sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

De bem com a vida

Prefeito Adair Bohn

- Se tivesse que fazer um vestibular hoje e escolher a vocação, prefeito me cairia bem... - brinca Adair Bohn.
Passado o primeiro ano de mandato, o prefeito de Morro Reuter vai curtir férias a partir de hoje. Até 22 de fevereiro, quem vai responder pela prefeitura será o vice Harri Becker.
De bem com vida e esbanjando bom humor, o prefeito Adair recebeu a redação do JDI nesta quinta para comentar sobre os primeiros 12 meses do seu governo e o que a população de Morro Reuter pode esperar em 2010, “um ano que já reflete um pouco mais a realidade desta administração”.


Para onde o senhor vai nas férias?
Adair Bohn -
Para onde a vida me levar... (risos). É brincadeira... Não vou muito longe. Vou estar sempre por perto. Não tenho nenhuma viagem longa prevista. Temos uma casa em Tramandaí, então vou desligar um pouco. Há muitos anos não tiro férias.


Qual avaliação o senhor faz do primeiro ano de mandato em Morro Reuter?
Adair Bohn -
Foi um ano muito positivo, mesmo em função das condições em que o município se encontrou, principalmente por causa da queda na arrecadação. Mas de um modo geral foi positivo.


Como está sendo a experiência de prefeito?
Adair Bohn -
Muito boa. É um desafio. Se tivesse que fazer um vestibular hoje e escolher a vocação, prefeito me cairia bem... (risos) Estou bem inteirado, procuro participar de congressos e estudos para administrar com segurança, justiça e imparcialidade. E aqui está sendo um grande aprendizado no dia-a-dia.


Como começou 2010 para Morro Reuter?
Adair Bohn -
Morro Reuter começou 2010 com uma boa expectativa, principalmente porque vamos colocar em prática esse ano vários projetos que não puderam ser executados em 2009. O ano de 2010 já reflete um pouco mais a realidade desta administração.


Quais projetos?
Adair Bohn -
Por exemplo: a creche de São José do Herval, ginásios nas escolas Edvino Bervian (Centro), Rui Barbosa (Walachai) e Tiradentes (São José do Herval). Estamos recebendo hoje o primeiro caminhão do projeto PROVIAS e um carro para a saúde (Voyage), como incentivo pelos projetos encaminhados.


Sobre obras, o que será prioridade este ano e o que já está em andamento?
Adair Bohn -
Para 2010, o prédio de Múltiplo Uso é o mais urgente. Quando se fala em obras, muita coisa depende da liberação das verbas. Não adianta pegar uma verba de 10 milhões, se a contrapartida da prefeitura terá de ser de 30% - 3 milhões. Terei de abrir mão. Em 2010 temos projetado recuperar asfaltos quebrados, calçar a subida do Morro da Embratel; calçar a Mathias Mombach, em Walachai; resolver o problema da água em São José do Herval; fazer reformas, pintura e limpeza nas escolas; canalização do esgoto no Centro; investimento no Posto de Saúde; reforma do Ginásio Municipal, reformulação da praça e por aí vai...


Muito se fala no potencial turístico de Morro Reuter. O que a sua administração já está fazendo e pretende fazer neste sentido?
Adair Bohn -
Em 2009 foi criado o Departamento Municipal de Turismo, que é chefiado pela Vera Schneider. Recebemos muitos turistas, muitas excursões vieram a Morro Reuter ao longo dos últimos meses para conhecer nossas malharias, chocolates, restaurantes... Ficamos surpresos com a quantidade de turistas. E isso se deve também ao grupo de turismo e ao conselho de turismo. Vamos reestruturar o Obelisco de Livros, embelezar a cidade com plantas ornamentais, embelezar a VRS 873. Já foram colocadas placas artesanais, de formato padrão, para sinalizar a via.


Qual sua visão sobre as comunidades do interior?
Adair Bohn -
Estão sendo bem assistidas. A comunidade de São José, por exemplo, recebeu pavimentação. E eles se consideravam desassistidos por muitos anos. Temos manutenção das estradas de Frankenthal e Fazenda; somos parceiros das associações das comunidades. Em Walachai está sendo colocada a tubulação para o calçamento; na Linha Cristo Rei, a sinalização de ruas. Os moradores também receberam reforço de dois transformadores e cancha na escola.


Como está sendo sua relação com os vereadores?
Adair Bohn -
Boa. Raramente vou à Câmara. Faço minha parte como administrador e não posso me queixar, tenho tido muitos projetos compreendidos e aprovados, que visam melhorias para a comunidade.


Como analisa a postura da oposição na Câmara?
Adair Bohn -
Não costumo analisar. Cada vereador tem o direito de se manifestar. Quem tem que avaliar é a população, se achou certa a intervenção. Minha parte, como administrador, eu faço.


O senhor espera chegar ao final do mandado com...
Adair Bohn -
Espero terminar... (pausa e risos) Faltam três anos ainda. Mas pretendo terminar de uma forma harmoniosa com a população, com os vereadores, em harmonia com meus secretários e servidores. A demanda que o município tem não se consegue atender em quatro anos; espero fazer o máximo que puder.


O ideal então seria ter mais quatro anos?
Adair Bohn -
Quem vai decidir é a população. Quando assumi, disse que ia montar uma boa equipe de trabalho e estou convicto que acertei. Implantamos um projeto político que foi posto em prática e se esse projeto deve continuar, é a população que vai dizer. Esse projeto transcende meu nome. Ele foi elaborado por várias pessoas e eu só estou dando andamento a ele.
Morro Reuter estará bem cuidada nas mãos do vice-prefeito durante suas férias?
Adair Bohn - Harri tem sido um vice muito participativo. Está a par de todas as questões. Ele faz um papel importante também fora do centro administrativo que é assessorar os secretários de Obras e Serviços Urbanos. Isso me dá mais condições para cuidar da parte burocrática. Essa afinidade é importante, porque durante muito tempo as relações foram complicadas. Temos um projeto firmado que a gente vai levar adiante.


O senhor viajou pelo mundo e conheceu locais turísticos e com grande qualidade de vida. Pergunta-se: Qual é a Morro Reuter dos seus sonhos? E qual a da realidade?
Adair Bohn -
Não sei se vou estar aqui para ver... A gente trabalha para que seja uma cidade com boa qualidade de vida, preservando o meio ambiente para que as futuras gerações possam sobreviver. Morro Reuter tem características coloniais, que, na minha visão, devem ser mantidas, do centro ao interior. Não podemos nos igualar às grandes cidades, podemos até copiar alguma coisa, mas temos de ter as próprias referências. Continuar tendo uma educação muito qualificada, saúde com qualidade e prevenção. Queremos que a água chegue a todos os munícipes, e disponibilizar internet gratuita; manter uma economia diversificada dentro do município; manter esse ar puro; ter uma cidade sempre reconhecida fora daqui em educação, saúde e com boa qualidade de vida. Assim acredito que o município vai dando seus passos, fazendo a sua caminhada.

Pediatria do hospital atende até 20 crianças por dia com viroses

São infecções intestinais, vômitos, diarréias, dor de barriga, febre, náuseas, mal-estar. Nesta época do ano, com calor quase insuportável, cresce o número de atendimentos na área da saúde. Em Dois Irmãos, o Postão 24h, lota diariamente. No Hospital São José, a pediatria atende até 20 crianças por dia com os mesmos sintomas. E muita gente, como trabalhadores de fábrica, por exemplo, não vão até o hospital ou posto porque são atendidos dentro da fábrica, no serviço especializado em segurança e medicina do trabalho ou adotam remédios caseiros como soro e chás para amenizar os sintomas.
O pediatra Jorge Pereira (foto) diz que em 90% dos casos a causa é vírus, e é importante que sejam tomados alguns cuidados para não infectar outras pessoas. “A diarréia é infecto-contagiosa. É importante lavar sempre bem as mãos, ventilar a casa, evitar ambientes fechados e fazer uma boa hidratação. Tomar soro caseiro, ter controle da dieta com alimentação saudável à base de farinha, batata, massa, canja de galinha, etc”, recomenda ele, destacando que se o vômito não ceder em casa, é importante procurar um médico.
Na Calçados Wirth, por exemplo, são atendidos de quatro a seis pessoas por manhã com os mesmos sintomas. A técnica em enfermagem do trabalho, Iara Lauxen, comenta que as principais queixas são diarréia, vômito e mal-estar. “A maioria dos atendidos são mulheres”, destaca ela, lembrando que o maior número de funcionários da empresa é do sexo feminino.

Surto de alergia a borboletas
Além das viroses, o calor excessivo também ajuda a proliferação das borboletas nesta época do ano. E elas soltam um pó tóxico que tem causado reações alérgicas e levado muita gente para o hospital nas últimas semanas. O pediatra Jorge Pereira diz que de 10 a 15 crianças por dia procuraram atendimento devido a alergia. “Nas últimas três semanas, tivemos grande procura. E não são só crianças, adultos também têm reações alérgicas ao pó que a borboleta solta”, diz ele. O mesmo surto foi registrado no verão do ano passado, em janeiro.
O médico recomenda que as pessoas evitem contato com essas borboletas. Elas têm hábitos noturnos, entram nas casas e ficam se debatendo contra as lâmpadas, soltando o pó tóxico que em contato com a pele causa alergia, formando pontinhos vermelhos. A borboleta é de cor preta e tem tons pardos. A colocação de telas de proteção nas janelas ajuda a evitar que elas entrem e se alguém detectar que matou uma, deve limpar o local com pano úmido. Em caso de alergia, compressas frias ajudam a reduzir a coceira, mas é muito importante procurar o atendimento médico.

Procura pelo Postão cresce 10%
De acordo com Ana Paula Macedo, chefe do Departamento Municipal de Saúde, nesta semana o número de atendimento a pacientes com viroses aumentou de 8 a 10% no Postão 24h. Ana Paula destaca que os sintomas dos pacientes são os mesmos. “As pessoas chegam aqui com queixa de mal-estar, vômito, diarréias, dor de estômago, algumas até desmaiam”, comenta .
O Postão atende em média 100 pessoas das 7h às 19h, e de 30 a 40 atendimentos são realizados à noite. “Esse número é de atendimentos em geral, e é alto. Ele se deve também ao aumento do número viroses, que surgem em qualquer hora do dia”, diz Ana Paula. Na tarde de ontem, por exemplo, a sala de espera da unidade de saúde estava lotada, e hoje não foi muito diferente.

Semana de derreter

Ninguém aguenta mais tanto calor!!!
Com termômetros na casa dos 40ºC, quem mais sofre são as pessoas que trabalham o dia inteiro no sol, como o carteiro Elemar Haas, 21 anos. Diariamente ele entrega, de bicicleta, 13kg de correspondências no Centro e Primavera. “Chega o fim do dia e ainda preciso voltar pra casa (Novo Hamburgo) de ônibus. Rezo para vir um ônibus com ar condicionado”, brinca ele, usando uma toalha para enxugar o suor (foto).
O forte calor deve continuar até domingo.