quarta-feira, 8 de julho de 2009

Bombeiros entregam Comenda para 11 parceiros da corporação


A Câmara de Vereadores recebeu um evento especial nesta segunda-feira, em comemoração à passagem do Dia do Bombeiro, em 2 de julho.
Por iniciativa da corporação dois-irmonense, 11 parceiros foram homenageados com a Comenda do Comando de Bombeiros, a mais alta distinção dentro da Brigada Militar. A condecoração, criada em 2006, tem por finalidade prestar um reconhecimento a autoridades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços à corporação.
Entre os homenageados da noite, estavam o prefeito Miguel Schwengber, o presidente da Câmara, Sérgio Fink; o presidente do Consepro, Alan Caldas. A solenidade foi coordenada pelo tenente Edson Maicá Severo, comandante do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, e teve a participação do major Cleber Valinodo Pereira, comandante de Novo Hamburgo; e do tenente Claudiomiro da Fonseca, comandante de Campo Bom.
O presidente do Consepro parabenizou o grande serviço prestado pelos bombeiros voluntários e militares, e destacou a “qualidade humana e técnica” do comandante Maicá.
- Em quatro anos e meio que os bombeiros estão aqui, não tivemos nenhuma notícia ruim dentro do grupamento. Isso mostra a seriedade com que o trabalho vem sendo tratado - declarou Alan.
O major Cleber reiterou a importância da atuação dos voluntários e disse que Dois Irmãos é um exemplo.
- É difícil alguém se disponibilizar a prestar um serviço voluntário depois do seu horário de trabalho. É uma ação louvável! Em Dois Irmãos, o comprometimento moral com a comunidade é um exemplo para o Estado - afirmou ele.
O prefeito Miguel comentou que a ampliação do Corpo de Bombeiros já está na pauta da administração.
- Se tudo correr bem, dentro de um a dois meses o Conselho Tutelar estará em novo lugar e os bombeiros poderão ocupar aquele espaço. O conselho vai passar para o 2º andar do prédio onde fica o Armazém do Piso. Aquele espaço também vai abrigar outros órgãos da prefeitura - informou.
O empresário calçadista Ricardo Wirth, que também foi homenageado, estava de viagem marcada e não pôde participar da solenidade de ontem. O tenente Maicá informou que a medalha e o diploma já foram entregues.

Quem recebeu a Comenda do Comando de Bombeiros:
Gérson Miguel Schwengber
Prefeito Municipal
Sérgio Luiz Fink
Presidente da Câmara de Vereadores
1º SGT Alcindo Roberto Severo Rodrigues
Bombeiro Militar
2º SGT Deise Luciane Schulz
Bombeiro Militar
SD Valmor Howler
Bombeiro Militar
Paulo Cesar Gehrke
Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários
Alan Caldas
Presidente do Consepro
Jerri Meneghetti
Bombeiro Voluntário e Vereador
Rosalia Maria Adamatti
Analista Tributária da Receita Federal
Pedro Joãozinho Becker
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Ricardo Wirth
Empresário

Câmara já votou mais de 100 projetos

A Câmara de Vereadores ultrapassou a marca de 100 projetos recebidos da prefeitura desde o início do ano. Só na sessão desta segunda-feira foram aprovados mais dez documentos oriundos do Poder Executivo. O número é expressivo, principalmente porque corresponde a apenas seis meses. Durante todo o ano passado, por exemplo, 67 projetos foram votados pela Câmara.
O principal motivo do aumento no número de projetos está na redução do percentual de crédito de suplementação, que caiu de 25 para 2%. Os créditos suplementares correspondem aos recursos que o prefeito pode movimentar sem passar pela Câmara. Com a mudança da Lei no final de 2008, praticamente todas as ações do governo precisam ter o respaldo dos vereadores. Ou seja, a Câmara aumentou seu poder de fiscalização e até aqui tem sido parceria da prefeitura nos projetos.
Sérgio Fink (PSDB) destacou o bom trabalho dos vereadores.
- A Câmara está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo. Os vereadores tem sido parceiros do Executivo, aprovando todos os projetos. Pena que alguns ainda tentam fazer uma campanha sórdida contra o Poder Legislativo - comentou o presidente.
Para Jair Quilin (PDT), líder de governo, o grande número de projetos da prefeitura mostra que a administração está trabalhando.
- Agora as coisas têm mais amparo legal. Esta casa foi deixada de lado na administração passada. O prefeito Renato (Dexheimer) acostumou os vereadores a não trabalhar - alfinetou.
Paulinho Quadri (PMDB) não gostou e rebateu:
- Tu não precisa agradecer a mim... Aprovamos os projetos que são bons para o município. Tu tem que perder esse teu vício de se achar o dono do mundo, deixa o salto alto de lado.
Tânia da Silva (PMDB) também cutucou a oposição.
- É bom lembrar que muitos projetos vieram dúbios e com erros, por isso também esse número alto - disse ela.
Além dos projetos aprovados ontem (ver quadro abaixo), outros cinco seguem em análise na Comissão de Pareceres. Entre eles, o projeto 096/2009, que trata do Plano Plurianual, com as metas de investimento para o quadriênio 2010-2013.

PROJETOS APROVADOS
090/2009 - Auxílio financeiro de R$ 2.960,00 à Liga de Futebol Amador de Dois Irmãos (Lifadi), que organiza o Campeonato Municipal.
091/2009 - Auxílio financeiro de 600 mil reais à Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), que atende crianças de 0 a 6 anos e 11 meses.
092/2009 - Concede remissão de multa e juros nos débitos inscritos em dívida ativa até 31 de dezembro de 2008. De 3 a 31 de agosto, redução de 90% dos juros e multa. De 1º a 30 de setembro, redução de 80%.
093/2009 - Auxílio financeiro de R$ 32.672,00 à Associação de Piscicultores de Dois Irmãos.
097/2009 - Estabelece reajuste de 8% da pensão especial concedida por força da Lei Municipal nº 762, de 20 de junho de 1989.
098/2009 - Estabelece reajuste de 8% da pensão especial concedida por força da Lei Municipal nº 755, de 9 de maio de 1989.
099/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial de 20 mil reais no Orçamento Municipal 2009 para manutenção do Ensino Fundamental com recursos do Fundeb.
100/2009 - Autoriza o Poder Executivo a firmar acordo com o Ministério da Cultura para ter acesso ao Programa Mais Cultura.
103/2009 - Autoriza o Poder Executivo a aditivar termo convênio celebrado entre Dois Irmãos, Emater e ASCAR (Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural), visando dar continuidade à transferência de tecnologia agropecuária e gerencial aos produtores rurais do município.
104/2009 - Autoriza o Poder Executivo a realizar poda de árvores localizadas na área do 7 de Setembro.

PURA PIMENTA
Desde o dia 23 de junho, a vereadora Tânia da Silva (PMDB) não trabalha mais no Postão 24h. Ela, que é concursada como técnica em enfermagem, foi transferida para o posto de saúde do bairro Travessão. Na sessão de ontem, Tânia lamentou ter sido comunidade da mudança só 12 horas antes. Ela disse ainda que dias antes foi alertada por boatos.
- Foram 10 anos de dedicação no Postão. Será que foi perseguição política? Retaliação? Inveja? Não sei! Só sei que em nenhum momento discuti com o secretário (da Saúde, Márcio Slaviero), nem tive qualquer atrito com o prefeito (Miguel Schwengber). Os motivos não foram técnicos. Parece que estamos voltando à ditadura. Só porque pensa diferente do governo, a pessoa não serve para trabalhar em cargo de confiança. Quando tratamos de saúde, não perguntamos o partido que a pessoa é para atender - desabafou ela.
A situação alega que a troca ocorreu porque Tânia estava em “desvio de função”.
- A Lei diz que a técnica em enfermagem deve acolher o usuário, auxiliar no atendimento e trabalhar no atendimento ao público. Portanto, não estava em desvio de função - afirmou Tânia, dizendo que atualmente trabalhava na marcação de consultas.

Ladrão invade casa e leva surra do dono

A onda de arrombamentos que tomou conta de Dois Irmãos e Morro Reuter nas últimas semanas está deixando os moradores assustados e revoltados. Uma vítima de arrombamento neste final de semana agiu pelas próprias mãos, espancando e prendendo um ladrão em flagrante no Travessão Rübenich. O arrombador Jonas Rodrigo dos Santos, de 23 anos, foi surpreendido pelo proprietário da residência, Sérgio Feiten, enquanto estava dentro da sua casa.
O fato aconteceu por volta das 22h30 de sábado. Sérgio Feiten, 52 anos, voltava de um baile com a namorada e um casal de amigos quando notou uma movimentação estranha em frente a sua casa, ao lado do Centro Comunitário Jacob Feiten. Havia um rapaz suspeito acenando para sua casa. “Nós passamos de carro na frente de casa e não paramos. Quando fomos fazer o retorno mais a frente, o cara fugiu correndo”, conta ele.
O amigo de Sérgio então parou o carro. As luzes da casa estavam ligadas e a porta aberta. Já premeditando que o local havia sido arrombado, Sérgio entrou. O que ele não esperava era ver o ladrão dentro da casa, saindo do seu quarto com uma garrafa de cerveja e duas taças de cristal nas mãos. “Quando vi isso fiquei com muita raiva. Além de invadir a minha casa e me roubar, ele ainda queria fazer ‘festinha’ lá dentro. Ele ainda teve a cara de pau de gritar ‘Alemão, não é isso que tu tá pensando’. Não pensei duas vezes, peguei ele pelo pescoço”, relata o morador.


Vítima lutou com ladrão
Quando Sérgio surpreendeu o bandido, ele ainda tentou agarrar um canivete em cima de uma mesa na sala, mas Sérgio conseguiu empurra-lo. No empurra- empurra, Sérgio acabou saindo da sala e caindo na área da frente. Por fim, os dois acabaram no gramado. “Logo ele caiu em cima de mim, mas consegui me desvencilhar e ficar em cima dele. Acertei vários socos. Na gritaria, meu amigo também veio e me ajudou a imobilizar o vagabundo, que estava visivelmente chapado”, explica o morador. As mulheres ligaram para a Brigada Militar, que foi imediatamente para o local e efetuou o flagrante, algemando o arrombador e colocando ele dentro da viatura. O ladrão foi levado ao Postão e ao hospital, mas não chegou a ter fraturas.


Rosto cheio de sangue
As agressões entre bandido e vítima ocasionaram lesões nos dois. O bandido ficou com o rosto coberto de sangue. Os ferimentos mais graves foram na boca e no nariz, além das mãos que estavam cortadas. Sérgio sofreu um arranhão na mão direita e ficou com marcas de um chute no abdômen. Os dois foram medicados no Postão. “Eu me machuquei, mas este vagabundo teve o que mereceu. O que mais revolta é que, além de roubar, ele ainda queria beber com o comparsa dentro da minha casa”, afirma Sérgio.



Ladrões vigiavam a rotina da vítima
Este foi o terceiro arrombamento registrado na residência de Sérgio Feiten em menos de um ano.
Nas duas vezes anteriores, os bandidos furtaram cerca de 1.300 reais em dinheiro - 500 na primeira e 800 na segunda. O arrombador detido neste sábado chegou a confessar para a vítima que foi ele quem entrou na casa as outras duas vezes. Ele também contou que já vinha observado a rotina do morador.
Os dois bandidos chegaram na moto Yamaha YBR, placa IKM-6253, que foi escondida em um galpão ao lado da casa arrombada. “Tanto é verdade que ele estava me vigiando, que entrou na casa com a chave. Ele disse que viu onde eu guardei a chave. Sorte que nós não ficamos muito nesta casa. Uso ela mais para guardar minhas coisas, a rotina mesmo é na casa da mãe, que fica perto”, comenta Sérgio. Todos os cômodos da residência foram remexidos pelo arrombador.
No Presídio de Montenegro
O arrombador Jonas Rodrigo dos Santos foi levado para a Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo, onde foi autuado o flagrante. Depois, ele foi transferido para o Presídio de Montenegro. Jonas é natural da cidade de Três Coroas e reside atualmente no Bairro Becker, em Dois Irmãos. O meliante já tem passagem na polícia por porte de entorpecentes.