segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dois Irmãos bate recorde de atendimentos na saúde


O inverno mais frio dos últimos anos e a preocupação com a epidemia de gripe A que ronda o Estado fez Dois Irmãos bater recorde de atendimentos na saúde em julho.
Os números impressionam. O Postão 24h, por exemplo, que concentra a maior procura da rede pública, atendia em média 595 pessoas por semana, número que subiu para 860 nos últimos 15 dias. Na unidade municipal também foram feitas 1.300 nebulizações em julho, número superior a soma de todos os outros meses do ano. Os sintomas mais comuns dos pacientes que procuram por atendimento são dor de cabeça, febre e problemas respiratórios.
Em relação a gripe A, já foram monitorados 26 casos de suspeita da doença - nenhum confirmado. Atualmente estão em isolamento nove pessoas, que ficam em observação durante oito dias. O município tem um caso de internamento na UTI, em Porto Alegre, por suspeita da doença. O exame para saber se o paciente tem a nova gripe foi feito ontem e o resultado sai em uma semana.


“Em 20 anos de pediatria não vi um inverno com
tanta gripe quanto este”,
diz o médico Jorge Pereira
Uma semana atrás ocorreu um dos maiores movimentos na pediatria do Hospital São José/Doctor Clin de Dois Irmãos. Em doze horas, o médico Jorge Pereira atendeu 130 crianças com vários sintomas, mas especialmente de gripe.
Esta semana o ritmo baixou, mas não muito. De segunda até ontem em média 80 crianças foram ao pediatra todos os dias. E o médico disse, hoje cedo, que em 20 anos de profissão ele não havia visto um inverno tão forte como esse em questão de gripe. O intenso movimento se deve também ao alarde da Gripe A e ao fato de que as creches não estão aceitando crianças com febre. Apareceu sintoma, logo chamam os pais para levar ao médico, “o que está correto”, diz Jorge.
O doutor alerta para bochechinha vermelha, olhos lacrimejando, tosse e/ou febre, sintomas diante dos quais os pais devem imediatamente procurar o médico. Ele aconselha lugares abertos, não sair com a criança no frio e caprichar na alimentação, em especial com cítricos, ricos em vitamina C.

FADI não aceita crianças
com sintomas de GRIPE
A Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI) não está aceitando crianças com sintomas de gripe nas creches. Os pais são chamados imediatamente para que procurem atendimento médico, retirando o filho da creche para evitar contágio nos demais e em professores.
Há três semanas, a unidade está trabalhando com formas de prevenção e orientando os funcionários. “Há duas ou três semanas estamos trabalhando em cima disso. Deixamos um comunicado aos pais, se tem febre ou sintoma de gripe, não estaremos aceitando. É uma medida de prevenção. Assim, na unidade, todas as crianças são saudáveis”, diz a diretora Lixia Stoffel. Além disso, como forma de prevenção, os funcionários são orientados a lavar as mãos das crianças com freqüência, usando sabonete gel com álcool; não são compartilhados objetos de uso pessoal, cada criança tem seu estojo com toalha ou lenço de papel descartável e copinho.
A direção da FADI deixou a critério de cada um a opção em usar máscaras de proteção. Por isso, a funcionária Roselaine Bourscheid, resolveu adotar a medida para sua própria proteção e das crianças. “Ninguém tem sintomas de gripe, mas decidi usar a máscara na Hora do Conto, já que estou falando diretamente com as crianças”, diz ela. Roselaine realiza a Hora do Conto em todas as turmas da Unidade Educativa Beira Rio. A FADI tem de 9 unidades - 7 em Dois Irmãos, uma em Morro Reuter e uma em Santa Maria do Herval, num total de 970 crianças. Segundo Lixia, no fim de semana muitas crianças ficaram doentes em casa, por isso cerca de 10% não foi à creche esta semana.

Funcionários da Saúde
passam a usar máscara

Desde que começaram a surgir suspeitas da gripe A em Dois Irmãos, a Secretaria de Saúde passou a ter um olhar mais atento também com sua equipe.
Como forma de prevenção, todos os funcionários que trabalham na área de urgência e emergência, desde médicos e enfermeiros até serviços gerais, estão sendo orientados a usar uma máscara de proteção. A mesma medida também foi adotada no Hospital São José-Doctor Clin.
A chefe administrativa do Postão 24h, Ana Paula Macedo, destaca que a equipe fica muito próxima dos pacientes, portanto também precisa se proteger. “Além do pessoal do Postão, também usam máscara as equipes que fazem atendimento de pacientes nos postos de saúde do Bela Vista e São João. Além do vírus da gripe A, há um outro vírus que está deixando muitas pessoas doentes”, diz Ana Paula.
Somente na última segunda-feira, dia 27, foram atendidas 222 pessoas. A maioria apresentava sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre e tosse. “Todos os dias o movimento é intenso. Assim como acontece com as crianças, os adultos também estão ficando mais doentes neste inverno”, comenta o secretário municipal de Saúde, Márcio Slaviero.

Juíza, vereadores e prefeitura têm reunião no São Miguel


Os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo estiveram reunidos na quarta-feira com a comunidade do bairro São Miguel. O encontro tratou do projeto de regularização de lotes, aprovado dia 27 pela Câmara de Vereadores.
A iniciativa da juíza Angela Dumerque, em parceria com os poderes Executivo e Legislativo, pretende regularizar cerca de 200 lotes de forma gratuita no bairro São Miguel. Na reunião, ao lado do prefeito em exercício Mauro Rosso e dos vereadores, a juíza fez uma explanação do projeto e tirou dúvidas dos moradores. Ela destacou que a medida vale para quem comprovar que é dono da terra e que não tem litígio.
O projeto não contempla imóveis instalados em áreas verdes, de preservação ambiental. A juíza destacou que trata-se de um processo pacífico e alertou:
- Cada um aqui é fiscal do outro. Temos que cuidar para não aparecerem espertalhões se dizendo donos de uma terra que não é sua. Esse trabalho não pode servir para encobrir pessoas com más intenções. O projeto é para regularizar a verdade - comentou ela.
O prefeito em exercício lembrou que os trâmites legais para conseguir a regularização de um imóvel custam hoje mais 1 mil reais, e quem se enquadrar nos termos do projeto vai conseguir a comprovação de que o imóvel é seu de forma gratuita. O processo de regularização pode levar meses, até um ano, pois é necessário juntar documentos, identificar proprietários e fazer a medição dos lotes.
No dia 15 de agosto, a partir das 8h, no pavilhão da Comunidade Católica do bairro, haverá um novo encontro. Os moradores foram orientados a já providenciar documentos pessoais e outros que comprovem a posse do imóvel, a fim de encaminhar a regularização.

Feira do Livro será de 13 a 16 de agosto


A 20ª Feira do Livro de Dois Irmãos será realizada de 13 a 16 de agosto. O patrono deste ano será o pesquisador Martin Norberto Dreher. A abertura oficial será no dia 13, às 19h, no Largo Felippe Seger Sobrinho, que é o palco principal do evento. A solenidade contará com presença de autoridades, do patrono e apresentações do Coral Cantares Infanto-juvenil e Adulto e roda de viola com Dário Meurer e grupo, além de interações cênicas com a dois-irmonense Sofia Stoffel.
O secretário de Educação, Maurício Klein, e o chefe do Departamento de Cultura, Léo Büttenbender (foto), destacam as principais atividades da feira e também convidam toda a comunidade para prestigiar a programação. “Estamos com uma programação diversificada, que contempla criança, jovens e adultos”, comenta o secretário.
Os autores presentes serão Martin Norberto Dreher, Caio Riter, Annie Piagetti Muller, Mário Junges (Sinovaldo) e José A. Pinheiro Machado (Anonymus Gourmet). No sábado, os dois principais destaques são as presenças do Anonymus Gourmet e o show da Orquestra Sul Rio-grandense de Viola Caipira, de Araricá. Outro destaque são as apresentações de esquetes teatrais das escolas Matheus Grimm e Paulo Arandt e do grupo de teatro do Grupo Herval, na sexta-feira.
Também serão realizadas atividades como hora do conto, bate-papo com escritores, brinquedos infláveis, sessão de cinema, palestras e venda de livros. A Sociedade Santa Cecília e a Antiga Matriz também terão atrações.