terça-feira, 17 de novembro de 2009

Empresas de ônibus alteram trajeto e horários por causa de cratera na BR em Picada Café


Com as fortes chuvas que atingiram o Estado entre sexta-feira e sábado, o asfalto no km 202 da BR 116 cedeu, abrindo uma cratera de 10 metros. O trecho da rodovia foi interrompido e terá que ser reconstruído. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) esteve no local no sábado e estima uma previsão de 60 dias para a conclusão da obra.
Com a continuidade da chuva, mais um pedaço de terra cedeu no domingo e as rachaduras em volta da cratera aumentaram. A interrupção do trecho já causa transtornos para motoristas e usuários de transporte coletivo em Dois Irmãos. Com a BR 116 interrompida nos próximos dois meses, o caminho para chegar a cidades como Picada Café, Nova Petrópolis e Gramado terá de ser feito por Ivoti e Presidente Lucena.
Na Empresa Wendling, os dez horários diários até a Serra serão reduzidos pela metade. Leandro Wendling e Marco Aurélio Alles dizem que esta foi a melhor solução para evitar prejuízos e tentar abranger ao máximo os usuários do trajeto. “Não temos condições de continuar com os mesmos horários, pois precisamos subir com ônibus e funcionários até o Morro Bock, divisa com Picada Café e Morro Reuter, e retornar para Dois Irmãos para seguir caminho por Ivoti e Presidente Lucena. São poucos os usuários e a melhor solução foi reduzir os horários”, explica Leandro Wendling.
Dos dez horários diários, a empresa selecionou os cinco que considera mais importantes para a população. “A preferência foi manter os horários usados por trabalhadores na parte da manhã e à tarde, quando retornam do serviço”, comenta Marco Aurélio, que esteve no local interrompido. “A situação está complicada. Dois meses é muito tempo, mas vamos tentar atender a comunidade da melhor maneira possível. As pessoas também precisam se adequar, pois não tem como mandarmos um ônibus até lá em cima para os horários que tinham de um a três usuários ou as vezes nenhum”.
Os horários do Wendling até Morro Bock são: 6h30 (subida e descida), 7h30 (sobe) e 10h30 (desce). Depois, às 16h15 sobe e às 17h10 volta a Dois Irmãos.

EJA também terá novo percurso
Dois Irmãos tem uma turma de 60 alunos que frequentam o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Picada Café. O transporte é feito pela empresa Dois Irmãos Tur e a partir de hoje também sofrerá mudança de trajeto. “Vamos pegar todos os estudantes e, ao invés de subir por Morro Reuter, teremos que seguir por Presidente Lucena. Hoje à tarde os três motoristas passariam por este novo trajeto para verificar a distância exata e como estão as rodovias”, explica Jaqueline Backes, acrescentando que hoje os alunos devem chegar um pouco atrasados na aula. “Hoje ficaria complicado de falar com todos, portanto a saída será no mesmo horário. À noite conversaremos com os alunos e a partir de amanhã a saída deve acontecer um pouco mais cedo”, completa ela.

Sede campestre da Atiradores deverá reabrir em um mês

Depois de quase cinco anos desativada, a sede campestre da Sociedade Atiradores deverá reabrir os portões no próximo dia 19 de dezembro. Inicialmente, funcionará o campo de futebol, a área para camping com churrasqueiras e um bar.
A diretoria da Sociedade Atiradores fez um contrato terceirizado para reativar sua sede, que foi assumida na semana passada por Pedro Lair Schorr, popular Jacaré. O presidente da Atiradores, Elton Mielke, diz que as opções foram várias para saber qual seria o destino da Sede Campestre. “Pensamos até em vender, mas esta não seria a melhor decisão. A Atiradores é uma sociedade antiga, com 112 anos, e faz parte da história da cidade. Tínhamos que arrumar outra solução para preservar o que os antigos sócios fizeram por ela. Formei uma comissão ao lado de Renato Dexheimer e o primeiro passo foi conseguirmos renegociar as dívidas, que hoje estão sendo pagas todas em dia”, destaca Elton, lembrando que na época em que assumiu a presidência restavam apenas 40 sócios. “Hoje já temos 200 com a mensalidade em dia”.
O trabalho de recuperação da sede campestre já começa esta semana. A imagem é de abandono. “As condições no local estão péssimas. De início vamos ter o campo de futebol, espaço de camping com churrasqueiras, banheiro e um bar. Já estamos trabalhando e, se tudo der certo, em dezembro reabriremos. Mas temos muito trabalho pela frente”, comenta Jacaré, lembrando que o espaço poderá ser usado por todos. “E nos dias em que será cobrado ingresso, os sócios com mensalidade em dia não precisarão pagar. É uma vantagem para eles”, lembra.
Em relação às piscinas, Jacaré diz que este é um segundo passo para o futuro. “Depois da reabertura, a segunda meta são as piscinas. Precisamos ver a área e saber o que podemos fazer. A intenção é reabri-las”, completa ele.

Dois-irmonense é destaque na Seleção Brasileira de Basquete


A dois-irmonense Martha Bergmann, de 17 anos, sempre adorou esportes e é atleta desde pequena. Sua paixão começou quando ainda era aluna do Colégio Imaculada Conceição. Mas de todos os esportes, ela se identificou mesmo com o basquete e hoje é destaque na seleção brasileira sub-17. Também pudera, Martha tem perfil de jogadora de basquete mede 1,84m e pesa 69kg.
A jovem está no 2º semestre do curso de Nutrição, na Feevale, e joga basquete desde os 9 anos. “Comecei no Imaculada. Lá eu jogava de tudo. Era goleira menos vazada, me destacava no salto em distância... Tenho 65 medalhas! Mas o basquete sempre foi a minha paixão”, diz. Há quatro anos, ela começou a estudar na Fundação Evangélica de Novo Hamburgo e a jogar basquete na Sociedade Ginástica. Em 2006 disputou o primeiro campeonato estadual. Um ano depois, foi para o Sinodal, em São Leopoldo, onde treina até hoje. “Passei a morar lá para estudar e treinar. Em 2007 fui chamada para a Seleção Gaúcha”, conta. Na época, Martha foi chamada para jogar numa categoria três anos acima da sua idade. Em 2008, foi chamada novamente. “A gente disputava com todos os Estados do país, e nas três vezes ficamos em 4º lugar”, comenta.
No início deste ano, em fevereiro, Martha foi chamada para a Seleção Brasileira. “Meu treinador (Leonardo Peçanha, que também é auxiliar na seleção) ligou um dia depois do meu aniversário para me dar a notícia, fiquei muito feliz”, conta a jovem, que voltou a morar em Dois Irmãos. E desta vez ela estava ganhando uma vaga para jogar na sua categoria (nascidas em 1992). “Os treinos em São Paulo foram em março, junho e setembro. São sempre 20 dias que a gente fica por lá. Fiz vários amistosos, mas foram escolhidas 14 meninas que viajaram para o Chile para competir, e aí eu não fui junto”, diz ela.

Rotina de profissional
Martha já tem rotina de profissional. Faz academia quatro vezes por semana e treina todos os dias de duas a três horas. Uma vez por semana vai para a faculdade e ainda faz inglês. A mãe, Inês Lemmertz, já está acostumada com a intensa rotina da filha e dá todo o apoio. “Não posso impedir o sonho de ninguém. Tenho que acompanhar e torcer para que ela tenha sucesso. Às vezes ela liga e diz ‘mãe reza que hoje vai ter tal competição’. Já estou acostumada. Sei que ela tem que seguir o sonho dela”, diz a mãe.
Mas e onde entra o curso de Nutrição?
Martha diz que sempre foi apaixonada por arquitetura, mas desde pequena também sempre cuidou muito da própria alimentação e brigava em casa quando a família tomava muito refrigerante. “Agora também tenho que cuidar muito da alimentação. Em São Paulo, por exemplo, a nutricionista acompanha 24 horas por dia. Não podia comer fritura antes do treino, feijão também não pode no almoço antes do treino, nem carne vermelha. Então meu curso ajuda bastante”, conta a atleta, lembrando que “chocolate não pode nem lembrar”. “Na primeira vez que viajei para os treinos, na volta ao aeroporto, comprei chocolate para 18 reais e me fartei”, diz ela, entre risos.

No programa Patrola
Do Rio Grande do Sul, duas jovens foram chamadas para integrar a Seleção Brasileira sub-17 este ano. Além de Martha, Luciana Eltz, de Porto Alegre, também está na equipe. As duas apareceram no programa Patrola da RBS TV, no último sábado. “A gravação foi em junho. Até achei que não iam mais colocar no ar”, diz Martha, que até fez uma cesta do meio da quadra. Detalhe: de costas. “Às vezes a gente brinca nos treinos de arremessar de mais longe e a gente até acerta. Eu quase não estava acreditando que acertei. Todos já tinham tentado”, comenta ela.
Agora Martha se prepara para jogar o campeonato estadual em dezembro e acalenta um grande sonho: “Quem sabe jogar na seleção adulta, no Rio em 2016”, projeta. E ela tem tudo para chegar lá!

Papas da Língua é atração dia 13


O material de divulgação do XIV Natal dos Anjos começou a circular pela cidade no fim de semana. Entre as principais atrações, destaque para o show da banda Papas da Língua, dia 13 de dezembro, no Parque Municipal Romeo Wolf.
A programação oficial contará com 16 dias de apresentações culturais e artísticas, sempre em sextas, sábados e domingos. A única exceção é a Caminhada das Luzes, que ocorre numa quarta-feira. O palco principal será no Largo Felippe Seger Sobrinho, mas parte da programação também está prevista para acontecer na Praça do Imigrante, no Parque Romeo Wolf, na Antiga Igreja Matriz e no ginásio do Colégio Imaculada Conceição.
A abertura do Natal dos Anjos é sexta-feira, às 20h30, junto à árvore de 35 metros de altura no Largo Felippe Seger Sobrinho. Depois, às 21h30, tem a apresentação da Orquestra de Violas Caipiras.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Dia 20/11 (sexta-feira)

- Largo Felippe Seger Sobrinho
20h30- Abertura do XIV Natal dos Anjos
21h30- Orquestra de Violas Caipiras
Dia 28/11 (sábado)
- Largo Felippe Seger Sobrinho
21h30- Show com Delcio Tavares e Banda
Dia 04/12 (sexta-feira)
20h30- Caminhada Noturna Natal dos Anjos. Serão 10km
até Morro Reuter com saída junto à Árvore de Natal
Dia 05/12 (sábado)
17h- XIII Rústica Festiva Natal dos Anjos. A principal terá
8km, com largada às 18h no Largo Felippe Seger Sobrinho.
Dia 13/12 (domingo)
- Parque Municipal Romeo Wolf
16h- Show da banda Papas da Língua
- Antiga Igreja Matriz
20h- Recital de Fabiane Inês Giordani e Ivo Roberto Vicenzi
20h30- Camerata ASCARTE (Quarteto de Cordas)
Dia 18/12 (sexta-feira)
- Largo Felippe Seger Sobrinho
21h30- Orquestra de Teutônia
Dia 19/12 (sábado)
- Largo Felippe Seger Sobrinho
20h30- Show de Natal com Mauro Harff
21h30- Geraldo Flach, Vitor Hugo e Fernando do Ó
Dia 20/12 (domingo)
- Largo Felippe Seger Sobrinho
20h- Auto de Natal com o Grupo Cultura Unida