terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Grande público prestigia a abertura do Natal dos Anjos


Grande público prestigiou a abertura do XVI Natal dos Anjos de Dois Irmãos na sexta-feira à noite. Antes do acendimento das luzes da árvore gigante e do foguetório, as autoridades municipais destacaram a importância do trabalho voluntário, que foi fundamental para a realização de mais uma edição da maior festa cristã da região.
Subiram ao palco o prefeito Miguel Schwengber, a primeira-dama Mara Schwengber, o vice-prefeito Mauro Rosso, secretários municipais, as voluntárias Ana Kuhn e Doralice Hahn, a diretora do Departamento de Turismo, Patrícia Weber, o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Fink, os deputados Renato Molling e Ronaldo Zulke, secretários municipais e representantes da Herval, Corsan e AES Sul, patrocinadores do Natal dos Anjos, entre outros. A abertura também foi prestigiada pelos ex-prefeitos Justino Vier e Renato Dexheimer.
O secretário de Turismo, Sérgio Fritzen, destacou a extensa programação da festa cristã, que segue até o dia 6 de janeiro, e agradeceu aos primeiros que se empenharam na criação do Natal dos Anjos. “Estamos nos preparando para esta festa desde maio e sempre tivemos a confiança de que tudo iria dar certo, apesar das dificuldades. Quero destacar o espírito do voluntariado do Natal e também homenagear as primeiras pessoas que se envolveram com o Natal dos Anjos: Alan (Caldas), Clari (Seger), Dora (Hahn), Inês (Feltes da Silveira) e Tânia (Birk)”, comentou o secretário.
O prefeito Miguel agradeceu a todos que se empenharam e doaram seu tempo para cuidar da decoração das ruas. “Nenhuma outra festa do município dispensou tanto esforço, energia, tempo e envolvimento de pessoas como o Natal dos Anjos. Quero destacar o nome de três pessoas: Ana Kuhn, Dora Hahn e Patrícia Weber. Estas três estiveram envolvidas o tempo todo. Agradeço também aos nossos patrocinadores, aos apoiadores, às escolas, pais, alunos e demais pessoas que nos ajudaram com a arrecadação de garrafas pet ou que ajudaram de qualquer outra forma. Também faço um agradecimento especial ao Clube Reviver, a Associação dos Artesãos e aos funcionários Delmar (Escher) e Jaqueline (Schorn). Meu muito obrigado a todos”, finalizou o prefeito, declarando aberto oficialmente o XVI Natal dos Anjos.



BÊNÇÃO RELIGIOSA
O padre Vicente Immig, da Comunidade Católica, e os pastores Robson Neu, da Comunidade Evangélica, e Oscar Zimmermann, da Comunidade Luterana, abençoaram o Natal e lembraram a data do nascimento de Jesus Cristo como um momento de reflexão para a humanidade.
“Esta é uma época muito importante em que todos devemos olhar no olho um do outro. É um momento de renovação e de fé”, destacou o padre Vicente. O pastor Robson disse que o Natal “é a mais importante festa do cristianismo e as luzes anunciam a chegada de um novo tempo”. O pastor Oscar acrescentou que “o maior presente do Natal é receber Jesus e lembrar de todo o esforço que ele fez por todos nós”.
Após os discursos e a bênção, a programação seguiu com as apresentações da Comunidade Luterana, da Banda Vitória e da Orquestra de Violas Caipiras. Por fim, a imprensa e voluntários do Natal foram convidados para um jantar especial na Sociedade Atiradores.

Primeiro Encontro Regional Sobre Aquecimento Global




Jornal Dois Irmãos e Câmara de Vereadores de Dois Irmãos realizarão no próximo dia 8 de dezembro, o Primeiro Encontro Regional Sobre Aquecimento Global. O evento acontecerá no auditório da Igreja Católica, com início às 19h.
O encontro é aberto a comunidade, em especial aqueles que sabem que é preciso fazer algo para evitar que o caos climático e ambiental destrua a vida no planeta terra. Com a presença de palestrantes e do público, o encontro debaterá três temas básicos:
- Combustível fóssil e energias alternativas;
- A poluição da água potável e
- A super povoação e a super produção.
O Primeiro Encontro Regional Sobre Aquecimento Global terá, ao seu final, a redação da Carta de Dois Irmãos. Na Carta de Dois Irmãos constarão ideias da cidade e da região sobre o aquecimento global e suas conseqüências para a vida sobre o planeta.
A Carta de Dois Irmãos será levada ao Presidente da República, Luiz Inácio da Silva, que nos dias 17 e 18 de dezembro participará em Copenhague, na Dinamarca, do Encontro Mundial sobre Aquecimento Global, um evento promovido pela ONU.
Cientistas estão prevendo o degelo completo das calotas polares para o ano de 2012, o que afetará como um todo a vida sobre o planeta.
Dois Irmãos é a única cidade do Rio Grande do Sul a realizar esse encontro. Ele começa este ano, e seguirá ocorrendo nos próximos anos. A ideia dos organizadores é transformar Dois Irmãos na cidade-sede do debate sobre aquecimento global no Estado.
Se você é dos que sabem que é preciso fazer algo para evitar a destruição do planeta, programe-se e participe do Primeiro Encontro Regional Sobre aquecimento Global, no dia 8, às 19 horas, no auditório da Igreja Católica, no centro de Dois Irmãos.
A entrada é totalmente gratuita.

20 de Março é bicampeão!


O 20 de Março conquistou no sábado o Campeonato Municipal de Futebol de Morro Reuter 2009. A equipe voltou a empatar em 0 a 0 com o Sol, da localidade de Walachai, e a decisão dos títulos foi para os pênaltis. O grito de “bicampeão” veio na última cobrança do Sol, que acertou a trave, e garantiu a vitória do 20 de Março por 3 a 2. A equipe já havia conquistado o título em 2007, quando bateu o Kanz Knil.
A final foi apitada por Márcio Chagas da Silva, do primeiro escalão da Federação Gaúcha de Futebol.
Na disputa pelo 3º lugar, o CF 69 também levou a melhor sobre o São Paulo nas cobranças de pênalti. As duas equipes empataram em 2 a 2 no tempo normal.
A premiação dos destaques aconteceu logo após a final, com a participação do prefeito Adair Bohn e do vice Harri Becker, além de secretários municipais.
O São Paulo, que terminou em 4º lugar, teve ainda o artilheiro, Jaime Zimmer, o Rex, com 12 gols, e o goleiro menos vazado, o popular Picanha, que sofreu 12 gols. O Troféu Disciplina ficou com o São José.

Aventura e muita diversão na 1ª Caminhada Noturna


Lanternas à mão e espírito aventureiro. Era tudo que 150 aventureiros da região precisavam para encarar a 1ª Caminhada Noturna de Morro Reuter na última sexta-feira. A caminhada estava prevista para o dia 13 de novembro e tinha mais de 200 inscritos, mas teve de ser transferida devido ao mau tempo.
A concentração foi no ginásio municipal de esportes, no Centro. Os aventureiros chegaram cedo, retiraram suas camisetas com a coordenação e aguardaram a saída, que aconteceu às 2h da manhã. Enquanto isso, não faltou animação. A Tia Herta (Betinho Klein) apareceu por lá após a meia noite e “fuxicou” com os aventureiros. Metida que só ela, Tia Herta quase arrumou confusão com os casais ao falar dos “perigos” no meio do caminho. “Caminhar de noite é perigoso, ainda mais com tanto homem bonito, cuidem para não se perder”, alertou ela. Mas prevaleceu o espírito aventureiro e o bom humor da turma, que caiu na gargalhada com as brincadeiras da simpática Tia Herta. Após entrevistar diversos participantes, Tia Herta coordenou uma sessão de alongamentos bastante divertida. Os participantes ainda puderam apreciar um show de Michael Jackson Cower, interpretado por Ivan Rodrigues da Silva, morador de Morro Reuter. Em seguida, foi passado um vídeo do percurso, para que todos pudessem ter uma ideia de como é a paisagem de dia e o que os estava esperando nesta noite.
Após uma sessão de alongamentos coordenada pelo professor de educação física Márcio Malgarin, todos posaram para a foto oficial no Jornal Dois Irmãos. A caminhada foi de 11 km, passando pelo Centro da cidade, com destaque para a subida ao Morro da Embratel, ponto mais alto do Vale do Sinos, de onde os aventureiros puderam avistar no horizonte, grande parte das cidades de toda região metropolitana, inclusive, algumas cidades da Encosta da Serra Gaúcha. A chegada foi por volta das 4h30 no Centro Comunitário da Comunidade do Birckenthal, onde foi servido um típico café colonial. O retorno até o ginásio municipal foi com transporte fornecido pela prefeitura.
A caminhada contou com participantes de Dois Irmãos, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Taquara, Sapiranga, Ivoti, Estância Velha, Viamão, Gravataí, São Sebastião do Caí, Lindolfo Collor, Nova Petrópolis, Canoas, Campo Bom e Sapucaia do Sul.

Voluntários e crianças ganham destaque no IV Natal Encantado



A abertura do IV Natal Encantado de Morro Reuter, no sábado, foi marcada pelo esforço da comunidade em arrecadar garrafas e dos voluntários que trabalharam durante meses na decoração.
A chefe do Departamento de Turismo, Vera Schneider, que comandou a abertura, iniciou agradecendo a todos que ajudaram e chamou até o palco as crianças, acompanhadas de sua diretora, que mais arrecadaram garrafas pet. Em primeiro lugar ficou a pequena Isadora Schommer, da escola municipal Dom Bosco. Com a ajuda do avô, ela conseguiu mais de mil garrafas. Também foi chamado ao palco o grupo de 29 voluntários que trabalhou na decoração do Natal Encantado. “Queremos presentear este grupo dedicado com a planta símbolo de Morro Reuter, a Lavanda. Esta é nossa homenagem a estes que entraram no mato para colher os ramos usados no presépio e a todos que ficaram com bolhas nas mãos por causa do alicate usado para fazer os enfeites”, disse a chefe do Turismo.
O prefeito Adair Bohn afirmou que este é o Natal de integração da comunidade. “Agradeço de coração a todos que colaboraram para a cidade ficar bonita. Fico feliz em ver a comunidade integrada. Eu me emociono de ver, por exemplo, o vovô Altenhofen juntando garrafas para seu neto. Este é meu primeiro ano de gestão e as pessoas estão entendendo que unidos a gente chega mais longe. Também agradeço a toda a minha equipe e que todos tenham um ótimo Natal, cheio de alegria e ao lado da família”, comentou o prefeito Adair.
O Natal Encantado foi abençoado pelo padre Lydio Schneider e pela teóloga Gisele Zimmermann, da Comunidade Evangélica. Além do prefeito e da primeira-dama Isolde Bohn e dos religiosos, também subiram ao palco o vice-prefeito Harri Becker e sua esposa Dirce, o presidente da Câmara de Vereadores, Lauri Kaefer, a Rainha e Princesas, o ca-sal do Kerb e secretários municipais.
VOVÔ ALTENHOFEN
O Natal costuma trazer histórias que emocionam. Em Morro Reuter não é diferente. No sábado, o vovô José Altenhofen, de 70 anos, foi aplaudido pelo público na abertura do Natal Encantado. Durante dois anos, ele se dedicou a juntar garrafas pet para entregar ao neto Nicolas Arnecke. Com a doação do avô e com seu próprio esforço, o garoto foi um dos que mais arrecadou garrafas no município. “Eu lavava as garrafas e colocava para secar nas grades de casa. A ideia surgiu com meu neto ainda mais novinho. Fui juntando e depois de dois anos entreguei para ele, ajudando na sua campanha”, contou o avô, orgulhoso do neto.