quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Moradores reclamam de desapropriação no União

Prefeito Migue Schwengber pretende construir um loteamento popular no local


A prefeitura de Dois Irmãos publicou na semana passada o decreto 315/2009 que trata da desapropriação de uma área de terras na Rua Ely Konrath, no bairro União (detalhe na imagem acima). A intenção do prefeito Miguel Schwengber é construir um loteamento popular. A desapropriação, no entanto, revoltou os moradores.
Jorge Soine, 47 anos, e Elisa Soine, 56, procuraram a redação do JDI para protestar contra a atitude da prefeitura. Segundo Jorge, há três meses Miguel o procurou para comprar parte da sua propriedade. O agricultor, porém, não aceitou vender, pois é nesta área que ele tem a plantação de onde tira o sustento da família. “Há três semanas fui procurado novamente porque queriam 15 metros das minhas terras, que ficam na rua Ely Konrath, para fazer uma passagem para as demais áreas que seriam construídas futuramente. Eu disse que não havia jeito de dar, porque é com elas que eu sobrevivo. Então, fiz a proposta de ceder uma área próxima, mas não recebi resposta”, relata ele, dizendo que não foi mais procurado. Para sua surpresa, porém, no fim de semana foi avisado por um amigo da publicação do decreto de desapropriação de área.
Jorge também critica a intenção da prefeitura de querer construir um loteamento em uma área nativa. “Atrás da minha plantação não posso mexer em nada. Mesmo estando na minha terra, se eu derrubar um galho de árvore, levo uma multa do Ibama, recolhem minha motosserra e ainda corro o risco de ser preso. E o prefeito? Ele pode vir e desmatar tudo?”, questiona ele.
A ideia da construção de um loteamento não agrada os moradores das proximidades. “Está todo mundo revoltado. Vizinhos nos procuram em busca de informações”, comenta a moradora Jéssica Fröhlich, 18 anos. “Aqui não há infra-estrutura necessária para um loteamento. Teriam que desapropriar casas de gente que morou a vida inteira aqui”, completa.
De acordo com Jéssica, os moradores não pretendem abrir mão do seu espaço. O clima é de revolta. “Gostaria que o prefeito pensasse em Dois Irmãos. Será que daqui 10 anos ainda podemos dizer que Dois Irmãos é um doce de cidade? Não vamos permitir que as máquinas entrem aqui. Vão ter que passar por cima dos moradores”, declara Jéssica.
O prefeito Miguel esteve reunido ontem com os vereadores a portas fechadas para expor a ideia do loteamento. Questionado na saída, o secretário de Habitação, Dilamar do Amaral, disse que em breve a prefeitura vai procurar a imprensa. Porém, em conversa com alguns vereadores, descobriu-se que a ideia do prefeito é construir no local um condomínio popular de até cinco andares, com apartamentos de cerca de 40m² e um custo aproximado de 45 mil reais a unidade.

POLÊMICA À VISTA
O presidente da Câmara, Sérgio Fink, já adiantou que o Poder Legislativo pretende chamar a comunidade para debater o projeto. “Estão pensando em prédios de cinco andares com apartamentos de, no máximo, 40 m². As pessoas nunca poderão melhorar de vida em um ambiente assim, diferente das casas populares, onde, conforme o tempo, podem construir mais”, diz ele. “Na minha visão, o que vai ocorrer, é que vão estar, no mínimo, mil pessoas agrupadas em um mesmo lugar que não possui logística, espaço e nenhum planejamento para uma obra destas”, completa Fink.

Fink volta e suplente nem chega a assumir

Presidente abriu mão da licença e reassumiu a sua cadeira na segunda-feira

A semana começou agitada no meio político. Depois de anunciar que sairia de licença por 14 dias, o presidente Sérgio Fink voltou atrás e reassumiu sua cadeira antes mesmo de ficar fora da primeira sessão na Câmara de Vereadores. Ninguém polemizou o caso na tribuna, mas nos bastidores a coisa fervilhou.
A suplente Graciela Jaeger chegou a comparecer na Câmara, na noite de segunda-feira, para tomar posse, mas no final da tarde ela já havia sido informada da decisão de Sérgio Fink. Visivelmente contrariada, ainda tentou conseguir junto à assessoria jurídica um espaço para usar a tribuna, se colocando como a “suplente de quem puxaram o tapete”. Porém, o Regimento Interno determina que é preciso um requerimento com antecedência.
O caso apenas expôs o imbróglio que existe dentro do PSDB entre Sérgio e Graciela. O presidente justificou sua decisão dizendo que chamou a vereadora para discutir os projetos que entraram na Câmara ontem, mas ela não compareceu, por isso decidiu voltar. O fato, porém, é que a suplente do PSDB, considerado partido de oposição, tem o discurso mais afinado com a situação (leia-se PT e PDT), e a sua entrada teoricamente facilitaria a aprovação de projetos de interesse da administração. A situação, aliás, já articulava neste sentido, tanto que apresentou uma emenda à Lei Orgânica querendo passar de 2% para 10% o percentual de créditos suplementares a que o prefeito tem direito de remanejar sem passar pela Câmara. O documento foi à votação ontem à noite e acabou reprovado por 5 a 4. Votaram contra Sérgio, Paulinho Quadri, Tânia da Silva, Jerri Meneghetti e Eliane Becker. Votaram a favor Jair Quilin, Antônio Renz, Joracir Filipin e Eliseu Rossa.
Vale destacar que, apesar de ter pedido licença por 14 dias, o presidente pode reassumir seu lugar no momento que bem entender, com base no Regimento Interno da Câmara de Vereadores.


PREFEITO NA SESSÃO
A relação entre o presidente Sérgio Fink e o prefeito Miguel Schwengber - que nunca foi das melhores - anda estremecida. Na semana passada, Miguel deu entrevista na rádio criticando a postura de Sérgio, que quis debater com o prefeito, mas ele não aceitou. No dia seguinte, foi a vez de Sérgio abrir fogo contra a administração.
O mal estar ficou evidente na sessão de ontem. O prefeito pediu espaço para conversar com os vereadores sobre um projeto de loteamento popular que está em estudo no União. O presidente da Câmara até permitiu que o prefeito conversasse reservadamente com os vereadores no intervalo, mas não participou da reunião.
- Ele não quer debater comigo na rádio, então por que eu vou participar? - comentou Sérgio nos bastidores.



MAIS CINCO PROJETOS
Cinco projetos de Lei do Poder Executivo deram entrada na Câmara nesta segunda-feira. Somente o 163/2009 foi à votação e acabou aprovado por unanimidade. O documento autoriza a prefeitura a firmar acordo com a União para a execução de ações cooperadas e solidárias para a implantação do pacto nacional pelo enfrentamento da violência contra a mulher. Os demais ficaram na Comissão de Pareceres e devem provocar discussão nas próximas semanas.
O mais polêmico é o 164/2009, que autoriza a abertura de crédito suplementar no valor de 150 mil reais para a compra de um terreno para a ampliação da escola municipal Arno Nienow, na Vila Becker. Todos os vereadores se mostraram a favor da iniciativa. O detalhe, porém, é de onde será retirado o recurso: da verba de 187 mil reais devolvida pela Câmara para a aquisição de um ônibus escolar. A oposição contestou:
- Só nos surpreende que, tendo tantos recursos à disposição, a prefeitura vai retirar o dinheiro justamente do valor do ônibus que a Câmara devolveu e que beneficiaria todas as escolas. Quero pedir que o prefeito repense e faça uma emenda para retirar o recurso de outra rubrica - disse o presidente Sérgio Fink (PSDB).
O líder de governo Jair Quilin (PDT) alegou que o projeto deveria ser votado ontem para “não perder o negócio” e que a prefeitura “não vai deixar de comprar o ônibus”. A oposição, no entanto, não leva muita fé na promessa dele.
- Quando fiz a indicação para o ônibus escolar, disseram que era urgente, mas até agora nada. Semana passada o líder de governo disse que o ônibus estava sendo comprado e chegaria até o final do ano ou início do ano que vem. Por isso, não posso rasgar um pedido que fiz aqui - explicou o vereador Paulinho Quadri (PMDB).
Joracir Filipin (PT) entrou na discussão e provocou Paulinho:
- O ônibus vai ser comprado, pode ter certeza... Mas quando o senhor era presidente, me pergunto onde foi aplicado o dinheiro que era devolvido pela Câmara - disse ele, alegando que nas outras administrações os vereadores não faziam indicações de onde o dinheiro devolvido pelo Legislativo deveria ser aplicado.
Paulinho voltou à tribuna:
- Te explico onde os prefeitos anteriores aplicaram: eles gastaram 2 milhões e 800 mil na compra de patrolas, caminhões-caçamba, caminhões de lixo, ônibus escolares, veículos pequenos... ali não precisavam fazer empréstimos - disparou.
Paulinho lembrou ainda que o município tem mais de 2 milhões de reais em recursos livres e, portanto, não precisa tirar dinheiro da compra do ônibus.
- Eu sempre digo que educação e saúde não têm partido, mas não venham aqui enrolar. Não sou contra a compra do terreno para a escola da Vila Becker, mas o prefeito pode tirar os 150 mil desses 2 milhões. E não venham depois querer largar panfletos na rua dizendo que o Paulinho é contra, como alguns estão acostumados a fazer - completou o peemedebista.

Igreja Católica promove festa popular no dia 6 de dezembro

Ação Entre Amigos vai sortear carro e mais 9 prêmios





Uma das festas de igreja mais tradicionais da cidade já está sendo preparada. No dia 6 de dezembro a Comunidade Católica de Dois Irmãos promove mais uma edição da sua Festa Popular. Assim como em outros anos, o evento deve reunir grande número de fiéis na missa e na confraternização ao longo do dia. A programação inicia às 9h30 com missa na Igreja Matriz. Em seguida, já começa a animação com a banda Caçula, conduzindo os fiéis até a Sociedade Santa Cecília, onde segue a festa. Ao meio-dia tem grande almoço festivo.
Segundo os integrantes do Conselho Econômico da Comunidade Católica Guilherme Frohlich, Roque Feiten, Irineu Giehl e Giovane Eich, o cartão para o almoço já está à venda na secretaria paroquial ou com integrantes da comunidade por 15. Também haverá cartões na hora. “Contamos com o apoio de todos, afinal, quem faz a igreja somos todos nós, a comunidade”, afirma Roque.
Para o pároco Paulo Bervian, a Festa Popular é um ótimo momento de integração. “Será uma grande festa. Temos 800 cartões à venda e esperamos a participação de grande parte da nossa comunidade na missa e também na festa”, diz o pároco. De acordo com os festeiros Ademir Blume, Renato Wickert, José Reinaldo Hansen e Gilmar Berwian, o dia 6 será de intensa diversão. Logo após a missa, inicia a animação com a banda Caçula, que irá animar o baile na sociedade até as 16h. Em seguida, a festa continua com Porto do Som, que toca até as 21h.
Além de promover a integração entre a comunidade, as festas populares são realizadas para arrecadar fundos para melhorias na Paróquia São Miguel. No ano passado, o dinheiro da festa foi utilizado na reforma do Centro Paroquial, que recebeu sala de eventos, teve mudança nas salas de catequese, além da construção de um estacionamento amplo para a comunidade. Neste ano, com o dinheiro arrecadado serão realizadas melhorias na igreja. “A nossa meta agora é investir na igreja. São necessárias melhorias na iluminação e no telhado, além de outros detalhes importantes”, afirma o presidente do Conselho Econômico, Guilherme Frohlich.

AÇÃO ENTRE AMIGOS
Outro destaque da Festa Popular é o sorteio da Ação Entre Amigos que está sendo realizada pela Comunidade Católica de Dois Irmãos.
Segundo os integrantes do Conselho Econômico, voluntários da Paróquia São Miguel estão circulando pelos bairros oferecendo a rifa para a população. “Quem ainda não adquiriu seu número, pode procurar um dos integrantes da diretoria ou ir à secretaria paroquial”, diz o padre Paulo.
Cada cautela custa 10 reais e dá direito a três números para o sorteio, que acontece durante a Festa Popular, às 19h. No total, serão sorteados 10 prêmios, com destaque para o Uno Mille 0 km. Os outros prêmios são notebook, box Herval Special, R$ 1.000,00, mini system, R$ 800,00, refrigerador Eletrolux, R$ 600,00, máquina fotográfica digital e uma home theater.
O prêmio principal, o carro 0 km, está exposto em frente à Igreja Matriz (foto). No entanto, segundo o padre Paulo, nos próximos dias ele circulará pelas comunidades. “Pedimos a colaboração de todos e agradecemos o apoio que sempre recebemos da população e das empresas da cidade. É com a ajuda de todos que conseguimos fazer uma grande festa e proporcionar as melhorias para a comunidade”, afirma Roque Feiten, do Conselho Econômico.

Dois Irmãos inaugura a Farmácia Municipal


Nesta terça-feira aconteceu a inauguração oficial da Farmácia Municipal de Dois Irmãos. O prédio, localizado atrás da Secretaria da Saúde, na rua Catarina Rausch, bairro Industrial, atenderá das 8h às 19h de segunda a sexta-feira. Depois das 19h e nos finais de semana, os remédios em casos de urgência serão entregues no Postão 24h.
Participaram da solenidade o prefeito Miguel Schwengber, o vice-prefeito Mauro Rosso, o secretário de Saúde, Márcio Slaviero, a chefe do Postão 24h, Ana Paulo Macedo, o monsenhor Izidoro Bruxel e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Naira Andzrevski, além de secretários municipais e funcionários da Secretaria de Saúde.
O secretário Márcio salientou a importância da farmácia para a comunidade dois-irmonense. “Hoje é um dia de comemoração. Esta farmácia foi conquistada com esforço de toda a equipe e que toda a população merece. Temos um investimento de até 350 mil reais por ano em remédios e hoje são 27 mil usuários. Devemos fechar o ano com a distribuição de 3 milhões de comprimidos. A farmácia foi feita por nós e para todos”, declarou.
O prefeito Miguel disse que a distribuição não estava sendo feita de forma correta. “Os remédios precisam estar em local adequado. Ter a Farmácia Municipal é um avanço, mas precisamos ainda da informatização do sistema. Precisamos saber quanto, quem e com que frequência as pessoas retiram remédios. Isso tudo tem que ser controlado”, destacou o prefeito.
Na Farmácia Popular são distribuídos remédios de medicação básica. O farmacêutico responsável Emerson Bassani salienta que os medicamentos são distribuídos apenas com receita médica. “Em alguns municípios só é distribuído com receita do SUS, mas aqui em Dois Irmãos todos têm direito a retirar os remédios, desde que tenham a receita em mãos”, comentou ele.