quinta-feira, 18 de junho de 2009

PROERD PAIS forma mais uma turma em Dois Irmãos


Terça-feira, na sede do Projeto Global, aconteceu a formatura de um grupo de 90 pais no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O curso foi desenvolvido ao longo de seis semanas e reuniu pais de alunos da escola municipal Primavera e do Projeto Global.
Participaram da solenidade e da mesa oficial as seguintes autoridades: prefeito Miguel Schwengber, vice-prefeito Mauro Rosso, comandante regional de Polícia Ostensiva no Vale do Sinos, coronel Nicomedes Barros Vieira Júnior; major Cláudio Rieger, major Silvia Vissot Bitencourt, o presidente do Conselho de Segurança de Dois Irmãos, Alan Caldas; secretário de Educação, Maurício Klein, secretário de Saúde, Márcio Slavieiro; comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Edson Luís Maicá Severo, presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Fink e secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio da Silva.
O coordenador e instrutor do Proerd Pais, tenente Nilton Tavares, abriu a solenidade agradecendo o apoio recebido pela Secretaria de Educação, diretores, orientadores pedagógicos, merendeiras e auxiliares, Conselho de Segurança, empresas, imprensa e aos pais que participaram e se empenharam no curso. “Tudo que fizemos só foi possível pela ajuda de todos, que acreditam nesse trabalho. Precisamos lutar contra esse mal atual que é o crack”, comentou o tenente.



DROGA E FAMÍLIA
Os discursos das autoridades foram baseados na importância da estruturação familiar e no problema do crack, que assola o Estado e também faz vítimas em Dois Irmãos. O prefeito Miguel salientou que as pessoas estão cada vez mais individualistas e as famílias estão sendo separadas pela influência da televisão e internet. “É preciso resgatar valores, e programas como esse fazem a diferença. Nós, professores, não conseguimos fazer sozinhos, os pais precisam estar presentes. A sociedade está doente com o problema do crack, droga que vicia e sem ela o usuário fica em depressão. Estes pais que se formaram serão multiplicadores e saberão orientar seus filhos”, destacou.
O coronel Barros também seguiu a linha da união familiar. “É imprescindível para a construção de um mundo melhor fazermos dos nossos filhos cidadãos de bem. A família é a base da sociedade e para combater o crack, precisamos de ações que envolvam os pais”, disse ele.


ELOGIO AO PROERD
O presidente do Conselho de Segurança, Alan Caldas, elogiou o trabalho e empenho do tenente em transformar Dois Irmãos na primeira cidade gaúcha a treinar os pais para prevenir as drogas. “O Tavares fez um esforço gigante para Dois Irmãos ter o Proerd Pais. Nós, do Consepro, vimos de perto o empenho dele. É uma satisfação escutar que Dois Irmãos é pioneira no Rio Grande do Sul. Os nomes de todos os pais e do tenente foram colocados na história. Muitos pais estão perdendo filhos para o crack. Se existe saída para este problema, ela continua sendo dentro de casa”, afirmou.
Sérgio Fink também destacou a importância da família no combate às drogas. “Ela é a base sustentável de tudo”, comentou o presidente da Câmara. O secretário de Educação elogiou a iniciativa, coragem e persistência dos pais que participaram do curso. Maurício destacou que as escolas e o Global têm projetos que visam orientar e educar os jovens, além de uma equipe preocupada com o futuro dos alunos.



SÁBADO é dia de tomar gotinhas contra paralisia


Sábado, 20 de junho, é o dia nacional da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Crianças de 0 a 5 anos devem ser imunizadas com duas gotinhas. Apesar do dia nacional ser no sábado, uma equipe da Secretaria de Saúde começa a visitar as unidades educativas da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI) e as escolas de educação infantil nesta quinta-feira para imunizar a criançada. Hoje foram vacinadas as crianças da Bons Amigos, Pingo de Gente, Bem-Me-Quer, Imaculada Conceição, Bruxinha Faceira e Criança Feliz. Na sexta, a equipe irá na Crescer e na unidade São Miguel. As turmas da Beira Rio, Vida Nova e Raio de Sol serão visitadas pelas equipes do PSF.
Responsável pelas imunizações no município, Miriam Lehmann, pede que os pais mandem o cartão de vacina para as creches e, caso o filho não seja imunizado nas unidades, que sejam levados em um dos 18 postos de vacinação que estarão espalhados na cidade no sábado para tomarem as duas gotinhas. “É uma vacina importante e todas as crianças até 5 anos devem ser imunizadas. Esperamos conseguir atingir a meta até sábado. Fizemos um novo planejamento estratégico com os postos de vacinação e esperamos que todas as crianças recebam as gotinhas”, comenta Miriam.



1.749 crianças
Dois Irmãos tem 1.749 crianças na faixa dos 0 aos 5 anos de idade. A meta é atingir 95% ou 1.661. No sábado, para chamar a atenção dos pais, o caminhão do Corpo de Bombeiros irá dar uma volta na cidade com o Zé Gotinha.

Postos de Vacinação - 20/06
8h às 17h -
Postos de saúde do Centro, Travessão, Bela Vista e São João; Unidade Educativa São Miguel, farmácias Vida, Panvel, Agafarma e Hamburguesa; Corpo de Bombeiros.
8h às 12h e 13h às 16h - Escola Affonso Wolf.
8h às 11h - Unidade Educativa Pingo de Gente; escolas Matheus Grimm, Arno Nienow, 29 de Setembro, Carlos Rausch, Primavera e Mário Sperb.