sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Agora tudo é Kerb!



Dois Irmãos já está no clima do Kerb de São Miguel. A festa mais antiga do Estado, que completa 180 anos de tradição em 2009, começa oficialmente nesta sexta-feira, com o Kerb da Melhor Idade na Sociedade Santa Cecília. A programação segue até a terça, 29 de setembro, Dia de São Miguel, o santo padroeiro da cidade.
Com a previsão de tempo bom no fim de semana, a expectativa é de grande público. O prefeito Miguel Schwengber acredita que mais de 30 mil pessoas devem passar por Dois Irmãos durante os cinco dias do evento, que terá novidades.
- Nossa expectativa é muito positiva, estamos organizando bem o Kerb deste ano. Fechamos uma boa parceria com a Schincariol e com as entidades que estão junto na organização do evento - diz o prefeito, citando a Fundação Assistencial de Dois Irmãos, a Liga Feminina de Combate ao Câncer, a Apae e a Rota Colonial.
Miguel destaca a ampliação da estrutura física:
- Ampliamos a área coberta da festa junto ao Largo Felippe Seger Sobrinho, o que vai proporcionar maior conforto para as pessoas. Outra novidade é que também haverá pontos de venda de chope ao longo da Av. São Miguel. Além disso, os ambulantes, aquele pessoal que vende cachorro-quente e churrasquinho, vão estar em “ilhas” específicas para trabalhar, todos com alvará, devidamente licenciados e liberados - afirma o prefeito.
O custo total estimado para a realização do Kerb de São Miguel é de 72 mil reais, segundo Miguel.
- A despesa da prefeitura este ano será menor. A Schincariol bancou 30 mil na montagem da infra-estrutura da festa, e a despesa da prefeitura deve ficar em torno de 42 mil - informa Miguel, lembrando que parte do lucro com a venda de chope será repassado às entidades organizadoras do evento.
O Kerb estará concentrado no Largo Felippe Seger Sobrinho, local do palco principal. Mas a festa também terá atrações ao longo Av. São Miguel e na Praça do Imigrante. O grande público é esperado no fim de semana. A programação oficial terá bailes, apresentações culturais e um desfile de carros alegóricos no sábado e no domingo, a partir das 14h. No sábado tem também o tradicional Kerb dos grupos festivos, que se concentram na área central. Na segunda-feira, apesar de não ser feriado, a festa segue com o Kerb das Crianças e Baile da Terceira Idade.
O Kerb encerra oficialmente no feriado de terça-feira, 29 de setembro, Dia de São Miguel, com destaque para a alvorada festiva às 6h da manhã e as celebrações religiosas a partir das 8h30. Durante o dia a programação continua no Largo Felippe Seger até as 21h.

Alerta para o Kerb

Trabalho para manter a cidade limpa e combater os mal educados será redobrado no fim de semana



A cidade está em contagem regressiva para o 180º Kerb de São Miguel.
Muita música, diversão e chopp prometem animar os dois-irmonenses e visitantes de 25 a 29 de setembro.
No entanto, a falta de conscientização de muitas pessoas preocupa. Garrafas jogadas nos canteiros, flores destruídas, copos plásticos espalhados pela rua e tocos de cigarro no chão compõem cenário frequente na Av. São Miguel, principalmente nos finais de semana.
A sujeira é comum sempre que alguma festa é realizada no Centro da cidade. Para o comerciante Sérgio Mosiaga, que tem loja na São Miguel, a falta de educação é lamentável. “Enquanto alguns zelam pelo patrimônio público, outros destroem. Sempre que tem alguma festa na Sociedade Atiradores, na Santa Cecília ou na Twin’s, por exemplo, o dia amanhece e a rua é uma sujeira só. Mas não acho que podemos condenar quem está promovendo as festas. O grande problema é a falta de educação das pessoas. Será que esses que estão sujando o Centro gostariam de ter todo esse lixo na frente de sua casa?”, questiona o comerciante.
Neste fim de semana, o trabalho será redobrado para deixar a cidade limpa durante o Kerb de São Miguel, quando são esperados milhares de visitantes. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio da Silva, haverá uma equipe de seis a oito pessoas fazendo o recolhimento do lixo já durante a festa. “Nos quatro dias - sábado, domingo, segunda e terça - haverá um pessoal trabalhando no recolhimento. Serão espalhadas de 20 a 30 bombonas (lixeiras) para facilitar a coleta do material”, diz ele. Nos finais de semana, normalmente um funcionário da prefeitura cuida da limpeza da rua no centro. Desta vez, porém, após as festas serão duas pessoas fazendo o serviço. “O recolhimento durante a festa é no sentido de reduzir o trabalho depois”, acrescenta Marcão.
Recentemente, o secretário recebeu muita reclamação de moradores do Centro em relação a destruição de floreiras. Marcão diz que no domingo pela manhã entrou em contato com o proprietário de um estabelecimento e fez uma notificação. “A médio prazo faremos uma parceria com esses estabelecimentos, para juntos resolver a situação do lixo depois das festas”, conclui ele.

População reclama de buracos

Bairro Travessão concentra maior parte das reclamações



A situação precária de várias ruas e avenidas da cidade tem gerado reclamação dos moradores. Não são poucos os motoristas que precisam desviar dos buracos para não estragar o carro. O calçamento muito irregular ajuda a piorar a situação. E o perigo é ainda maior para os motoqueiros.
As principais reclamações são relacionadas ao estado das ruas do bairro Travessão. Um dos buracos mais críticos fica no final da rua Albano Hansen. Para desviar, os motoristas precisam passar na contramão. Os problemas seguem ao longo da via. Na entrada da Aloysio Maldaner, também no Travessão, outro buraco atrapalha carros e motos que passam pelo local.
Moradora do Travessão há 20 anos, a dona de casa Vera Silveira critica a má conservação das ruas. “Este buraco na Albano Hansen já está assim há meses. À noite é pior ainda, porque quem não conhece a rua, não vê o buraco e acaba passando, correndo o risco de estragar o carro”, comenta dona Vera.
Para Joana Rinker, é difícil encontrar uma solução. “Não sei o que pode ser feito para melhorar. A rua (Albano Hansen) é muito ruim, e é um problema constante. Alguns falam em asfalto, mas isso seria ainda pior. Com o calçamento neste estado, muitos carros já passam voando por aqui. Com asfalto, seria ainda pior”, acredita Joana.
Buracos nos paralelepípedos e no asfalto não são exclusividade do Travessão. A Avenida do Parque, no bairro Primavera, é outra que deixa muitos motoristas indignados. Além dos buracos, a irregularidade do calçamento, principalmente no trecho próximo à passarela, exige atenção redobrada.

O QUE DIZ A PREFEITURA
O secretário de Obras, Willy Schneider, disse que esta semana chegou a passar pelas ruas onde a reclamação é maior. “Na Avenida do Parque, realmente a situação está crítica. Estamos esperando passar o Kerb e o tempo melhorar para tapar os buracos. Não adianta fazer o serviço em dias de chuva”, afirma ele.
Quanto ao bairro Travessão, Willy explica que o buraco mais crítico, no final na rua Albano Hansen, foi aberto para conserto na rede de esgoto. “Neste caso precisamos esperar de dois a três meses para a terra firmar. Vou passar nesta rua de novo e ver o que podemos fazer”, explica o secretário, lembrando que alguns buracos nos bairros foram abertos pela Corsan para conserto da rede de água. “Mas eles também precisam esperar no mínimo dois meses para fechar e, quando eles abrem, a responsabilidade é da Corsan de fechar”, conclui ele.