quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vereadores acusam sindicatos de fazer “politicagem” com panfleto

Até Antônio Renz (PDT), que é do mesmo partido de Edemar Rambo e Hélio Seibert, criticou o material distribuído pelos sindicatos dos Sapateiros e dos Servidores Públicos


Foi uma noite agitada na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos. A sessão de segunda-feira começou pouco depois das 18h, com solenidade em homenagem ao Dia do Trabalhador, e terminou perto das 23h. Apesar da aprovação de quatro projetos e da visita do secretário municipal de Saúde, Márcio Slaviero, a polêmica sobre a construção da Câmara dominou a pauta.
O assunto partiu do Sindicato dos Sapateiros e do Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais, que no fim de semana distribuíram um panfleto contra a obra. Na tribuna, Edemar Rambo e Hélio Seibert reiteraram que “não é o momento” para construir a sede do Poder Legislativo. Rambo chegou ao absurdo de dizer que a juíza da Comarca de Dois Irmãos deveria “se contentar” com o segundo andar do prédio do Fórum, liberando a área de baixo para a Câmara.
O presidente Sérgio Fink (PSDB) criticou a postura das forças sindicais. Primeiro, lembrou o ex-vereador Rambo que o Poder Judiciário é quem paga o aluguel de todo o prédio do Fórum, cedendo parte do espaço para a Câmara dois-irmonense. Em seguida, rebateu o panfleto espalhado pela cidade:
- Os sindicatos se prestaram a gastar dinheiro dos sapateiros e dos funcionários públicos para fazer uma campanha com mentiras. Nos próximos dias também vai sair um material com “Diga não às mentiras! Diga não à demagogia” - prometeu Sérgio.
Ele confirmou que o Sindicato dos Sapateiros ofereceu o prédio do Salão Unser Haus para a Câmara.
- Quer dizer, se a gente comprasse o Unser, aí não teria problema gastar com a Câmara. Casualmente depois disso é que eles entraram nesta campanha mentirosa. Só estão preocupados com o interesse deles, e não da comunidade. Os valores que seriam gastos com o Unser chegariam a 900 mil. Por isso, eu pergunto: Qual o interesse público desta campanha? - questionou ele.
No material, os sindicatos alegam que, por causa da Câmara, vai faltar dinheiro para obras prioritárias no município, como a construção de um posto de saúde 24h e do centro de convivência da terceira idade.
- Eles só esqueceram de colocar no panfleto que o Centro de Convivência já tem verba do governo federal e que a administração passada deixou 941 mil reais para construção do novo Postão, além de ter adquirido o terreno por 126 mil - comentou o presidente.
.
PEDIDO DE INFORMAÇÕES
O panfleto foi criticado até pelo vereador Antônio Renz (PDT), que é do mesmo partido dos dirigentes sindicais Edemar Rambo e Hélio Seibert.
- Não concordo! Eles deveriam primeiro ter se reunido com a gente. O que eles estão fazendo é politicagem, tentando jogar a comunidade contra a Câmara. O Sérgio teria que gastar 800 mil com o Unser Haus e ainda fazer um monte de reformas. Quer dizer, se fosse comprar o prédio, estaria solucionado o problema deles.
Tânia da Silva (PMDB) afirmou que os vereadores se reuniram “várias vezes” para tratar da construção da Câmara, e ninguém se manifestou contra. Para Paulinho Quadri (PMDB), os sindicatos e a prefeitura só estão preocupados em “politicar”.
Depois do intervalo, os vereadores aprovaram por unanimidade o pedido de informações 030/2009, que solicita esclarecimentos sobre o material espalhado na cidade pelas duas forças sindicais. A Câmara quer saber se os associados concordaram com a distribuição, quanto foi gasto, quem pagou, quantos foram distribuídos e quem cedeu a foto utilizada no panfleto.

Sérgio Fink chama prefeito para debate público dia 18

O presidente Sérgio Fink voltou a dizer na Câmara de Vereadores que Legislativo e Executivo são “poderes independentes” e que, de acordo com a Constituição, a Câmara tem direito a 8% do Orçamento Municipal.
- Isso dá 1 milhão 765 mil, mas nós não usamos nem a metade. Somos uma Câmara responsável, que fez o dever de casa. Reduzimos despesas com funcionários, com telefone, com diárias, enquanto que do outro lado (referindo-se ao Executivo) a coisa não é bem assim. A prefeitura arrecadou 11 milhões 825 mil no 1º trimestre e gastou 9 milhões 848 mil. Pergunto: Qual a obra que existe para justificar esse gasto de 9 milhões? - declarou.
O presidente também apresentou números sobre as despesas da prefeitura no 1º trimestre:
- Eu não sabia que a prefeitura comprava material de cama, mesa e banho... Gastaram 43 mil com gás e outros; devem ter comprado um depósito de gás. Além disso, foram gastos 88 mil com vigilância ostensiva... Onde alguém viu vigilância ostensiva em Dois Irmãos?
Sérgio confirmou que encaminhou um convite ao prefeito Miguel para participar de um debate público sobre as contas do município na próxima sessão, dia 18 de maio, às 19h. A juíza Ângela Dumerque também foi convidada.
- Quem sabe o prefeito pode nos explicar esses números. E se o Miguel quiser, nós podemos ajudar ele a fazer economia com as contas públicas - concluiu o presidente.

Prefeito diz que Câmara é “capricho” do presidente

No final da tarde de segunda-feira, o prefeito Miguel Schwengber chamou uma coletiva de imprensa para reafirmar que é contra a construção de um prédio para a Câmara de Vereadores.
Ele considera a ideia “um capricho do presidente” Sérgio Fink.
- Construir uma nova Câmara vai levar um recurso que nos interessa hoje. Se me furtar de fazer essa defesa, estou entrando nos caprichos do presidente - disparou Miguel, enquanto lia trechos do livro “O que o prefeito precisa saber antes de iniciar o mandato”.
Miguel diz que recebeu a prefeitura com 2 milhões 182 mil em caixa.
- É dinheiro, mas não suficiente para todas as demandas. Tentei demover o presidente dessa ideia. No início, ele veio com uma conversa tímida. Queria a garagem ao lado da Câmara. E precisava de 300 mil para reforma. Depois veio com um projeto de 800 mil e a tendência é chegar a um milhão.
Por fim, Miguel enumerou algumas obras que seriam prioridade e disse que vai insistir com Sérgio Fink.
- Não joguei a toalha - concluiu.
Sobre o novo Postão 24h, que seria uma prioridade, Miguel diz que o terreno adquirido pelo prefeito anterior, no bairro Primavera, é “inadequado”.
- Estamos tratando com as Irmãs para adquirir o terreno nos fundos do hospital. No Primavera é um bom local, mas não para uma emergência 24h.

Renz diz que Miguel pensa em gastar 600 mil reais para reformar a prefeitura

Apesar de fazer parte do governo municipal, o vereador Antônio Renz (PDT) surpreendeu na segunda-feira ao criticar a administração.
Sobre a polêmica da nova Câmara, ele disse que também é a favor de que não se construa agora. No entanto, levantou a informação de que o prefeito Miguel Schwengber pensa em fazer um financiamento de 600 mil reais para reformas no Palácio 10 de Setembro, sede da prefeitura.
A notícia é surpreendente, ainda mais porque o prefeito se manifestou contra a nova Câmara, alegando ter outras prioridades - o que, com certeza, não é o caso da reforma na prefeitura.
Renz, aliás, já se antecipou, dizendo que é contra a ideia:
- Se esse projeto (da reforma da prefeitura) vier para cá, com certeza vou ser contra - afirmou.
O vereador do PDT lembrou que nos últimos anos a Câmara sempre devolveu cerca de 800 mil reais para a prefeitura, e cobrou que na hora da devolução do dinheiro o prefeito seja chamado para discutir com os vereadores onde será aplicada a verba restante.

Chuva e acidente grave na BR 116


Nesta terça-feira, por volta das 8h50, aconteceu um grave acidente de trânsito na BR 116, na entrada da Sultepa, no km 233, em Estância Velha. O choque envolveu a ambulância INF 1608, de Lindolfo Collor, e o caminhão ICT-8868, de Sapiranga. A batida deixou a frente da ambulância destruída e arrebentou o eixo traseiro do caminhão. O motorista da ambulância sofreu fratura na perna mas passa bem.
O motorista do caminhão, José Volnei Clement, 24 anos, vinha no sentido Novo Hamburgo-Dois Irmãos quando foi atingido na traseira pela ambulância dirigida por Miguel Félix da Silva, de 43 anos. “Ele vinha descendo e vi que ia bater. Tirei a cabine fora, mas ele ainda pegou o eixo traseiro e arrebentou tudo. Não me machuquei, mas dancei bonito na pista. O motorista da ambulância tinha mais ferimentos nas pernas. Acredito que esteja bem. Sorte que não tinha mais gente com ele”, conta Volnei, aliviado do susto. Ele carrega lenha e estava indo a Ivoti. Hoje, no entanto, o caminhão ainda não estava carregado. Com o impacto da batida, o eixo do caminhão foi arrancado e voou a cerca de 10 metros do caminhão que parou no sentido transversal da pista.
A ambulância teve a frente totalmente destruída, e o motorista ficou preso nas ferragens. Pela gravidade do acidente, no entanto, o motorista ainda teve muita sorte. De acordo com o vice-prefeito de Lindolfo Collor, Airton Reinheimer, que esteve no local do acidente, Miguel estava indo para Porto Alegre buscar um paciente. Ele foi encaminhado ao Hospital Geral de Novo Hamburgo e passa bem. “Ele está fazendo raio-x, mas está consciente, falando, está bem. Teve apenas fratura na perna”, informou o vice-prefeito Airton.