendo atípico. Pedimos muita paciência e colaboração dos pais na espera. Por ser um número elevado de crianças, acabamos não podendo oferecer um atendimento mais longo. Foi uma média de 3 minutos por paciente. É um risco que eu corro e também o paciente, pois posso não detectar algo em um tempo tão curto - diz o pediatra, informando que alguns pacientes foram encaminhados ao posto de saúde do bairro Bela Vista.
A ala pediátrica do hospital está lotada.
- A maioria das internações são por doenças respiratórias, entre elas, a bronquiolite. Também transferimos recentemente duas crianças para a UTI, o que é muito difícil de acontecer - comenta o médico.
A procura por atendimento pediátrico cresceu em todo Estado. Um dos motivos da grande demanda é a preocupação com a gripe A. Nos primeiros sintomas de gripe, os pais já levam a criança para o hospital.
- Estamos vivendo um período de crise na saúde pública. Nunca se sabe a gravidade de uma febre, e com esta epidemia de gripe A, os pais se apavoram. Mas estamos trabalhando para oferecer um bom atendimento para as crianças - explica o doutor Jorge, que recebeu o reforço de uma pediatra da Doctor Clin.
Ao contrário de anos anteriores, os atendimentos das emergências e urgências envolvendo crianças estão centralizados no hospital.


O que diz o Secretário de Saúde
O secretário de Saúde, Marcio Slaviero, destaca que o “hospital é a referência pediátrica”.
Ele nega que faltem médicos e garante que os postos nos bairros também têm profissionais para atendimento.
- Não há falta de médicos. Nos bairros temos médicos comunitários e pediatras. No Postão, o pediatra está doente, mas o problema será solucionado na próxima semana. É do hospital a responsabilidade de reforçar os pediatras, o que já está acontecendo – diz o secretário.
Por enquanto, somente no posto de saúde do Travessão não estão sendo realizados atendimentos pediátricos. A redação do JDI entrou em contato com os postos dos bairros na tarde desta terça. O atendimento de crianças também cresceu no São João e no Bela Vista. No Travessão, as crianças são encaminhadas para o hospital, pois a pediatra está de férias.

Câmara aprova cinco projetos em mais uma noite polêmica

O projeto sobre o financiamento de 1 milhão de reais foi reprovado por 5 a 4 na quinta. Mas a abertura de crédito para compra de máquinas e equipamentos com recursos próprios foi autorizada por 5 a 4. Nas duas votações, os cinco votos foram de PMDB, PP e PSDB e os quatro de PDT e PT.
Na sessão desta segunda-feira, Eliseu Rossa (PT) criticou a oposição, que foi contra o financiamento:
- Em 2008 foram gastos 300 mil na conservação de máquinas. Com equipamentos novos, não se gasta tudo isso. Digamos que se tenha 100 mil de juros ao ano, ainda sobrariam 200 mil. Acho que a era do Fusca já era - disse ele.
Sérgio Fink (PSDB) rebateu:
- Em momento nenhum fomos contra a renovação da frota. Somos contra o financiamento. Em quatro anos, os juros passariam de 400 mil. O projeto de renovação da frota foi aprovado por 5 a 4, e o que mais surpreende é que os vereadores do PT e do PDT foram contrários. O município nem precisaria utilizar recursos desta administração para renovar a frota. Poderia pegar do superávit da administração passada. Ou seja: o financiamento todos queriam, mas a renovação da frota, nem tanto. Votaram contra - declarou ele.
A situação defende que os recursos do superávit financeiro serão utilizados em outras obras no município.
- Esses recursos que vocês querem usar para comprar máquinas já estavam destinados para outras prioridades. Assim, vocês estão votando contra a área industrial, contra a área habitacional, contra a Estrada Campo Bom, contra as creches... Tudo isso precisa de recursos para contrapartida, ou tu não entende isso? - esbravejou o líder de governo Jair Quilin (PDT).
Tânia da Silva (PMDB) não poupou e cutucou Jair:
- O vereador que me antecedeu está com muito stress. Nós votamos a favor de Dois Irmãos. Todo mundo sabe que essa história de financiamento não é fácil. Não precisamos trocar toda a frota de uma só vez - comentou ela.
A vereadora do PMDB também destacou outras prioridades:
- Nós precisamos de um posto de emergência. Ouvi o secretário (da Saúde, Márcio Slaviero) falar em reforma no Postão, mas isso é uma coisa totalmente inviável: reformar um prédio que não é nosso e que não foi estruturado para isso - afirmou Tânia.
Para Fink, o vereador do PDT e líder de governo falta com a verdade:
- Não somos contra nada. Somos pela racionalidade dos serviços públicos - afirmou o presidente da Câmara.


Sérgio Fink:
“Jair, te trata! Faz bem
tirar esse ódio do coração”

O clima do debate esquentou entre o líder de governo Jair Quilin (PDT) e o presidente Sérgio Fink (PSDB). Depois do intervalo, o vereador do PDT entrou na questão dos cargos:
- A inveja às vezes cega, presidente Sérgio, vereador Paulinho (...) Realmente, empregamos quem trabalhou na eleição, mas aqui na Câmara o senhor tem usado do mesmo artifício - afirmou Jair, dizendo que Fink empregou a filha de um candidato a vereador do PSDB na última eleição.
O presidente foi categórico na resposta ao líder de governo:
- Quanto à inveja, o senhor tem experiência nisso, pois vive com gravador e máquina fotográfica no bolso querendo se promover com os erros dos outros, e não com os seus próprios méritos. Jair, te trata! Faz bem tirar esse ódio do coração - disparou Fink.
Ele também lembrou que, ao contrário da administração municipal, a Câmara tem reduzido seus custos:
- Nas contratações que fizemos, em nenhum momento pedimos filiação partidária. Aliás, reduzimos o custo com pessoal, os gastos com diárias, com telefone... Nós, sim, estamos fazendo mais com menos - declarou o presidente, numa alusão ao slogan de campanha de PT e PDT em 2008.
Por fim, Fink chamou atenção para o valor de 970 mil reais que está previsto no Plano Plurianual (2010-2013) para reformar o Centro Administrativo (prefeitura). O projeto do Plano Plurianual está na Comissão de Pareceres e deve ser votado na próxima sessão, no dia 27 de julho.
- Talvez esse valor seja para construir passarelas e túneis na prefeitura para o pessoal não se bater lá dentro, já que sinaleira não ia adiantar com tanta gente - alfinetou o presidente.
Joracir Filipin (PT) tentou desviar o assunto, dizendo que Fink estaria desrepeitando os funcionários da prefeitura ao falar de “túneis e passarelas”. O presidente rebateu:
- Não é para ofender ninguém. Eu respeito muito os funcionários. Digo isso porque quando o PT e o PDT eram oposição, viviam batendo aqui que se deveria colocar sinaleira na prefeitura para o pessoal não se bater de tanta gente que tinha lá dentro. Imagina agora, então, com mais cargos de confiança, mais chefes, mais estagiários...


PROJETOS APROVADOS
095/2009 -
Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial de 150 mil reais para manutenção de serviços da Secretaria de Educação.
109/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial de 350 mil reais para aquisição de área para ampliação do Distrito Industrial.
112/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial no valor de 1 mil reais para manutenção do Programa de Trânsito.
116/2009 - Autoriza o Poder Executivo a conceder aumento de vencimento aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, com valor fixado em 580 reais. Hoje existem 14 agentes comunitários, dois agentes de endemias e duas vagas em aberto para agentes de endemias.
117/2009 - Institui o Comitê de Vigilância e Enfrentamento da Gripe, com o objetivo de avaliar as condutas, normas e recomendações à população, bem como monitorar casos suspeitos da Gripe A (H1N1) e emitir medidas necessárias para contenção e tratamento da doença. O comitê será composto por: Márcio Slaviero (Secretário de Saúde), Otávio Augusto da Silveira (médico veterinário), Rafael Giesteira (diretor técnico), Émerson Bassani (farmacêutico), Miriam Lehmann (enfermeira responsável pelas imunizações), Fabiane Bohnenberger (chefe do Posto do Centro), Márcio Goldschmidt (chefe do Departamento de Vigilância), Patrícia Bohn (diretora administrativa do Hospital São José - Doctor Clin) e Maurício Klein (Secretário de Educação e Cultura).

Benete Scherer é o novo presidente do PP


Benete Scherer é o novo presidente do Partido Progressista de Dois Irmãos. Seu nome foi confirmado na reunião que o PP realizou nesta terça-feira, no Restaurante Rock’s Bar. A gestão é para dois anos (2009-2011).
Benete assume com o objetivo de reestruturar o partido e elaborar um planejamento a longo prazo. “Em primeiro lugar, a partir de agosto vamos realizar reuniões internas para debater um planejamento futuro, evitando decisões imediatas e precipitadas”, comenta o novo presidente. A ideia é fazer uma gestão de atitude. “O PP é uma grande força na cidade. Precisamos mostrar que o partido tem bons nomes e condições de assumir a prefeitura novamente”, acrescenta.


A ressaca eleitoral
O novo presidente admite que o PP, assim como o PMDB, viveu um período de ressaca eleitoral. “Não tínhamos a experiência da derrota, e isso atingiu os partidos”, reconhece Benete. Perguntado se a coligação continua após a eleição, ele lembra que o momento é de reestruturação. “Antes de fazer qualquer coisa em conjunto, precisamos reestruturar o PP, para depois analisar quais são os partidos que têm associação com as nossas ideias”, comenta ele.


Nova administração
Questionado sobre o que pensa da administração de PT e PDT, Benete diz que ainda é cedo para fazer uma avaliação mais profunda. “Vejo que a atual administração tem algumas ideias diferentes das nossas. Porém, pelo tempo que eles estão governando, não cabe nenhum julgamento ainda”, afirma. “O PP tem a responsabilidade de olhar Dois Irmãos como um todo. Vamos saber enxergar as coisas boas e elogiá-las, assim como também ver o que não está bem e criticar, sempre com responsabilidade”, conclui Benete.