quinta-feira, 16 de julho de 2009

Arrombadores de Morro Reuter são internados


Depois de serem presos várias vezes pela Brigada Militar, os dois menores arrombadores de Morro Reuter foram internados no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Novo Hamburgo. A internação foi decretada pela juíza da Comarca, Ângela Dumerque.
M.A.K., de 17 anos, chegou a ser preso duas vezes em menos de 24 horas. A primeira foi na segunda, às 17h30, após ele arrombar uma residência e furtar um casaco e um par de tênis. Ele foi preso na sua casa com os objetos furtados e trazido para a Delegacia de Polícia. Foi feito o registro de ocorrência e o menor foi liberado. Na terça, por volta das 16h30, ele voltou a invadir uma residência em Morro Reuter e furtou um notebook. Moradores da área viram, ligaram para a polícia e saíram correndo atrás dele. M.A.K. foi preso novamente e encaminhado para a DP. Esta foi sua quinta prisão nos últimos dois anos.
A Justiça, então, decretou sua internação no final da tarde de terça, juntamente com outro comparsa de 17 anos. M.A.K. foi levado terça para a Case.
O outro menor infrator, G.G.D., foi buscado e algemado pela BM de Morro Reuter na sua casa, na manhã desta quarta-feira. Ele foi transferido para a Case à tarde.
O menor G.G.D. foi preso duas vezes, uma após arrombar a loja Kinei, em Dois Irmãos, e a outra depois de invadir o Mercado Fleck, em Morro Reuter.



SEGURANÇA EM DEBATE
Em razão da onda de arrombamentos registrada nas últimas semanas, a prefeitura de Morro Reuter vai promover um encontro nesta quinta-feira para debater o assunto. A reunião será a partir das 19h, no CTG Garrão da Serra.
O secretário da Fazenda, Administração e Planejamento, Afonso Bastian, destaca que a população está preocupada e revoltada. “É um clamor da comunidade que chegou até a prefeitura, por isso estamos organizando este encontro, onde serão debatidas as situações e de que maneira as pessoas podem agir”, comenta. Os dois menores detidos ontem e hoje são de Morro Reuter e cometeram vários delitos no município. Eles foram encaminhados ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).
Para o encontro, foram convidados representantes de entidades ligadas à área da segurança como os presidentes do Consepro de Morro Reuter, Ernani Heilmann, e de Dois Irmãos, Alan Caldas; o sargento Silveira, da Brigada Militar, o prefeito Adair Bohn e o vice Harri Becker; a juíza Ângela Dumerque, a delegada Ariadne Moraes Langanke, e o comandante da BM de Dois Irmãos, tenente Nilton Tavares. Toda a comunidade, comerciantes e vítimas dos arrombadores podem participar.