quinta-feira, 30 de julho de 2009

Escolha da Rainha será dia 1º


No sábado, dia 1º, acontece a escolha da Rainha dos 50 anos de Dois Irmãos. Serão 17 candidatas concorrendo ao título. A escolha acontece no ginásio do União, a partir das 20h. A animação será da Banda Ponto Com.
O evento marca também o encerramento do Projeto Cultural Nossa História & Nossa Gente, que promoveu o resgate histórico, atividades culturais e a escolha das princesas de cada localidade do município. O ingresso para o evento de sábado será um quilo de alimento não perecível ou um bônus da solidariedade no valor de 5 reais, que será em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos.

Encontro de Mestres

Mais de 30 ex-professores das décadas de 60, 70 e 80 se reuniram nesta quarta no Restaurante Klaus Haus



Há sete anos um grupo de professores aposentados de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval, que lecionaram nas décadas de 60, 70 e 80, se reúnem para relembrar o período que estavam em sala de aula. Em 2009, o encontro foi realizado nesta quarta-feira, reunindo mais de 30 professores aposentados no Restaurante Klaus Haus, em Morro Reuter.
Além de um almoço especial, eles se divertiram com muita música, prestigiaram a apresentação da Banda Marcial de Morro Reuter, relembraram momentos da época em que lecionavam e passearam pelo município. A cada ano o encontro de professores aposentados acontece em um dos três municípios. Em 2010, o evento será realizado em Santa Maria do Herval.
De acordo com as ex-professoras Vera Schneider e Alíria Eich, que organizaram a edição deste ano, o encontro de ex-professores ocorre anualmente, sempre na última quarta-feira de julho. “É um momento de muita amizade e confraternização, como sempre foi o nosso trabalho. Na época, Morro Reuter e Santa Maria do Herval pertenciam a Dois Irmãos. Sempre tivemos um ambiente muito bom de trabalho”, diz Vera.
Os bons tempos em sala de aula, aliás, foram relembrados pelos mestres “O professor era um líder da comunidade, todos respeitavam e admiravam. Até mesmo enterro das crianças o professor chegava a fazer em alguns casos”, recorda Vera.

Boas recordações
Noêmia Dieter, 69 anos, lecionou de 1962 a 1996. Ela conta que o professor chegava a lecionar para cinco séries diferentes na mesma sala. “Era um único professor para várias turmas. Era uma época muito diferente, tudo ao contrário de hoje. Agora, o professor precisa conquistar o aluno. Naquela época não. Eles nos respeitavam e queriam se aproximar da gente. O professor era um mestre. E ainda tinha que fazer tudo sozinho. Além de lecionar, fazia a merenda, limpava a escola, era diretor”, recorda dona Noêmia, que lecionou em Morro dos Bugres Baixo, Santa Maria do Herval.
Há 28 anos Madalena Koch Gallas, 52, leciona na escola municipal Carlos Rausch, do Vale Direito. Neste período, sempre esteve em sala de aula e ajudou a criar a Associação dos Professores na década de 80. “É muito bom poder recordar os velhos tempos. É uma forma de trocar experiências e matar a saudade”, diz Madalena.

Mais uma tragédia na BR 116

Dois jovens morreram em um acidente entre uma moto e um caminhão nesta terça-feira


Rastros de sangue, duas mortes e famílias desoladas, foram as marcas trágicas de um acidente de trânsito no final da manhã de terça-feira, por volta das 11h35, na BR 116, no bairro Roselândia, em Novo Hamburgo.
O motociclista Tiago Roberto Engel, 21 anos, e o caroneiro Augusto da Silva Pereira, 18, morreram na hora após colidirem a moto IGO-4575 na traseira do caminhão IPR-7168, de São Leopoldo, dirigido por José Osmar de Souza, 28 anos. Os dois condutores seguiam no sentido Novo Hamburgo-Ivoti. O acidente aconteceu na altura da Incopel.
Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão parou na pista para entrar na rua à esquerda, “o que não é permitido por se tratar de uma linha contínua”. Neste momento, o motociclista bateu do lado direito na traseira do caminhão.
O motorista do caminhão contou à redação do Jornal Dois Irmãos que havia parado na lateral e a colisão aconteceu após o motociclista ter feito uma ultrapassagem. “Eles fizeram a ultrapassagem e bateram no meu caminhão, que já fazia o contorno para atravessar a pista”, disse ele.
Uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) foi acionada para colher informações que possam esclarecer as circunstâncias do trágico acidente.

Enfim, o asfalto!

Trecho que faltava ser concluído na VRS 873 começou a receber o asfalto nesta segunda-feira


Finalmente, depois de anos de espera, o trecho que faltava ser concluído na VRS 873 começou a ser asfaltado nesta segunda-feira. A poeira e o barro estão com os dias contados no trajeto de 1,6 km que se estende da BR 116 até o Restaurante Wolf, em Morro Reuter.
Com o barulho das máquinas, os moradores do lugar correram para ver se era verdade. E não bastava só conferir. Muitos ligaram para o Jornal Dois Irmãos para dar a notícia. Foi um dia histórico. Agora, se o tempo colaborar, até o fim de semana a obra estará concluída. “Vou passar primeiro de bicicleta por todo o trecho para conferir bem e me beliscar para ver se é verdade”, brincou o morador Sérgio Meurer, enquanto observava o movimento das máquinas.
O engenheiro da obra, Renato Muller, acompanhou o trabalho dos mais de 20 funcionários da empresa Dobil. “Acredito que até quinta o asfalto esteja pronto. Isso se não chover e se a temperatura colaborar. Não podemos trabalhar com menos de 10 graus. Por isso, hoje começamos às 10h30, e assim tem que seguir durante a semana”, informou o engenheiro.
O trecho está sendo asfaltado com recursos do Governo do Estado.

Balança Rede e Hooligans na semifinal

Estão definidos os confrontos pelas semifinais do Campeonato Municipal de Futebol 2009: Brascol x Hooligans e União x Balança Rede. A rodada que definiu os últimos semifinalistas foi disputada no sábado, na Baixada Setembrina. Donos das melhores campanhas na 1ª fase, Brascol e União já estavam classificados.
No primeiro jogo, o Hooligans entrou em campo precisando reverter a vantagem do Unidos da Sexta, que jogava pelo empate. E a equipe abriu o placar cedo. Feno fez 1 a 0 aos 4 minutos de jogo e Luizinho ampliou aos 19. Na segunda etapa, Rudi fechou a goleada em 3 a 0 aos 17 minutos.
Na outra partida, o Balança Rede confirmou sua vaga ao empatar em 1 a 1 com o SER Campinas. A equipe podia até perder por um gol de diferença, já que havia feito 2 a 0 no primeiro jogo. Maiquel abriu o placar para o SER Campinas, aos 28 minutos do primeiro tempo, e Mauro empatou para o Balança Rede aos 34.
A primeira rodada pelas semifinais está confirmada para o próximo sábado, dia 1º, na Baixada Setembrina. Os horários das partidas ainda não foram definidos.

FASE SEMIFINAL
Dia 1º/8
- Baixada Setembrina (Campo do 7)

13h30- Hooligans x Brascol
15h30- Balança Rede x União
Dia 8/8
- Parque Antártica (Campo do União)
13h30- União x Balança Rede
15h30- Brascol x Hooligans