quinta-feira, 30 de julho de 2009

Encontro de Mestres

Mais de 30 ex-professores das décadas de 60, 70 e 80 se reuniram nesta quarta no Restaurante Klaus Haus



Há sete anos um grupo de professores aposentados de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval, que lecionaram nas décadas de 60, 70 e 80, se reúnem para relembrar o período que estavam em sala de aula. Em 2009, o encontro foi realizado nesta quarta-feira, reunindo mais de 30 professores aposentados no Restaurante Klaus Haus, em Morro Reuter.
Além de um almoço especial, eles se divertiram com muita música, prestigiaram a apresentação da Banda Marcial de Morro Reuter, relembraram momentos da época em que lecionavam e passearam pelo município. A cada ano o encontro de professores aposentados acontece em um dos três municípios. Em 2010, o evento será realizado em Santa Maria do Herval.
De acordo com as ex-professoras Vera Schneider e Alíria Eich, que organizaram a edição deste ano, o encontro de ex-professores ocorre anualmente, sempre na última quarta-feira de julho. “É um momento de muita amizade e confraternização, como sempre foi o nosso trabalho. Na época, Morro Reuter e Santa Maria do Herval pertenciam a Dois Irmãos. Sempre tivemos um ambiente muito bom de trabalho”, diz Vera.
Os bons tempos em sala de aula, aliás, foram relembrados pelos mestres “O professor era um líder da comunidade, todos respeitavam e admiravam. Até mesmo enterro das crianças o professor chegava a fazer em alguns casos”, recorda Vera.

Boas recordações
Noêmia Dieter, 69 anos, lecionou de 1962 a 1996. Ela conta que o professor chegava a lecionar para cinco séries diferentes na mesma sala. “Era um único professor para várias turmas. Era uma época muito diferente, tudo ao contrário de hoje. Agora, o professor precisa conquistar o aluno. Naquela época não. Eles nos respeitavam e queriam se aproximar da gente. O professor era um mestre. E ainda tinha que fazer tudo sozinho. Além de lecionar, fazia a merenda, limpava a escola, era diretor”, recorda dona Noêmia, que lecionou em Morro dos Bugres Baixo, Santa Maria do Herval.
Há 28 anos Madalena Koch Gallas, 52, leciona na escola municipal Carlos Rausch, do Vale Direito. Neste período, sempre esteve em sala de aula e ajudou a criar a Associação dos Professores na década de 80. “É muito bom poder recordar os velhos tempos. É uma forma de trocar experiências e matar a saudade”, diz Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário