quarta-feira, 10 de junho de 2009

Polícia Civil recebe nova viatura


Na manhã desta quarta-feira, na Delegacia de Dois Irmãos, foi realizada a solenidade de entrega da nova viatura da Polícia Civil. O município foi contemplado pelo Governo do Estado com um automóvel Ford Fiesta Sedan 0km.
A entrega contou com a participação do delegado regional Mauro Vasconcellos, do delegado Ernesto Clasen, que responde por Dois Irmãos; do prefeito Miguel Schwengber, da juíza da Comarca de Dois Irmãos, Dra. Angela Dumerque; do comandante da Brigada Militar, tenente Nilton Tavares; do prefeito de Morro Reuter, Adair Bohn, e seu vice Harry Becker; do presidente do Consepro, Alan Caldas, e demais integrantes do grupo; do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Fink, do promotor Wilson Grezzana e de policiais civis. O delegado regional destacou a importância do veículo e tratou da expectativa de aumento do efetivo.
- Nova viatura significa melhoria na segurança pública. Dois Irmãos também passa pelo problema de quantidade de policiais. São poucos aqui, mas são qualificados. Em breve haverá um concurso e o efetivo na região será aumentado. Também queremos plantão 24 horas, mas para isso precisamos de mais policiais - afirmou o delegado regional.

Autoridades destacam
o trabalho das polícias

O delegado Ernesto Clasen garantiu que, apesar das dificuldades, os policiais procuram fazer um trabalho de qualidade em Dois Irmãos. “Fazemos de tudo para a cidade progredir, mesmo sem todos os meios. Pedimos o apoio para trazemos mais estagiários para a delegacia, assim podemos colocar mais os policiais na rua. Não podemos deixar a criminalidade e o crack se espalharem”, disse. “Também agradeço o apoio do Consepro, que sempre nos ajuda e faz muito pela polícia, e da prefeitura”, completou Ernesto.
O presidente do Consepro, Alan Caldas, elogiou o trabalho da juíza, do comando da Brigada Militar e da Polícia Civil de Dois Irmãos. Ele recordou que no ano da emancipação, em 1959, a população era de 4 mil habitantes e haviam três policiais civis e oito brigadianos. Hoje, são 27 mil habitantes, seis policiais civis e 22 brigadianos. “Se voltarmos no tempo, ficamos pensando o que houve, será que esquecemos da segurança? Nosso grupo reeleito é formado por 30 pessoas que trabalham sem medir esforços para auxiliar nossa segurança. E quando vemos o governo e a sociedade estendendo a mão, nos dá ainda mais satisfação em ajudar”, disse ele, lembrando que o Consepro tem a ideia - e o prefeito também já se mostrou parceiro - de lançar um projeto de construção de casas para policiais.
O prefeito de Dois Irmãos, Miguel Schwengber, salientou a importância da criação de políticas públicas para melhorar a condição da comunidade. “Queremos priorizar a habitação, pois uma família ter sua casa ameniza muitos problemas. Precisamos melhorar a condição da nossa população. Com isso, se evitará problemas futuros na delegacia”, comentou.

Juíza quer discussão sobre sistema prisional


A juíza Angela Dumerque relatou um pouco da realidade do crime em Dois Irmãos, que tem uma característica peculiar em relação a outras cidades da região. “Não temos criminalidade local. Os grandes crimes não são cometidos por indivíduos daqui. Dois Irmãos é uma cidade de economia diferenciada e boa de morar. Os criminosos vêm da grande Porto Alegre”, comentou ela.
Para a juíza, o problema da segurança pública não será resolvido somente com a melhoria da condição social, mas também com a melhoria física e estrutural da polícia. “Somos vítimas de quadrilhas que vem de fora para atacar aqui. Se não tivermos equipamentos adequados, o policial não pode conter o bandido de AR 15 tendo um revólver 38. O policial não pode ser chamado e a viatura estar estragada ou estar em Novo Hamburgo. investimento é indispensável”, disse a Dra. Angela.
A juíza também levou ao grupo a crise do sistema prisional no Rio Grande do Sul. Dois Irmãos ainda não teve nenhum caso de preso que não pode ser transferido para o presídio por falta de lugar, mas já existe a preocupação na Comarca. “Este é um momento de reflexão. Daqui a pouco surge este problema de não ter para onde transferir o preso. E o que fazer? Não posso levar ele para minha casa. Precisamos discutir isso e encontrar soluções alternativas”, destacou a juíza. “Antes de vir para Dois Irmãos, eu trabalhava em cidades menores que tinham presídios locais. Eu visitava e conversava com os meus presos uma vez por mês e conhecia eles. Hoje, eles vão para o presídio e quando voltam aqui estão com Aids e viciados; se tornam vítimas do sistema”, completou ela.

Consepro inicia reforma na DP

O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Dois Irmãos (Consepro), começou ontem a reforma interna no prédio da Delegacia de Polícia.
A primeira etapa (já concluída) foi a construção de três depósitos erguidos na parte de trás do prédio, onde passaram a ficar os arquivos da polícia.
A ideia final desse trabalho é deixar a Delegacia de Polícia em condições para que, nos próximos 20 anos, não se necessite de mais reformas.
Todas as obras estão sendo pagas com recursos da rifa que foi promovida pelo Consepro, no final do ano passado. A rifa foi vendida praticamente de porta em porta, pelos integrantes do Consepro, e contou com o apoio e boa vontade dos cidadãos e empresas que desejam uma Dois Irmãos mais segura e civilizada.
O projeto da reforma foi elaborado de forma voluntária (gratuita) pelas arquitetas Daiana Petry, Carmem Silveira e Graça Silveira. Esta é a segunda etapa da obra, em que está sendo reformado e ampliado o Posto da Mulher e o Posto de Identidade. O projeto, porém, prevê uma reforma ampla em todo o prédio.
O Consepro é um grupo formado por pessoas que de forma voluntária e gratuita trabalham em favor da segurança pública de Dois Irmãos, e agradece a todas as pessoas que colaboraram com a rifa. E convida a todos a se fazer presentes nas reuniões do Conselho de Segurança, dando sugestões e se engajando no trabalho em favor de uma Dois Irmãos melhor.

Câmara discute dissídio do funcionalismo

O dissídio do funcionalismo público municipal dominou a pauta na sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira. A informação, divulgada em primeira mão pelo Jornal Dois Irmãos, é de que o município pretende dar 8% de aumento (5,92 da reposição da inflação + 2,08 de aumento real) e um vale-refeição de 3 reais por dia (66 reais por mês) a partir de 2010.
A oposição não gostou de saber da notícia através da imprensa. Sérgio Fink (PSDB) reclamou que as informações que vêm da prefeitura são “desencontradas” e que os vereadores foram chamados para debater o assunto.
- Esta casa tem uma responsabilidade muito grande para não comprometer as finanças do município e também para não deixar o aumento aquém do desejado pelo funcionalismo. Afinal, somos nós que vamos dar o aval - disse ele.
Segundo a informação de Paulo Brachtvogel, chefe de gabinete do prefeito Miguel Schwengber, o projeto com a proposta de 8% deve ser encaminhado para a Câmara na sexta-feira e ir à votação na próxima segunda. O aumento vai constar no salário de junho, já que a folha de pagamento da prefeitura fecha no dia 25.
Paulinho Quadri (PMDB) achou estranho que antes da assembléia do Sindicato dos Servidores Públicos, realizada no início da noite de ontem, a notícia já havia saído no jornal.
- Será que fizeram os funcionários de bobos? - questionou o vereador do PMDB.
Paulinho também não gostou da declaração do chefe de gabinete, que disse que ele, como presidente da Comissão de Pareceres, teria um acordo com o prefeito Miguel para receber o projeto na próxima sexta-feira, dia 12.
- Mas que acordo? - bradou ele. - Não existe nada! Será que não dá para chamar os vereadores e os funcionários para discutir o assunto? Que negócio é esse? Já estão ditando as Leis... Não venham pressionar! Nós vamos votar quando achar que temos que votar - completou Paulinho.
Jair Quilin (PDT) disse que na gestão passada os vereadores e funcionários públicos nunca foram chamados para discutir o dissídio. Ele afirmou que a proposta de 8% não é definitiva, mas que mesmo assim já é maior que o reajuste dado pelos governos anteriores.

Dinheiro da Câmara vai ser usado
em posto de saúde no São Miguel

O dinheiro devolvido pela Câmara para a prefeitura será usado na construção do posto de saúde do bairro São Miguel. O projeto 079/2009, que autoriza o Executivo a fazer a obra com o recurso de R$ 250 mil, foi aprovado nesta segunda.
- Fico feliz que o Executivo tenha aceitado a indicação dos vereadores. Desde já também sugiro que a prefeitura pense em instalar um posto avançado da Brigada Militar junto ao novo posto - comentou o presidente Sérgio Fink (PSDB).
A unidade de saúde será construída numa área próxima ao Arroio Feitoria, onde inicialmente estava prevista a construção de praça de lazer. O projeto prevê 240 mil reais para as obras e instalações e 10 mil para a compra de equipamento e material permanente.
A verba de 250 mil reais pertencia ao Orçamento da Câmara e estava destinada à compra de um terreno para a construção do prédio da Poder Legislativo. O presidente Sérgio Fink, então, propôs devolver o dinheiro para a prefeitura fazer obras se área da garagem ao lado da atual Câmara fosse cedida pelo município. Depois de uma longa - e polêmica - negociação, Legislativo e Executivo chegaram a um acordo e, no último dia 21 de maio, Sérgio entregou o cheque de 250 mil reais ao prefeito Miguel Schwengber.
Portanto, a construção do posto de saúde no São Miguel será fruto de uma bela parceria entre os dois poderes.