terça-feira, 17 de novembro de 2009

Empresas de ônibus alteram trajeto e horários por causa de cratera na BR em Picada Café

Com as fortes chuvas que atingiram o Estado entre sexta-feira e sábado, o asfalto no km 202 da BR 116 cedeu, abrindo uma cratera de 10 metros. O trecho da rodovia foi interrompido e terá que ser reconstruído. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) esteve no local no sábado e estima uma previsão de 60 dias para a conclusão da obra.
Com a continuidade da chuva, mais um pedaço de terra cedeu no domingo e as rachaduras em volta da cratera aumentaram. A interrupção do trecho já causa transtornos para motoristas e usuários de transporte coletivo em Dois Irmãos. Com a BR 116 interrompida nos próximos dois meses, o caminho para chegar a cidades como Picada Café, Nova Petrópolis e Gramado terá de ser feito por Ivoti e Presidente Lucena.
Na Empresa Wendling, os dez horários diários até a Serra serão reduzidos pela metade. Leandro Wendling e Marco Aurélio Alles dizem que esta foi a melhor solução para evitar prejuízos e tentar abranger ao máximo os usuários do trajeto. “Não temos condições de continuar com os mesmos horários, pois precisamos subir com ônibus e funcionários até o Morro Bock, divisa com Picada Café e Morro Reuter, e retornar para Dois Irmãos para seguir caminho por Ivoti e Presidente Lucena. São poucos os usuários e a melhor solução foi reduzir os horários”, explica Leandro Wendling.
Dos dez horários diários, a empresa selecionou os cinco que considera mais importantes para a população. “A preferência foi manter os horários usados por trabalhadores na parte da manhã e à tarde, quando retornam do serviço”, comenta Marco Aurélio, que esteve no local interrompido. “A situação está complicada. Dois meses é muito tempo, mas vamos tentar atender a comunidade da melhor maneira possível. As pessoas também precisam se adequar, pois não tem como mandarmos um ônibus até lá em cima para os horários que tinham de um a três usuários ou as vezes nenhum”.
Os horários do Wendling até Morro Bock são: 6h30 (subida e descida), 7h30 (sobe) e 10h30 (desce). Depois, às 16h15 sobe e às 17h10 volta a Dois Irmãos.

EJA também terá novo percurso
Dois Irmãos tem uma turma de 60 alunos que frequentam o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Picada Café. O transporte é feito pela empresa Dois Irmãos Tur e a partir de hoje também sofrerá mudança de trajeto. “Vamos pegar todos os estudantes e, ao invés de subir por Morro Reuter, teremos que seguir por Presidente Lucena. Hoje à tarde os três motoristas passariam por este novo trajeto para verificar a distância exata e como estão as rodovias”, explica Jaqueline Backes, acrescentando que hoje os alunos devem chegar um pouco atrasados na aula. “Hoje ficaria complicado de falar com todos, portanto a saída será no mesmo horário. À noite conversaremos com os alunos e a partir de amanhã a saída deve acontecer um pouco mais cedo”, completa ela.