Mas tem gente reclamando de empresas que abusam da Lei e contratam idosos para os serviços bancários
Ninguém gosta de enfrentar fila. Ainda mais quando, depois de uma longa espera, você está prestes a chegar na vez na fila do banco, e entram dois idosos que, por direito, têm preferência. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e portadores de deficiência têm direito a atendimento prioritário, por lei, nas agências bancárias de todo o Brasil.
Muitos clientes, no entanto, reclamam do abuso da Lei, alegando que empresas contratam idosos para fazer serviços de banco. E os gerentes das agências não negam. “A gente vê bastante isso. Até já soube de idoso que trabalha com despachante”, comenta Paulo Gilberto Möller, gerente do Banrisul. Na agência dois-irmonense, porém, há um caixa exclusivo para o atendimento de pessoas com mais de 60 anos. “Idoso gosta de ir no banco. Até outras contas, como luz e telefone, que poderiam ser pagas na lotérica, ele prefere quitar no banco. Mas mesmo em dia de intenso movimento, ele é bem acomodado aqui”, garante ele.
Roberto Fassbinder, gerente geral da Caixa Econômica Federal, explica que atualmente todas as agências dispõem de guichê eletrônico e de um sistema de senhas exclusivo para idosos, gestantes e deficientes. “O idoso vai tirar a senha prioritária e automaticamente o painel eletrônico anuncia essa senha antes das demais. Isso é padronizado no Brasil, até para se ter qualidade no atendimento”, comenta ele.
Há também quem defenda a instituição de horários determinados para o atendimentos de idosos. Apesar dos abuso, o gerente do Banco do Brasil, Carlos Alberto Perin, argumenta que é preciso cumprir a Lei. “Os idosos têm prioridade. É lei. Há o sistema normal e o preferencial. Algumas pessoas, no entanto, reclamam que o idoso poderia ir ao banco em outro horário, não ao meio-dia. Mas não podemos estipular um horário específico para o idoso. Temos que cumprir a lei”, argumenta Perin. O novo gerente da Cooperativa de Crédito Sicredi, Gerson Wendt, concorda: “É lei, o idoso tem direito de passar na frente”, diz.
Correio é alternativa no Bradesco
Os clientes do Bradesco também dispõem de sistema especial que dá prioridade a quem tem mais de 60 anos. Há, inclusive, um mural com informações do tempo máximo de espera em fila e um sistema eletrônico para retirada da senha, obedecendo a lei nacional.
Há dois anos, no entanto, o banco fez uma parceria com a Agência dos Correios, e de lá para cá passou a instruir os idosos a fazer seu serviço de banco no local. “É uma alternativa que descentralizou bastante. Hoje 90% dos clientes da terceira idade do Bradesco usam o correio para sacar aposentadoria, pagar suas contas ou outros serviços. Lá o horário é das 9h às 17h, o que também ajuda bastante. E há idosos que até já aprenderam a fazer saque nas máquinas. Sempre fica alguém para auxiliar, e não temos problemas com isso”, diz o gerente Nilson Piamolini (foto).
O QUE ELES PENSAM
“É preciso ter bom senso”
Para a presidente do grupo de idosos Encosta da Serra, Nelci Staudt, a terceira idade precisa ser um pouco mais paciente e procurar ir ao banco antes das 11h30 ou depois das 13h30. “Vou ser muito franca: Sou a favor da Lei para os idosos, é direito deles. Mas a terceira idade tem que pensar nas pessoas que trabalham. O idoso tem seu tempo mais ocioso, então não tem porque ir sacar o dinheiro no horário do meio-dia. Este horário precisa ser para as pessoas que trabalham e usam o meio-dia para fazer serviço de banco”, opina. “É necessário o bom sendo dos idosos”, completa ela.
“Pensar no trabalhador”
Joana Rinker, presidente do grupo Amizade, diz que já se reuniu com os idosos para discutir o assunto da retirada de dinheiro nos bancos. “É uma situação complicada. O idoso tem direito de ir aos bancos no horário que quiser, mas ele também tem o dever de pensar nos trabalhadores. A grande maioria do pessoal tem pouco tempo para fazer seus serviços de banco, e os idosos podem ir no horário que quiserem. Sem contar que eles também podem usar o caixa automático, pois todos os bancos têm atendentes para auxiliar”, diz a presidente. “Se os idosos querem o respeito da comunidade, eles também precisam respeitar”, completa ela.
“Caixa exclusivo para idosos”
Romeo Fuchs, presidente do grupo Paz, acredita que a solução para este problema seria a criação de caixas exclusivos para os idosos em todos os bancos. “Tenho 64 anos, mas nunca passo na frente, sempre espero na fila, pois as pessoas que estão na minha frente também têm pressa. Porém, tem idosos que não podem esperar. Por isso, deveria ter um caixa exclusivo para os idosos em todos os bancos, isso diminuiria as reclamações”, diz ele.
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