sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Encontro sobre aquecimento global contará com palestrante de renome internacional

Antônio Gregório Goidanich tem vasta experiência no setor de combustíveis, já atuou em empresas do Equador e da Venezuela, e hoje preside a Sulgás


Na terça-feira, dia 8, o Jor­nal Dois Irmãos promove o Primeiro Encontro Regional So­bre Aquecimento Global. A iniciativa inédita vai transformar Dois Irmãos na capital re­gional do debate sobre um tema que está co­locando em risco a vida no planeta Terra.
O encontro será no auditório do Centro de Pastoral da Paróquia São Miguel, às 19h30. O evento é gratuito e todas as pessoas preo­cu­padas com o seu futuro e das próximas ge­rações são convidadas a par­ticipar. Além do debate, será elaborada a Car­ta de Dois Irmãos. O documento vai ser en­tre­gue ao pre­sidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nos dias 17 e 18 participará da reunião da ONU sobre aquecimento global na Dinamarca.
O encontro do dia 8 já tem dois pales­tran­­­tes confirmados: o biólogo e ambien­talis­ta Jackson Müller, como já foi noticiado pelo JDI; e o atual diretor-presidente da Com­pa­nhia de Gás do Estado do Rio Gran­de do Sul - Sulgás, Antônio Gregório Goidanich.
Advogado e escritor, Goidanich também é Secretário Geral Permanente da Comissão Latino-Americana de Empresários de Com­bustíveis e Vice- Presidente de Relações In­ter­nacionais da Federação Nacional do Co­mércio de Combustíveis. Com vasta expe­riência no setor de combustíveis, ele inclui no currículo atividades como chefe do De­par­tamento Jurídico e do Marketing Au­to­mo­tivo na Shell Brasil, entre 1973 e 1983; di­retor da Federação Nacional do Comércio Va­rejista de Combustíveis e Lubrificantes - Fe­com­bustíveis, entre 1987 e 2009, e presiden­te do Sindicato do Comércio Varejista de Com­bustíveis do RS - Sulpetro, entre 1990 e 2009. Prestou serviços de consultoria a im­por­tantes empresas de distribuição de de­ri­vados de petróleo internacionais, trabalhando co­mo assessor geral da Petroleos & Ser­vicios do Equador entre 95 e 98; da Cor­po­racion Tre­bolgas da Venezuela em 97 e 98; da Onexpo Nacional do México em 2000; e da Pe­tro­nam da República Dominicana em 2007.
Como escritor, Goidanich conta com seis obras publicadas, entre elas, “Combustível - A Amea­­ça do Encarecimento”, “Os Dez Anos de Guer­ra” e “Uma História do Século XX”.

Mais 250 crianças em alerta contra as drogas



“Existe um programa que vai lhe ajudar. Existe um amigo que vai lhe ensinar que o problema drogas merece atenção e para manter-se a salvo é preciso dizer
não. Proerd é o programa. Proerd é solução. Lutando contra as drogas, ensinando a dizer não”

Foi com essa música, cantada por 257 alunos, que iniciou mais uma solenidade de formatura do Pro­grama Edu­cacional de Resistência às Drogas e à Vio­lência (Proerd), nesta quinta-feira. A formatura da se­gunda turma do ano foi no ginásio da escola mu­nicipal Arno Nienow, na Vila Becker, em ritmo de Kerb. A decoração em amarelo, preto e vermelho co­lo­riu o ambiente, que contou com a participação de mui­tos pais lotando a arquibancada do ginásio.
Os alunos fizeram o juramento de resistir às drogas e em seguida foram premiadas as 10 melhores re­dações. Nos discursos, as autoridades destacaram a importância do programa e também a participação maciça dos pais. “A questão das drogas é extremamen­te importante. A droga é combatida com informa­ção, mas também com carinho e afeto dos pais”, disse o se­cretário de Educação, Maurício Klein. O tenente-co­ronel Flávio Nunes da Silva, da Brigada Militar, contou que são formadas por semestre 10 mil crianças no Rio Grande do Sul. “Isso significa que estão sendo trabalhadas até 20 mil famílias por ano. Este é um trabalho que está sendo mantido com muitas dificuldades e que atinge o Estado inteiro”, destacou o militar.
O deputado estadual Alberto Oliveira adiantou que quer transformar o Proerd em um programa de política de segurança pública. “Este é um trabalho educacional que está dando certo e sendo realizado com o esforço e dedicação dos policiais em um trabalho vo­luntário. Agradeço muito a todos que estão envolvidos”, comentou. O secretário de Saúde, Márcio Sla­viero, ressaltou a questão da saúde pública. “Se conse­guimos recuperar uma pessoa na saúde, na prevenção se consegue muito mais. A educação é a melhor preven­ção. Na saúde, a maior preocupação não é gripe A, fe­bre amarela, mas sim a epidemia do crack”, alerta.
Também participaram da solenidade o prefeito Mi­­­guel Schwengber e o comandante do Corpo de Bom­beiros Comunitário, tenente Edson Maicá Severo.


REDAÇÕES PREMIADAS
Laura Caroline da Silva - Escola 29 de Setembro
Trine da Rosa Kunrath - Escola Arno Nienow
Patrick Lehnen Marmitt - Escola Imaculada Conceição
Gilvane de Almeida Cezar - Escola Matheus Grimm
Márcio Kist - Escola Carlos Rausch
Stefani Aparecida - Escola Nervis Affonso Wolf
Matheus Trilha Koch - Escola Primavera
Maria Eduarda da Silva - Escola Paulo Arandt
Tainá Flores Backes - Escola Felippe Wendling
Ismael David dos Santos - Escola Arno Nienow

Proerd
O Proerd é ministrado e coordenado pelo comandante da Brigada Militar, tenente Nilton José Tavares e pelo soldado Josiel das Neves. Dois Irmãos também tem um novo Policial Proerd formado recentemente, soldado Edson Glassmann.
A turma de ontem era formada por alunos das escolas mu­nicipais 29 de Setembro, Matheus Grimm, Pri­ma­vera, Arno Nie­now, Paulo Arandt, Carlos Rausch e Felippe Wendling; da estadual Affonso Wolf e do Colégio Imaculada Conceição.

Mais de 5.200 alunos vão entrar em férias no mês de dezembro


Com a chegada do mês de dezembro, aproxima-se também o período de férias nas escolas de Dois Irmãos.
Para os 2.843 alunos das nove uni­dades da rede municipal, as aulas en­cerram no dia 18 de dezembro. Para os funcionários e professores, o ano letivo termina dia 23, quando ocorre o encontro de encerramento. “Neste dia, no turno da manhã, a Secretaria de Educação vai apresentar um relatório com as atividades desenvolvidas ao longo de 2009. As escolas também irão relatar quais foram seus principais eventos”, explica a coordenadora pe­dagógica Maria Helena da Costa.
O encontro de encerramento, que reunirá 220 professores e 40 funcio­nários, ainda não tem local definido.

Rede estadual e Particular
Na escola estadual Affonso Wolf, no Vale Verde, as aulas para os 1.100 alunos encerram no dia 21 de dezembro. Neste mesmo dia, também entram em férias os 102 estudantes da escola estadual João Gräwer Filho, no bairro Travessão.
Já na escola estadual 10 de Setembro, no Centro, o ano letivo dos 640 alunos termina no dia 23 de dezembro. No Colégio Imaculada Conceição, que tem 540 alunos, o encerramento será dividido por turmas. No dia 16 encerram as aulas da educação infantil, dia 17 do ensino fundamental e dia 18 do ensino médio.

Matrículas e rematrículas
Cada rede de ensino também tem seu pe­ríodo específico para matrículas e rematrículas. Na rede municipal, as rematrículas en­cerra­ram dia 30 de novembro. As matrículas podem ser fei­tas até dia 15 de dezembro. Ca­da escola tem seu horário de funcionamento e elas ainda te­rão alguns dias com expediente ampliado para atender pais que trabalham.
Na escola estadual 10 de Setembro, as ins­crições para a 1ª série já aconteceram. De 11 a 20 de dezembro os inscritos da 1ª série precisam efetivar a matrícula e os alunos de 2ª a 8ª série têm de fazer a inscrição. De 8 a 12 de fevereiro será o período de efetivar a matrícula destes inscritos. Na escola estadual Affonso Wolf, as rematrículas ou matrículas para os 1º anos do ensino fundamental e médio se­guem até o dia 30. De 11 a 20 de janeiro é a ins­crição para as outras séries. As matrículas novas na João Grawer serão feitas de 11 a 20 de janeiro. As rematrículas já foram feitas.
No Colégio Imaculada Conceição, durante o mês de dezembro serão feitas as matrículas e re­matrí­cu­las para todas as séries e também para o curso técnico. Elas podem ser feitas du­­rante o horário de expedien­te do colégio ou depois da hora, mas é preciso ligar antes.