sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A juíza voltou


Até 1984 Dois Irmãos integrava a comarca de Estância Velha. E era no Fórum daquela cidade que se resolviam os problemas jurídicos de Dois Irmãos.
Em 1984, criou-se a Comarca de Dois Irmãos, e desde então as questões legais de Dois Irmãos, Morro Reuter e Herval passaram a ser discutidas e julgadas em Dois Irmãos mesmo.
O primeiro juiz da comarca foi Milton Augusto Moojen Júnior, e após ele vários outros magistrados se revezaram. Havia, em todos eles, uma característica: todos assumiam e, de olho na carreira, logo se retiravam. Nenhum juiz veio com o ânimo de "ficar" na comarca de Dois Irmãos.
Seis anos atrás, no dia 15 de dezembro de 2003, a juíza Angela Roberta Paps Dumerque assumiu a comarca de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval. Assumiu e ficou.
Dois meses atrás, porém, e de forma inesperada, numa decisão tomada pelo Tribunal de Justiça contra a vontade dela, a Magistrada foi transferida para a comarca de Marcelino Ramos.
Ao saber da saída dela de Dois Irmãos, várias entidades que a tinham como uma juíza leal e correta no ato de julgar, redigiram voluntariamente correspondências solicitando a permanência dela na cidade.
Comparando as duas comarcas, a de Dois Irmãos com mais de 7 mil processos e a de Marcelino Ramos com menos de 2 mil, a decisão do Tribunal caracterizou-se como uma punição.
Irresignada, a juíza apelou da decisão do Tribunal. Mas o apelo foi julgado improcedente e a magistrada teve de assumir em Marcelino Ramos.
Assumiu no dia 9 de setembro último, mas não aceitava a medida, que maculava uma carreira pacífica e profissional que ela vinha construindo.
Para defender-se e provar que a transferência foi injusta, a juíza Angela entrou com um processo no Conselho Nacional de Justiça, em Brasília, e solicitou a revogação da decisão que a transferiu, contra a vontade, de uma comarca para outra.
Nesta quarta-feira, 16 de dezembro de 2009, o Plenário do Conselho Nacional de Justiça julgou o processo da juíza. O relator do processo votou favorável a ela e na decisão final, 9 dos 12 conselheiros resolveram absolver totalmente a juíza Angela, revogando a decisão do Tribunal de Justiça e devolvendo-a à comarca de Dois Irmãos.
Com a decisão do Conselho Nacional de Justiça, a doutora Angela Roberta Paps Dumerque retorna a Dois Irmãos. Ouvida hoje pela manhã, a magistrada confirmou o retorno, não sabendo dizer exatamente a data de seu retorno, mas acreditando que deverá ocorrer “já na próxima semana”.

Pitcha vai presidir a Câmara do Morro


Wanderlei Luiz Behling, o popular Pitcha, vai comandar a Câmara de Vereadores de Morro Reuter em 2010. Como já era esperado, ele foi eleito presidente ontem à noite, na última sessão de 2009. A eleição da mesa diretora teve duas chapas, uma apresentada pela situação, com Pitcha para presidente, e outra pela oposição, com Renaldo Warken, o popular Galo Fino. Como o PMDB tem maioria na casa, a chapa de Pitcha venceu sem surpresas, por 5 votos 4. Na sessão de ontem também foi aprovado o projeto de Lei 086/2009, que trata do Orçamento Municipal para 2010, previsto em 9 milhões e 200 mil reais.
A primeira sessão ordinária do próximo ano será dia 2 de fevereiro.

MESA DIRETORA 2010
Presidente: Wanderlei Luiz Behling (PMDB)
Vice-presidente: Marco Antônio Fröhlich (PMDB)
1º Secretário: Guido Dilkin (PMDB)
2º Secretário: João Bosco Staudt (PMDB)

Gre-Nal com goleada tricolor


Foi um clássico de tirar o fôlego... dos colorados! Numa noite inspiradíssima, os gremistas golearam os rivais por 6 a 1, nesta terça-feira, no tradicional Gre-Nal dos pais do Colégio Imaculada Conceição. A vitória acachapante rendeu muita corneta depois do jogo, e pelo menos até dezembro de 2010 os colorados vão ter de aturar a farra dos gremistas.
Logo no primeiro lance de perigo do jogo, o gremista Celestino Berlitz acertou a trave do adversário. Era o prenúncio do que aconteceria mais adiante. No entanto, quem abriu o placar foi o Inter, num pênalti bem marcado pelo árbitro Paulinho Silva. Apesar de colorado - ele apitou, inclusive, com calção do Inter -, Paulinho teve uma atuação segura e irretocável, sem interferência no placar.
Na cobrança da penalidade, Ademir Klaus fez 1 a 0, criando a expectativa de mais uma vitória colorada. O gol, no entanto, não abalou a confiança gremista. Com um esquema tático bem definido, a equipe foi para cima do adversário e dominou o clássico. A goleada foi construída com três gols de Sérgio Schneider, um de Luciano Schuh, um de Idi Silveira e outro de Márcio Schneider. O placar poderia ter sido ainda mais elástico, pois os gremistas desperdiçaram várias chances.
Se dentro de campo a coisa foi ruim para os colorados, o pior ainda estava por vir. Depois do jogo, a flauta correu solta. O goleiro Kolly Petry deu até volta olímpica com a bandeira tricolor. Durante o churrasco comandado por Beto Eich, a turma cantou o hino do Grêmio e, unindo vozes aos colorados, desfilou um vasto repertório de canções religiosas e em alemão.
Os colorados reconheceram a superioridade do rival no clássico de ontem, e também apresentaram uma série de justificativas que explicariam o baixo rendimento em campo. Segundo Lui Birk, o time estava desfalcado de vários atletas, era praticamente um “Inter B”. Outro fator que contribuiu decisivamente para a derrota teria sido o adiamento da partida, marcada inicialmente para o dia 4 de dezembro. “A equipe estava preparada para jogar no dia 4. Nós tínhamos feito até palestra com motivador. Agora, muitos atletas já estão em ritmo de férias”, comentou Lui.
No entanto, a principal razão da derrota estaria no plano sobrenatural. Os colorados acusam o gremista Idi Silveira de ter feito “mandinga” com as camisas do Inter. Com bom trânsito dentro do Olímpico e do Beira Rio, Idi providenciou fardamentos oficiais para o clássico junto às direções de Grêmio e Internacional. “O maior erro foi ter deixado o Idi trazer as camisetas. Ele deve ter feito macumba. Aliás, o fardamento veio com cheiro de vela, cachaça e galinha”, diziam os colorados.
Brincadeiras à parte...
O fato é que os pais do Imaculada protagonizaram nesta terça um grande clássico e uma bela confraternização de final de ano, em que prevaleceu o espírito esportivo e a rivalidade saudável. Como deve ser!
E... justiça seja feita!
Apesar da goleada estrondosa, o Inter ainda leva larga vantagem no placar dos clássicos do Imaculada.
Em oito confrontos, são cinco vitórias coloradas, duas gremistas e um empate. (Pitter Ellwanger)

Quadrilha leva 50 mil em material de metalúrgica

Uma quadrilha armada com revólveres invadiu na manhã de quarta-feira uma metalúrgica às margens da BR 116, no bairro Travessão. Oito funcionários foram ameaçados de morte e o prejuízo com o assalto é estimado em 50 mil reais.
O bando chegou por volta das 8h10 e entrou pelos fundos da empresa, onde a porta estava aberta. Eles chegaram em uma caminhonete Chevy. “Eu e dois colegas estávamos na parte da produção, por onde eles entraram. Logo pensei que fosse entrega de material, mas quando fui até a porta, eles vieram armados e gritando que era assalto. Eles nos encostaram na parede e mandaram não olhar pra trás, senão iriam atirar para matar”, conta a funcionária, bastante nervosa.
Depois de render os três, outra parte da quadrilha invadiu o escritório e as outras salas da empresa, onde estavam os sócios e demais funcionários. “Fazia cinco minutos que eu tinha chegado dirigindo uma Montana. E a primeira coisa que o bandido me pediu foi a chave do carro. Todos fomos rendidos e levados para os fundos da empresa. Eles remexeram o escritório e também pegaram um notebook, além de outros materiais”, relata um dos sócios. No momento do assalto, também chegou na empresa o filho e o sobrinho de um dos proprietários.
A quadrilha ficou na metalúrgica por cerca de 30 minutos. “Depois que fomos rendidos, eles começaram a pegar as bobinas de latão, quase 2 mil quilos de material, para por na Chevy. Como é material pesado, utilizaram a nossa empilhadeira manual para levar até o veículo”, comenta o sócio. Para conseguir levar toda a carga de latão da metalúrgica, a quadrilha precisou de um segundo veículo. Eles ainda roubaram o Fiat Tipo LXH-2637 de um dos funcionários.
O bando fugiu em direção a Novo Hamburgo. A Brigada Militar chegou a ser acionada mas nenhum suspeito foi encontrado até o fechamento desta edição. “Eu e mais um colega saímos em seguida de carro para tentar ver por onde os bandidos tinham fugido. No caminho, nós encontramos a Polícia Rodoviária Federal, mas infelizmente não conseguimos localizar ninguém”, conta o sócio.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Dois Irmãos.