sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Crime no bairro Portal da Serra


Homem de 33 anos foi executado com tiro à queima-roupa
no final da tarde de quarta. Desentendimento entre ele e o
acusado do crime teria começado no Gre-Nal do dia 31
Um crime voltou a chocar a comunidade do bairro Portal da Serra no final da tarde de quarta-feira.
O industriário Marcos Joel Prczniska, 33 anos, foi morto com um tiro à queima-roupa no peito por volta das 17h10. A vítima, que estava de férias, seguia a pé para casa pela rua Walter Schneck quando foi surpreendida pelo assassino. Duas testemunhas presenciaram o crime.
O pedreiro Getúlio Alves de Oliveira, de 57 anos, é apontado pela polícia como o autor da execução. O acusado seguia a vítima a pé, quando em determinado momento chamou Marcos, que por sua vez disse que não queria conversar e tentou seguir seu caminho. Foi quando o acusado se aproximou novamente e disparou contra a vítima. Pelo menos dois disparos foram efetuados. Um atingiu o peito de Marcos, que cambaleou alguns passos e caiu morto sobre a calçada de uma residência. “Para nós, a autoria do crime já está identificada. Marcos foi morto por Getúlio, e por um motivo fútil. Os dois são gremistas e no dia do Gre-Nal (31 de janeiro), Getúlio apostou no Inter. Quando o Internacional fez o gol, ele teria começado a provocar o outro. Assim começou o desentendimento entre os dois”, relata o inspetor da Polícia Civil, Evair John.
A briga que começou no jogo de futebol também foi confirmada pela namorada de Marcos, Elisandra Vogado. Desolada, ela era amparada por uma amiga na cena do crime. “No domingo do Gre-Nal os dois assistiram ao jogo no mesmo bar lá no Bela Vista. Lá começaram as discussões e ameaças. Namorávamos há um ano e meio e tínhamos planos de morar juntos. Uma briga dessas pôs fim em tudo”, disse ela, aos prantos.
Marcos foi morto a duas quadras de casa. Após a execução, o acusado fugiu do local. Brigada Militar e Polícia Civil chegaram a fazer buscas em possíveis paradeiros do suspeito, mas ele não foi mais encontrado. “Hoje pela manhã, o advogado dele entrou em contato com a gente, e agora estamos negociando sua apresentação na delegacia”, contou o inspetor. Ele é natural de Coronel Bicaco e reside no Loteamento Picada 48.
A equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) esteve no local do crime por volta das 19h30. O corpo foi recolhido por volta das 20h30 e encaminhado para o Instituto Médico Legal pela Funerária Schaumloeffel.
Corpo de Marcos foi
enterrado na quinta

Marcos era natural de Miraguaí e atualmente trabalhava na Calçados da Serra. Ele deixa enlutados os pais Carlinhos e Maria, seis irmãos, uma enteada e a namorada. Marcos não tinha antecedentes criminais. O cunhado de Marcos, Soni José dos Santos, contou que ele havia entrado de férias ontem mesmo. “Ele planejava ficar pelo bairro mesmo e descansar. Fiquei sabendo que ele tinha sido morto quando estava vindo para casa de ônibus. Desci aqui perto e quando chego vejo isso. Não sei nem o que pensar”, comentou. Marcos foi enterrado hoje à tarde no Cemitério Católico II.
É o 2º crime no bairro
em menos de um ano

Pela segunda vez em menos de um ano, o bairro Portal da Serra foi cenário de um homicídio. No dia 28 de maio de 2009, Cláudio Lima de Melo, de 26 anos, foi morto com pelo menos dois tiros à queima-roupa. A morte teria sido motivada por uma briga com um colega de trabalho. Na discussão, Cláudio teria quebrado os vidros do carro do colega e saído da empresa. O colega então, o seguiu, e ao encontrá-lo caminhando pelo bairro, o executou. Uma semana depois do crime, José Aldair Salgado dos Santos, 24 anos, se entregou à Polícia Civil e confessou o crime.

Irmã Beatriz Volpato é a Ana Terra de Dois Irmãos

- Jesus disse: “Quem acolhe um desses pequeninhos, é a mim que acolhe”. Com a Pastoral, estamos acolhendo Jesus. O que mais nós queremos? Toda pessoa tem um chamado especial de Deus para sua caminhada aqui na Terra. Eu senti esse chamado e Ele não me deixava em paz. Ele dizia: “Vai que vou contigo. Pode contar com a boa vontade de Dois Irmãos”.
É assim que a Irmã Beatriz Volpato resume sua motivação para ter fundado a Pastoral da Criança em Dois Irmãos, no ano de 1994. Por sua dedicação aos pequenos, ela acaba de ser escolhida para receber o Troféu Ana Terra, como representante do Vale do Sinos. Este prêmio é destinado às mulheres que lutam e contribuem para o desenvolvimento de suas comunidades no Rio Grande do Sul.
Ao todo, 28 gaúchas serão premiadas pelas mãos da governadora Yeda Crusius, em solenidade ainda sem data definida - provavelmente em março.

O que significa receber este prêmio?
Irmã Beatriz -
Fiquei emocionada. Não mereço uma coisa estadual, algo tão grande. Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus, que me inspirou e me deu força. Eu sozinha não faria. E agradecer ao povo de Dois Irmãos, a vocês pela aceitação.


Como surgiu a ideia de fundar a Pastoral?
Irmã Beatriz -
Cheguei aqui em 1994 e já tinha conhecido um pouco a Pastoral da Criança, que é hoje considerada a mais organizada do mundo. Sendo uma entidade da Igreja Católica, procurei o padre Milton (Zilles) e ele brincou: “Irmã, vai devagar que eu também sou novato aqui”. Em segundo lugar, procurei o Jornal Dois Irmãos, porque nada se faz sem divulgação. O Alan Caldas foi muito atencioso, me recebeu muito bem e me senti edificada a realizar este trabalho. O Alan disse que eu podia contar com ele e com o jornal para tudo. E até hoje, ele nunca falhou comigo. O Jornal Dois Irmãos, para mim, é um alimento social para a vida. Depois disso, fui na prefeitura e encaminhamos tudo. No dia 29 de maio de 1994 festejamos a fundação da pastoral.


O início da Pastoral da Criança foi difícil? A senhora encontrou apoio dentro da comunidade?
Irmã Beatriz -
Logo recebi todo o apoio necessário, tanto do comércio, como de toda a cidade, que valorizou o trabalho e me apoiou inteiramente.


O que a Pastoral da Criança representa hoje?
Irmã Beatriz -
A Pastoral é um bonito trabalho e um grande valor para as crianças, principalmente as mais necessitadas. Para fundar a entidade, era preciso providenciar muita coisa. Eu não conhecia ninguém aqui, mas sabia que tinha muitas crianças carentes. Durante anos trabalhei com pobres. A criança corre, abraça a gente, as mães acolhem muito bem esse trabalho. Isso é muito gratificante.


É possível acreditar num futuro melhor?
Irmã Beatriz -
Claro que é! Nós, adultos, temos que lutar por isso, começando pela educação. Jesus disse: “Quem acolhe um desses pequeninhos, é a mim que acolhe”. Com a Pastoral, estamos acolhendo Jesus. O que mais nós queremos? Toda pessoa tem um chamado especial de Deus para sua caminhada aqui na Terra. Eu senti esse chamado e Ele não me deixava em paz. Ele dizia: “Vai que vou contigo. Pode contar com a boa vontade de Dois Irmãos”.


Qual é o maior desafio da sociedade atual?
Irmã Beatriz -
Como religiosa, a gente sabe o valor que tem a participação na igreja. Existe muito afastamento de Deus, as pessoas precisam ter mais fé. Hoje as crianças fazem a Primeira Comunhão, a Crisma e depois desaparecem da igreja. Não pode ser assim.


Depois de tanto tempo vivendo na cidade, o que a senhora tem a dizer sobre Dois Irmãos?
Irmã Beatriz -
A Pastoral da Criança começou no bairro São João, fui muito bem acolhida pelos Ministros da Eucaristia, que até hoje me acompanham. Fundadora não sou só eu, mas quem acolheu e me acompanhou e que ainda hoje continuam como ministros e líderes. Só tenho a agradecer, de coração. Trabalhei sempre com o povo. E de todas, Dois Irmãos é a cidade que mais gostei, que mais me ajudou, por isso o trabalho foi bem desenvolvido e a Pastoral da Criança deve continuar. Vale a pena, dá um crescimento muito grande para as famílias.