sexta-feira, 15 de maio de 2009

Chuva traz frio intenso


Depois da chuva provocada por uma grande frente fria, o ar frio polar vai en­trando no Rio Grande do Sul e baixando a temperatura. Nesta quinta-feira, a temperatura ficou entre 13 e 18 graus em Dois Irmãos, mas a tendência é baixar ainda mais nas próximas 48 horas.
Nesta sexta-feira, a mínima prevista é de 8ºC e a má­xima não deve passar dos 17ºC. E assim continuará no fim de semana. Hoje a previsão ain­da é de chuva pela manhã e diminuição de nuvens à tarde. O sábado amanhece gelado. Haverá sol com nevoeiro ao ama­nhecer, mas a previsão é de frio in­tenso, com mínima de 4ºC. Há condi­ções de geada. A mínima domingo será de 7º C. No fim de semana não chove.

.

Cinco mil ficaram sem luz
A forte chuva deixou 20 mil clientes da AES Sul na Região Metropolitana sem luz por um curto espaço de tempo no começo da noite de quarta-feira. Em Dois Irmãos foram 5 mil, 10 mil em Ca­noas e 5 mil em São Leopoldo.
Em alguns pontos do município, o res­tabelecimento da energia foi interrompido novamente, perto das 20h, mas retornou em seguida. Em outro, faltou luz por mais de uma hora.
Segun­do a AES Sul, um pro­ble­ma na linha de transmissão que abas­tece a região provocou o des­ligamento da sub­estação do município, possivelmente por causa do forte temporal.

Pessoas com mais de 60 têm preferência em fila de banco


Mas tem gente reclamando de empresas que abusam da Lei e contratam idosos pa­ra os serviços bancários



Ninguém gosta de enfrentar fila. Ainda mais quando, depois de uma longa espera, você está prestes a chegar na vez na fila do ban­co, e entram dois idosos que, por direito, têm preferência. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lac­­tantes e portadores de deficiência têm direito a atendi­men­­­to prio­ritário, por lei, nas agências bancárias de todo o Brasil.
Muitos clientes, no entanto, re­clamam do abuso da Lei, alegando que empresas contratam idosos para fazer serviços de banco. E os gerentes das agências não negam. “A gente vê bastante isso. Até já soube de idoso que trabalha com despachante”, comenta Paulo Gilberto Möller, gerente do Banrisul. Na agência dois-irmonense, porém, há um caixa exclusivo para o atendimento de pessoas com mais de 60 anos. “Idoso gosta de ir no ban­co. Até outras contas, como luz e telefone, que poderiam ser pagas na lotérica, ele prefere quitar no banco. Mas mesmo em dia de in­tenso movimento, ele é bem acomodado aqui”, garante ele.
Roberto Fassbinder, gerente geral da Caixa Econômica Fede­ral, explica que atualmente to­das as agências dispõem de gui­chê eletrônico e de um sistema de senhas exclusivo para idosos, gestantes e deficientes. “O idoso vai tirar a senha prioritária e au­tomaticamente o painel eletrônico anuncia essa senha antes das demais. Isso é padronizado no Bra­sil, até para se ter qualidade no atendimento”, comenta ele.
Há também quem defenda a instituição de horários de­ter­mi­nados para o atendimentos de idosos. Apesar dos abuso, o ge­rente do Banco do Brasil, Carlos Alberto Perin, argumenta que é preciso cum­prir a Lei. “Os idosos têm prioridade. É lei. Há o sistema normal e o preferencial. Al­gumas pessoas, no entanto, reclamam que o idoso poderia ir ao banco em ou­tro horário, não ao meio-dia. Mas não podemos es­tipular um horário específico pa­ra o idoso. Temos que cumprir a lei”, argumenta Perin. O novo ge­rente da Co­operativa de Cré­dito Sicredi, Gerson Wendt, concorda: “É lei, o idoso tem di­reito de passar na frente”, diz.

Correio é alternativa no Bradesco
Os clientes do Bradesco também dispõem de sistema especial que dá prioridade a quem tem mais de 60 anos. Há, inclusive, um mural com informa­ções do tempo máximo de es­pera em fila e um sistema ele­trônico para retirada da senha, obedecendo a lei nacional.
Há dois anos, no entanto, o banco fez uma parceria com a Agência dos Correios, e de lá para cá passou a instruir os ido­sos a fazer seu serviço de banco no local. “É uma alternativa que descentralizou bastante. Hoje 90% dos clientes da terceira ida­de do Bradesco usam o correio pa­ra sacar aposentadoria, pagar suas contas ou outros serviços. Lá o horário é das 9h às 17h, o que também ajuda bastante. E há idosos que até já aprenderam a fazer saque nas máquinas. Sem­pre fica alguém para auxiliar, e não temos problemas com is­so”, diz o gerente Nilson Piamolini (foto).

O QUE ELES PENSAM
“É preciso ter bom senso”
Para a presidente do grupo de idosos Encosta da Serra, Nelci Staudt, a terceira idade precisa ser um pouco mais paciente e procurar ir ao banco antes das 11h30 ou depois das 13h30. “Vou ser mui­to franca: Sou a favor da Lei para os idosos, é direito deles. Mas a terceira idade tem que pensar nas pessoas que trabalham. O idoso tem seu tempo mais ocioso, então não tem porque ir sacar o di­nhei­ro no horário do meio-dia. Este horário precisa ser para as pessoas que trabalham e usam o meio-dia para fazer serviço de banco”, opina. “É ne­cessário o bom sendo dos idosos”, completa ela.

“Pensar no trabalhador”

Joana Rinker, presidente do grupo Amizade, diz que já se reuniu com os idosos para discutir o assunto da retirada de dinheiro nos bancos. “É uma situação complicada. O idoso tem direito de ir aos bancos no horário que quiser, mas ele também tem o dever de pensar nos trabalhadores. A grande maioria do pessoal tem pouco tempo para fazer seus serviços de banco, e os idosos podem ir no ho­rário que quiserem. Sem contar que eles também podem usar o caixa automático, pois todos os bancos têm atendentes para auxiliar”, diz a pre­si­den­te. “Se os idosos querem o respeito da comuni­dade, eles também precisam respeitar”, completa ela.

“Caixa exclusivo para idosos”
Romeo Fuchs, presidente do grupo Paz, acre­dita que a solução para este problema seria a cria­ção de caixas exclusivos para os idosos em to­dos os bancos. “Tenho 64 anos, mas nunca passo na frente, sempre espero na fila, pois as pessoas que estão na minha frente também têm pressa. Porém, tem idosos que não podem esperar. Por isso, deveria ter um caixa exclusivo para os ido­sos em todos os bancos, isso diminuiria as reclamações”, diz ele.

Jogos de Integração da 3ª idade serão neste sábado

Mais de 500 idosos de várias cida­des do Estado são esperados nos Jo­gos de Integração da 3ª Idade de Dois Irmãos, que acontecem neste sábado, 16, no Colégio Imaculada Con­ceição. Haverá distribuição gratuita de erva-mate e água quente para chimarrão.
.
PROGRAMAÇÃO
8h- Credenciamento
8h30- Abertura Oficial
9h30- Aquecimento
10h15- Câmbio
10h15- Basquete Reloginho
10h15- Caminhada Orientada
10h15- Jogos de mesa (loto, carta)
12h- Intervalo
13h30- Recreação e Alongamento
14h15- Basquete Reloginho
14h15- Caminhada Orientada
14h15- Jogos de mesa (loto, carta)
14h15- Bocha
17h- Encerramento

* Se chover de manhã, a cami­nha­da orientada das 10h15 será cancelada, assim como o câmbio par­ti­cipati­vo. Se chover na parte da tarde, a bo­cha das 14h15 também estará cancelada, e o câmbio participativo será trans­fe­rido para o Ginásio Santa Cecília.