quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Gauchada na sessão em Morro Reuter

O CTG Garrão da Serra prestou uma homenagem especial aos integrantes que acompanharam a chama crioula até o município



A gauchada tomou conta da sessão na Câmara de Vereadores de Morro Reuter, nesta terça-feira. Integrantes do CTG Garrão da Serra lotaram o plenário, já na expectativa da Semana Farroupilha 2009, que acontece de 13 a 20 de setembro.
O patrão Roque Becker subiu à tribuna para convidar os vereadores a prestigiar a programação do CTG Garrão da Serra e, também, para prestar uma homenagem especial aos companheiros de tradicionalismo Aírton Krewer e Benno Büttenbender.
A dupla acompanhou o grupo de cavalarianos que conduziu a chama crioula de São Lourenço do Sul até Estância Velha na última semana.
- Hoje queremos prestar uma homenagem especial a duas pessoas que vem nos ajudando muito nos últimos anos. Com certeza Morro Reuter foi muito bem representado por estes dois cidadãos - elogiou o patrão.
Aírton e Benno fizeram parte do grupo de apoio que acompanhou os cavalarianos em um ônibus. Foram nove dias no rastro dos cavalos. A chegada em Estância Velha aconteceu no domingo.
De lá até Morro Reuter, foram mais seis horas conduzindo a chama crioula, com Benno a cavalo e Aírton dirigindo o ônibus de apoio do grupo.
Além da homenagem, as prendas e peões do CTG Garrão da Serra aproveitaram a visita ao Poder Legislativo para divulgar sua programação da Semana Farroupilha. A abertura oficial acontece no próximo dia 13, às 10h, com a chegada da chama crioula. Às 10h30 haverá bênção cristã e, ao meio-dia, churrasco com cartão a 13 reais. A programação também reserva uma série de atrações culturais até o dia 20.


Situação e oposição voltam a trocar farpas
A localidade de Walachai foi motivo para troca de farpas entre situação e oposição nesta terça-feira. Vereadores de PTB e PDT cobraram providências na questão da energia elétrica e do calçamento.

REFORÇO NA ENERGIA
O líder do PMDB, Wanderlei Behling, o Pitcha, argumentou que a administração já está trabalhando para reforçar a rede de energia na localidade:
- Os vereadores chegaram tarde, pois o Poder Executivo já tem uma reunião marcada com a AES Sul, que por sinal vai ser amanhã (hoje) - declarou ele.
Juliana Zimmer (PTB) disse que, apesar de já haver reunião marcada, cabe aos vereadores reivindicar.
- A reunião já está agendada, mas o problema ainda não está resolvido - rebateu a vereadora.
Guido Dilkin (PMDB) entrou na discussão:
- Tem gente que anda mal informada. A Associação de Moradores tem processo contra a AES Sul há mais de um ano, e alguns problemas já foram solucionados. Outros ainda estão em processo na Promotoria Pública.
CALÇAMENTO POLÊMICO
Guido Dilkin (PMDB) também reagiu indignado ao pedido de melhorias no calçamento. Ele fez duras críticas à administração passada, que era do PDT.
- Não querem falar do passado, mas tem que ver a porcaria que foi feita aqui - disse ele, mostrando fotos do asfalto na localidade. - O pessoal do Walachai foi enrolado. Só conseguiram concluir 400 m² porque estava licitado. Temos que convocar as pessoas que estavam na administração para explicar essas obras que foram mal feitas. Quem vai pagar por isso? A nossa administração vai terminar o calçamento, mas vai fazer um calçamento decente - concluiu o vereador Guido.
Romeo Schneider (PDT) rebateu:
- Parece que ninguém pode pedir nada sobre Walachai que o senhor fica meio acuado. Se as pessoas não estão procurando o senhor, é porque alguma coisa deve ter acontecido - disparou. - Não tenho tempo para falar das administrações anteriores. Parece que quando tem coisa errada, vocês tentam resolver o problema falando mal dos outros - continuou o vereador do PDT.
JOÃO BOSCO X JULIANA
João Bosco Staudt (PMDB), também criticou as obras de calçamento realizadas por administrações passadas e provocou a vereadora Juliana:
- Na consulta popular da semana passada, em Picada São Paulo, um morador reclamou que há 5 anos pagou 2 mil reais pelo calçamento e que hoje as ruas já estão cheias de buracos. Não entendo quando a senhora diz que não fazia parte do governo. Eu sou do PMDB agora e faço parte desta administração. Ou será que a senhora é de outro planeta e só veio morar em Morro Reuter a partir do dia 1º de janeiro? - questionou.
Guido emendou:
- A nossa administração vai fazer a obra, e bem feita. Quem sabe depois a gente manda a conta para o PTB.
Juliana rebateu os colegas da situação:
- Não fui eleita para defender o partido, mas sim, para defender os interesses da comunidade de Morro Reuter. Se há questões mal resolvidas, que se faça uma auditoria e se vá atrás das pessoas que estavam nas administrações passadas - disse a vereadora do PTB.