quarta-feira, 3 de junho de 2009

Oposição mantém em 35 número de vagas para estagiários da prefeitura


A sessão desta segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, até certo ponto foi rápida e tranquila. Nem de perto lembrou o tumulto da semana passada, que quase terminou em confusão. Aliás, o episódio da última segunda-feira sequer foi lembrado.
A polêmica da noite envolveu o projeto de Lei 065/2009, que dispõe sobre estágios na administração municipal. O vereador Paulinho Quadri (PMDB) apresentou uma emenda modificativa solicitando que seja mantido em 35 o número máximo de estagiários permitidos na prefeitura. O líder de governo, Jair Quilin (PDT), disse que a emenda era desnecessária, pois bastava votar contra o projeto para manter o mesmo número da gestão passada.
Paulinho rebateu:
- Esta emenda não serve apenas para alterar o número de vagas, mas também para adequar o projeto à Lei Federal. Primeiro, veio um projeto aumentando para 50 estagiários, e ele foi negado. Depois, mandaram outro passando para 40. Até o ano passado tinha 35 e estava suficiente. Por isso, sugerimos manter, até para conter os gastos com a folha de pagamento - comentou Paulinho
Tânia da Silva (PMDB) reforçou a justificativa do colega de partido:
- Além do número de vagas, este projeto vem se adequar à Lei Federal. Antes, os estagiários não tinham direito a férias e 13º salário. Agora eles terão, assim como os demais servidores - explicou ela.
Colocada em votação, a emenda modificativa recebeu 5 votos favoráveis (Sérgio, Paulinho, Tânia, Jerri e Eliane) e 4 contrários (Jair, Renz, Joracir e Eliseu). Em seguida, o projeto com a emenda foi aprovado por unanimidade.
O debate continuou depois da votação. Jair Quilin (PDT) reclamou:
- Os vereadores parece que querem administrar o município... Deixem o Miguel administrar! O município ainda tem 14, 15 cargos de confiança em aberto, mas o Miguel não quer usar, pois o custo é menor com estagiários - disse ele.
Paulinho Quadri (PMDB) rebateu:
- O prefeito passado deixou 29 cargos de confiança em aberto. Agora, já preencheram 14. Se preencherem mais 15, será o absurdo do absurdo. Se só pensam em preencher cargos, é porque são péssimos administradores. A prefeitura é como uma empresa, e tem que manter seu gasto num certo nível. Não é “inchando” que vão conseguir alguma coisa - disparou o vereador.
Sérgio Fink (PSDB) também não gostou das declarações do líder de governo:
- Em nenhum momento queremos administrar a prefeitura. Queremos fazer o que nos compete e, acima de tudo, ser parceiro do Executivo.
Sérgio lembrou que, na época de vereador, o prefeito Miguel Schwengber sempre criticava qualquer aumento no número de cargos.
- Como é diferente quando se está de um lado do balcão e se vai para o outro... - comentou o presidente.
Além de considerar suficiente o número atual de estagiários, a oposição manifestou preocupação com o reajuste dos servidores públicos municipais. Os vereadores entendem que, não aumentando o gasto com pessoal, a prefeitura poderá dar um reajuste maior ao funcionalismo. O projeto deverá ser votado até o dia 15 de junho, mas até o momento ainda não foi encaminhado à Câmara de Vereadores.
- Ninguém quer interferir na prefeitura, ao contrário do que fizeram com a Câmara. São poderes independentes - disse Sérgio, referindo-se à polêmica da construção do prédio do Poder Legislativo.
- Temos que ter a responsabilidade de não inchar a máquina pública - concluiu o presidente da Câmara, cutucando a postura da administração municipal.

Moções de Congratulação
O presidente Sérgio Fink (PSDB) apresentou três moções de congratulação nesta segunda-feira.
A moção 007/2009 parabeniza a comissão organizadora da Fest Feira 2009, assim como os servidores que trabalharam no evento. A 009/2009 destaca a participação dos expositores. As duas moções foram aprovadas por unanimidade. O presidente da Câmara aproveitou a ocasião para fazer uma indicação ao Poder Executivo, a respeito da construção de pavilhão de exposições permanente na BR 116, em frente ao futuro Distrito Industrial de Dois Irmãos.
A outra moção apresentada por Sérgio foi a 008/2009, que elogia o trabalho desempenhado pela juíza da Comarca de Dois Irmãos, Dra. Angela Paps Dumerque. O documento foi aprovado com 5 votos favoráveis (Sérgio, Paulinho, Tânia, Jerri e Eliane) e teve 4 abstenções (Jair, Renz, Joracir e Eliseu).
O presidente destacou que a juíza tem sido uma “batalhadora incansável” pela construção do prédio do Fórum - previsto para iniciar neste segundo semestre - e que sua luta para melhorar o atendimento é constante. Por fim, lembrou que a Comarca dispõe hoje de apenas dois escrivãos para atender 7.500 processos.
Além das moções e do projeto sobre estagiários, os vereadores também aprovaram, por unanimidade, o projeto de Lei 073/2009, que autoriza a prefeitura a abastecer a viatura que o Corpo de Bombeiros recebeu na semana passada - uma Parati 1.6 CL, 1998. O auxílio-abastecimento fica limitado até 200 litros mensais, pelo período máximo de seis meses.

Gerente Dante deixa a Corsan


Gerente da Corsan de Dois Irmãos desde junho de 2003, Dante Maieron, 55 anos, encerrou oficialmente nesta terça sua carreira na Companhia RioGrandense de Saneamento.
Filho de funcionário da Corsan, Dante realizou o sonho de seguir os passos do pai. Descendente de italianos, nascido em Sobradinho, 4ª Colônia Italiana, ele escolheu o dia 2 de junho, Dia da República Italiana, para se aposentar.
Desde pequeno, Dante acompanhava seu pai no trabalho. “No início, não havia máquinas. Era tudo na picareta, com ferro e dinamite. Uma obra levava muitos dias e era preciso muito mais mão-de-obra”, recorda. Aos 19 anos, Dante iniciou na Corsan Canoas, no setor de obras, exercendo função administrativa. Em 1974, veio para Dois Irmãos e trabalhou na implantação do sistema de tratamento de água no município. “Fiquei seis meses contratando pessoas. Eu vinha e voltava todo dia”, conta ele. Na época não havia água potável e as famílias lavavam roupa no rio.
Como gerente em Dois Irmãos, Dante e sua equipe realizaram inúmeras obras de melhoria no abastecimento, como a barragem do Arroio Feitoria e a implantaçao das redes de tratamento de água. Ele lamenta apenas não ter conseguido inaugurar a nova captação, obra que aliás está em fase de conclusão. “Durante 30 anos exerci diversas atividades. Fiz concurso interno técnico científico e também para exercer a gerência, pois eu queria terminar a carreira como meu pai. O cargo mais alto foi de assessor da presidência da Corsan, de 1988 a 1990”, relembra ele, que assumiu a gerência de Dois Irmãos em junho de 2003. “É uma cidade maravilhosa. Em Dois Irmãos, como em Morro Reuter e Santa Maria do Herval, fiz muitos amigos. Foi um previlégio ter estado aqui”.
A partir de agora, Dante vai se alternar entre Dois Irmãos, Porto Alegre e o Litoral. Ele também pretende se dedicar às viagens. O primeiro destino é Santiago do Chile, na metade do mês. Depois, quer passear pela Europa e visitar parentes na Itália e Inglaterra.